30/12/2011

Estrela de Massa Filo com Ovos Moles


Com esta doce estrela termino as publicações de 2011 e assim desejo que seja o ano 2012, doce como estes delicados pasteis!
Desejo que o próximo ano nos permita evoluir no sentido da humanização, fraternidade e paz, fazendo com que consigamos contribuir com pequenos gestos para um bem maior!

Desejo saúde para todos os que me são queridos, nos quais vos incluo, queridos leitores do "Hoje para jantar"!
Desejo paz, amizade, amor, compreensão, sorte, e muita, muita FELICIDADE!

Entrem bem no novo ano na companhia de quem mais gostam, senão pessoalmente, no coração!

Ingredientes para os pasteis:

Ovos Moles:
140ml de água
250g de açúcar
8 gemas

amêndoa pelada
1 embalagem de massa filo
açúcar em pó

Prepare uma calda com o açúcar e a água, levando-os ao lume brando durante 15 minutos. Deixe arrefecer um pouco.
Mexa as gemas com um garfo e deite-lhe por cima a calda em fio.
Mexa bem e leve novamente ao lume brando durante 5 minutos.

Entretanto pique a amêndoa no robot de cozinha e junte aos ovos moles.

Estenda a massa em cima da bancada e corte retângulos com um cortador. Recheie cada um com uma colher de sobremesa de doce de ovos. Enrole como um cone e pincele com manteiga para dourar um pouco.
Coloque num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e leve a cozer durante 7-10 minutos a 200ºC.
Retire e polvilhe com açúcar em pó.

Um brinde a 2012 !
Sejam Felizes!!

29/12/2011

Strogonoff

O ano está quase a terminar e para mim esta semana é de balanço... É tempo de fazer uma pequena introspeção e desfolhar o ano para lembrar o que foi feito e o que ficou por fazer, projetar novas metas e desafios, fazer uma "wish list" para o ano que aí vem e principalmente confirmar que disse a "Gosto de ti" a todos aqueles que habitam o meu coração. Tenho esperança que toda a "crise" que tanto nos anunciam como um bicho papão nos faça mudar a mentalidade de maneira a nos tornar menos "Eu" e mais "Nós"!
Assim, esta semana continua com pratos simples mas saborosos como este strogonoff de frango caseiro!

Ingredientes:
500g de peito de frango (congelo sempre esta parte do frango porque cá em casa ninguém gosta!)
200g de cogumelos
50g de vinho do Porto
1 cebola
1 dente de alho
50ml de azeite
200ml de leite
1 iogurte natural
1 c. sobremesa de mostarda
sal e pimenta q.b.

Preparação tradicional:
Num tacho deite o azeite e junte a cebola e o alho picados. Deixe refogar em lume brando até a cebola ficar transparente.
Corte os peitos de frango em tirinhas e passe-as por farinha. Acrescente o frango e os cogumelos ao refogado e deixe saltear uns minutos mexendo de vez em quando.
Acrescente o vinho do Porto e o sal e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos. Adicione o leite, o iogurte e a mostarda. Rectifique os temperos e deixe apurar durante mais alguns minutos.

Preparação na Bimby:
Deite o azeite no copo e programe 3 Min/ Temp. Varoma/ Vel.2.
Deite a cebola e o alho e pique 6 Seg/Vel. 5 e depois 5 Min/ Vel. 1.
Deite as tiras de frango, passadas em farinha, e os cogumelos e salteie no refogado durante 3 Min/Temp.100ºC/Vel. Colher Inversa.
Quando terminar o tempo, acrescente o vinho do Porto, o sal e cozinhe 8Min/Temp100ºC/Vel. Colher Inversa.
Adicione o leite, o iogurte e a mostarda. Retifique os temperos e deixe apurar 5Min./Temp. Varoma/ Vel. Colher Inversa.

Bom Apetite!

28/12/2011

Crepes de Medronho com Molho Vermelho

O frio chegou e parece não queres ir embora por isso nada melhor que beber um chá bem quentinho para aquecer. E porque não acompanhar com um crepe feito na hora regado com um delicioso molho de frutos silvestres?


Ingredientes:
Para o molho:
1 chávena de frutos silvestres (podem ser congelados)
2 colheres de sopa de açúcar

Para os crepes:
250 g de farinha
500 ml de leite
2 ovos
1 c. sopa de azeite
1 pitada de sal
2 c. sopa de compota de medronho
( Receita do livro base da Bimby)

Preparação:
Prepare o molho levando ao lume a fruta com o açúcar. Deixe ferver durante 5 minutos, em lume brando e mexendo de vez em quando para não agarrar.

Prepare os crepes misturando todos os ingredientes até obter uma massa homogénea.
Numa frigideira anti-aderente, deite uma concha de massa e deixe cozinhar até começar a fazer bolhas na superfície. Vire do outro lado e deixe cozinhar.

Regue o crepe com o molho e sirva decorado com hortelã.

Bom Apetite!

27/12/2011

Bolo de Claras com Arroz Tufado de Chocolate

Habitualmente nestes dias de festa, os doces com maior quantidade de gemas do que claras faz com que sobre uma enorme quantidade destas. Uma vez que nesta cozinha "não desperdiçar" é o lema, algumas são congeladas em tupperwares devidamente identificados com a quantidade e data, outras transformam-se em doces farófias ou ainda, neste fantástico bolo, que seria com pepitas de chocolate se estas não tivessem emigrado da nossa despensa. A receita, devo agradecer à Luisa, que como sempre, não falha!
Em substituição das ditas pepitas, avistei uma embalagem de arroz tufado de chocolate que desempenharam muito bem o seu papel e deram um toque surpreendentemente agradável ao bolo! Ideal para acompanhar um chá numa bela tarde "de cavaqueira"!

Ingredientes:
6 claras + 1 pitada de sal

180g de açúcar
100g de manteiga
350g de farinha de trigo com fermento
2 dl de leite
1 c.sopa de oleo
1 c. chá de essência de baunilha
arroz tufado de chocolate a gosto

Preparação tradicional:
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Reserve.
Numa taça, misture a manteiga com o açúcar até obter um creme homogéneo. Adicione a farinha e continue a bater. Junte o leite, a baunilha e o óleo. Bata até a massa fazer bolhas.
Acrescente as claras e envolva cuidadosamente. Por fim junte o arroz tufado a gosto e envolva. Deite a massa para uma forma com buraco untada com manteiga e farinha. Leve ao forno pré aquecido a 190ºC durante 30 minutos ou teste com o palito e retire quando este sair seco.

Preparação na Bimby:
Coloque as claras e a pitada de sal no copo. Programe 3 Min/ Vel 3,5. Reserve.

Sem lavar o copo, deite a manteiga, o açúcar e programe 1 Min/ Vel. 4.
Acrescente a farinha e programe 1 Min/ Vel. 2.
Adicione o leite pelo bucal e programe 15 Seg/ Vel 4.
Junte a baunilha e o óleo 15 Seg/ Vel. 4.
Envolva as claras com a espátula e finalmente o arroz tufado.
Deite a massa para uma forma com buraco untada com manteiga e farinha. Leve ao forno pré aquecido a 190ºC durante 30 minutos ou teste com o palito e retire quando este sair seco.

Bom Apetite!

26/12/2011

Biscoitos de Alfarroba



No dia 25 de manhã, ao ver estes bonitos biscoitos, um maroto "ladrão" aprontava-se para os levar... Sorte que um Polícia andava a fazer a ronda e com a ajuda do seu cão impediu-o de estragar o pequeno almoço do tio A.
Pois é, estas personagens fazem parte da prenda que o Pai Natal trouxe ao A. e que fizeram as suas delícias dando largas à sua imaginação!

Ingredientes:
1 1/2 chávena de chá de farinha de trigo com fermento
1/2 chávena de farinha de alfarroba
2/3 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de azeite
1 ovo
1/2 c. chá de sal fino
1 c. essência de baunilha ou 1 pacote de açúcar baunilhado
3 c. sopa de leite
1 c. chá canela em pó
raspa e sumo de 1 limão
amêndoa para decorar

Preparação tradicional:
Numa taça misture todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Molde pequenas bolas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Coloque uma amêndoa em cima de cada uma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15- 20 minutos.
Retire e deixe arrefecer numa grelha.

Preparação na Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo e programe 1Min./Vel5. Molde pequenas bolas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Coloque uma amêndoa em cima de cada uma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15- 20 minutos.
Retire e deixe arrefecer numa grelha.

Bom Apetite!

Boas Festas!

E assim se passou o Natal! Entre a correria de acabar as ofertas a tempo e a escolha das iguarias para confeccionar para a Ceia.
Passou tão rapidamente que não deu para saborear como queríamos... Mas deu para matar saudades daqueles de quem tanto gostamos e com quem não podemos estar tantas vezes!
Houve a lareira a aconchegar o ambiente, velas, decorações com azevinho, rabanadas, filhoses, sonhos, bolo rei, bombons, bacalhau com couve, cabrito e arroz de polvo, cheiro a Natal!
Houve visitas aos amigos (quase todos) e família para desejar um Feliz Natal.
Houve cânticos de Natal com o Maestrinho A. que conseguiu pôr a família toda a cantar! ... e houve um susto enorme com direito a ida à urgência... depois da primeira garfada da Consoada, uma espinha na garganta do pequeno A.... Corajoso, manteve-se calmo e colaborou como gente grande deixando retirar a espinha sem derramar uma lágrima... Obrigada a quem não pode estar no conforto do seu lar e está lá para estas situações! Este foi certamente um Natal diferente...
Espero que tenha sido um Natal cheio de Amor, Paz, Amizade e Saúde, que estes sim são os mais importantes! As prendas, ficam reservadas para os pequenitos, não esquecendo no entanto de mimar aqueles que mais gostamos com alguma iguaria preparada com muito amor!

Boas Festas e sejam felizes!!!

23/12/2011

Feliz Natal!

Imagem retirada daqui.

Desejo a todos um Feliz Natal e que seja uma época de encontros, união, amor, carinho, sorrisos, abraços, risos e muita, muita Felicidade!

Feliz Natal!!

21/12/2011

Cabazes de Natal

A poucos dias do Natal, deixo-vos algumas sugestões de como apresentar as vossas ofertas caseiras de compotas, marmelada, azeite, sal e bolachas.

Feliz Natal!

Azeite Aromatizado - Cabazes de Natal #13

Este azeite aromatizado deve ser feito com 15 dias de antecedência e guardado em local escuro até estar pronto a consumir. Se eventualmente quiser oferecer, pode fazer tendo o cuidado de referir a partir de quando está pronto a ser consumido.

Ingredientes:
azeite
ervas secas a gosto (alecrim e orégãos)
alho
pimentas

Preparação:
Esterilize as garrafas.
Coloque os alhos descascados e as ervas e encha com azeite. Tape as garrafas e reserve.
Quando quiser oferecer pode enfeitar a garrafa a gosto.
Estas garrafas eram de água Frize. A tampa foi tapada com papel autocolante onde foi carimbada uma estrela.

Bolachas de Manteiga Estrela de Natal - Cabazes de Natal #12

Estas bolachinhas seguiram por correio e já chegaram ao seu destino! É uma forma simpática e mais doce de desejar um Feliz Natal!

Ingredientes (para 2 tabuleiros):
500g de farinha para bolos sem fermento
180g de manteiga
200g de açúcar
2 ovos
1 c. de chá de essência de baunilha
1/2 c. chá de fermento
pepitas coloridas

Preparação modo tradicional:
Misture todos os ingredientes até obter uma massa que não se agarre às mãos.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo. Se estiver a agarrar coloque um saco plástico por cima e estenda.
Corte a massa com cortadores e enfeite com as pepitas coloridas.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Não as deixe ficar douradas porque quando arrefecem ficam mais duras.
Deixe-as arrefecer sobre a grelha.

Preparação na Bimby:
Deite todos os ingredientes no copo e programe 1,5 Min/ Vel 5 e depois 3 Min/ Vel Espiga.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo. Se estiver a agarrar coloque um saco plástico por cima e estenda.
Corte a massa com cortadores e enfeite com as pepitas coloridas.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Não as deixe ficar douradas porque quando arrefecem ficam mais duras.
Deixe-as arrefecer sobre a grelha.

Sal Aromatizado para Peixe - Cabazes de Natal #11

Ingredientes para 6 frascos:
6 medidas de sal (chávena de chá)
1 embalagem de mistura para temperar peixe

Numa taça misture bem os ingredientes e guarde-os num frasco fechado.
Utilize para aromatizar os seus grelhados ou assados de peixe. Pode fazer um molho misturando uma colher desta mistura e 2 colheres de azeite para pincelar o peixe.

Para oferecer pode colocar em frascos reutilizados devidamente esterilizados e fechados. Decore a gosto com motivos natalícios!

20/12/2011

Folhado de Míscaros

Afinal sempre apareceram os míscaros!!
Adoro míscaros mas este ano ainda não tinha comido... Num dos fins-de-semana que fomos ao campo, bem que andei a passear pelo pinhal mas a única coisa com que consegui encher o saco foi com medronhos, míscaros, nem vê-los... Felizmente houve alguém que ofereceu um saquinho deles aos meus pais, e partilhámo-los numa bela refeição de arroz de míscaros. Acabou por sobrar um bocadinho que guardei e e com os quais fiz este folhado. Acho que valeu a pena esperar porque o arroz de míscaros é de comer e chorar por mais e o folhado... hum... sem comentários!
Nota: se não conhecer bem os cogumelos selvagens, míscaros ou outros, é melhor não se aventurar a colher.

Ingredientes para 2:
1/2 embalagem de massa folhada fresca
míscaros limpos
2 fatias de fiambre de perú
1 bola de queijo mozzarella fresco
1 tomate maduro
1/2 cebola
1 dente de alho
50 ml de vinho branco
1 gema de ovo + 1 colher de água (para pincelar)

Preparação:
Prepare um refogado para os míscaros. Pique a cebola e o alho e deixe alourar com um fio de azeite. Junte os míscaros e deixe refogar em lume brando. Acrescente o tomate e tape mantendo o lume brando. Tempere com uma pitada de sal. Refresque com vinho e destape. Deixe apurar.
Entretanto ligue o forno a 200ºC.
Estenda a massa folhada e corte metade.
Faça um rectangulo com a massa e calcule o meio. Recheie metade, coloque o fiambre de perú, os míscaros e por cima a mozzarella.
Pegue na ponta oposta da massa e feche como se fosse uma pizza calzone. Com as pontas dos dedos pressione a beira da massa para que feche bem. Pincele com os ovo.
Leve ao forno 15-20 minutos até a massa ficar dourada.

Bom Apetite!

19/12/2011

Couscous com Espargos e Surimi

A azafama continua com os últimos preparativos dos cabazes para oferecer. Nestes dias não tem havido muito tempo para cozinhar pratos elaborados mas... é preciso abrandar, parar e saborear uma refeição com tranquilidade para organizar tarefas e ideias senão tudo não passa de projectos...
Este foi mais um prato feito rapidamente para saborear calmamente!

Ingredientes para 4 pessoas:
1 copo de couscous
1 copo de água
2 colheres de sopa de óleo
1 noz de manteiga
espargos (a gosto)
1/2 pimento vermelho
ervilhas ( a gosto)
surimi
1 colher de sopa azeite
sal, orégãos e pimenta rosa q.b.

Preparação:
Corte os espargos e leve-os a saltear numa frigideira com uma colher de azeite. Acrescente as ervilhas e o surimi cortado em pedaços.
Deite os couscous num tacho e por cima a água a ferver com o óleo. Acrescente a manteiga e deixe repousar durante 4 minutos mexendo de vez em quando com um garfo para soltar os couscous.
Por fim, deite os legumes salteados e mexa para envolver nos couscous.
Corte o pimento em tirinhas e espalhe por cima.
Tempere com sal, pimenta rosa e orégãos.

Bom Apetite!

18/12/2011

Dica de Poupança - Fairy Espuma Activa * Fairy Ultra

Já experimentei vários detergentes para lavar loiça à mão mas sempre que mudo, acabo por vir dar à mesma marca.
Um dia, quando passava no corredor dos detergentes, vi esta embalagem de Espuma Activa que me chamou logo à atenção. Habitualmente a loiça é lavada na máquina mas há sempre necessidade de lavar alguma coisa há mão, por isso, ter um doseador com espuma era uma ideia muito interessante! A parte menos interessante é o preço - 2,79€ por uma embalagem de 375ml contra 2,46€ por 750ml do Fairy Ultra! Mesmo assim comprei... Quando terminou, experimentei encher com detergente normal... mas não saía espuma... então juntei água... e voilá, já temos espuma!!!

Agora sempre que acaba, coloco água até meio do frasco e depois encho com detergente! Assim, tenho espuma por muito mais tempo e a embalagem de Fairy Ultra, que já usava, dura muito mais!!

17/12/2011

Húngaros

Há dois dias precisei de fazer uma prenda de repente e a ideia de fazer uns biscoitos de manteiga é sempre boa. Utilizei apenas metade da massa (a necessária para fazer 20 biscoitos) e enrolei a massa que sobrou em película aderente no frigorífico. Hoje, com mais tempo, tirei a massa e deixei à temperatura ambiente durante 2 horas.

Depois, saíram estes Húngaros fantásticos!

Ingredientes:
500g da farinha de trigo sem fermento
180g de açúcar
180g de manteiga
2 ovos
1/2 c. chá fermento
1 c. café de aroma de baunilha

chocolate de culinária + chocolate de leite


Preparação Tradicional:
Bata a manteiga com o açúcar até obter uma massa homogénea. Junte os ovos, a baunilha e finalmente a farinha e fermento. Misture bem até a massa não colar às mãos.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo sobre um tapete e corte-a com os cortadores. Coloque a massa cuidadosamente num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido durante 10-15 minutos (sem deixar dourar!). Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Corte os dois chocolates em pedaços e leve ao microondas na potência máxima durante 1 minuto e 30 segundos. Retire e mexe vigorosamente para desfazer algum grumo que tenha ficado.
Pegue nos biscoitos, um por um, e passe-os pelo chocolate. Deixe solidificar sobre a grelha.

Preparação na Bimby:
Junte todos os ingredientes no copo e programe 1Min30/ Vel.5 e depois 3 Min/Vel Espiga.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo sobre um tapete e corte-a com os cortadores. Coloque a massa cuidadosamente num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido durante 10-15 minutos (sem deixar dourar!). Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Corte os dois chocolates em pedaços e leve ao microondas na potência máxima durante 1min30 seg.
Retire e mexa vigorosamente para desfazer algum grumo que tenha ficado.
Pegue nos biscoitos, um por um, e passe-os pelo chocolate. Deixe solidificar sobre a grelha.

Bom Apetite!

16/12/2011

Bolinhos de Corn-Flakes

Num fim-de-semana na casa de campo, deixo a correria da semana e levo apenas o indispensável comigo, do qual não fazem parte o computador com internet. Assim sendo, desfolho os livros e revistas de culinária que lá estão e por vezes faço descobertas fantásticas como estes bolinhos com Corn-Flakes. São deliciosos e combinam mesmo bem com a época natalícia em que estamos. Encontrei-os num livrinho pequenino "Receitas com História" de Mª Antónia Santos.

Ingredientes:
2 chávenas de farinha para bolos
1 c. chá de fermento
8 c. sopa de açúcar
1/2 chávena de manteiga amolecida
2 ovos
1 pitada de sal
1 chávena de frutas secas e/ou cristalizadas
Corn-Flakes

Preparação:
Amoleça a manteiga no microondas ou em banho maria. Reserve.
Numa taça misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento e mexa. Junte os ovos e a manteiga amolecida. Mexa bem até formar uma massa homogénea.
Acrescente as frutas e incorpore-as bem na massa.
Deite Corn-Flakes num prato e esmague-os grosseiramente com a mão.
Faça pequenas bolas e passe-as pelos Corn-Flakes.
Leve a cozer num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone em forno médio, 180ºC durante 10 minutos ou até ficarem douradinhos.

Bom Apetite!

14/12/2011

Pão Doce - Trança de Iogurte

Há dias em que me apetece tudo e não me apetece nada... apetece-me alguma coisa especial e então saem os livros da prateleira, as revistas são desfolhadas na esperança de encontrar o "é isto mesmo!". Quase sempre acabo no mesmo sitio... sentada à frente do portátil há espera do milagre! E ele acontece, normalmente naqueles sites e blogs de que me valho quando também tenho "uma branca". Neste caso foi no Pão, Bolos e Cia que encontrei esta fantástica receita, que me chamou logo à atenção por ser com iogurte natural e feita na MFP que andava meio esquecida! Aconselho vivamente a testarem e deixarem a vossa opinião (decerto muito positiva!).

Ingredientes:
2 iogurtes naturais
1 ovo
22g de fermento fresco
1/2 c. chá baunilha/ 1 pacote de açúcar baunilhado
1 c. chá flor de sal
80g açúcar
50g manteiga derretida
500g farinha T55

Para decorar:
1 gema de ovo+ 1 c.sopa de água
amêndoa palitada
açúcar granulado

Preparação:
Coloque todos os ingredientes na MFP e escolha o programa "Massas Levedas".
Quando terminar o tempo, polvilhe uma superfície com farinha e divida a massa em 3 partes iguais, forme 3 rolos e entrance. Coloque a trança no tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone (mais ecológico porque é reutilizável!) Não se esqueça de esconder as pontas para baixo.
Deixe descansar 45 minutos para a massa ficar mais arejada e fofa e depois pincele com a gema batida com água. Decore com amêndoa palitada e açúcar.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre a grelha.
Sirva ao lanche ou pequeno-almoço em boa companhia!

13/12/2011

TupperLunch - Tortilha de Bacalhau

Esta é uma solução rápida, prática e muito saborosa para aproveitar bacalhau e batata cozida!

Ingredientes para 2:
bacalhau cozido
batatas cozidas
1 cebola
2 ovos
1 raminho de salsa
azeite
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Preparação:
Deite um fio de azeite para a frigideira e junte a cebola picada. Deixe refogar lentamente até ficar transparente.
Corte as batatas às rodelas e lasque o bacalhau retirando-lhe as espinhas. Deite por cima da cebola.
Bata com um garfo, tempere com sal e deite por cima das batatas. Pique a salsa e espalhe por cima. Tempere com pimenta e noz moscada e deixe cozinhar lentamente. Vire a tortilha para um prato e deite novamente na frigideira para cozinhar do outro lado. Não deixe cozinhar demasiado para não ficar seca.
Coloque nos Tupperwares e deixe arrefecer antes de tapar. Acompanhe com salada ou legumes cozidos.

Bom Apetite!

Sal Aromatizado para Grelhados - Cabazes de Natal #11

Os dias passam e estamos mesmo em contagem decrescente para o Natal.
A sugestão de hoje vai fazer parte dos meus Cabazes Gourmet mas pode ser entregue apenas com um utensílio de cozinha, como por exemplo uma assadeira. Como o frasco não é muito grande, deve fazer-se um cartão, para juntar ao presente, com os ingredientes e porque não uma receita.

Ingredientes para 8 frasquinhos:
1 embalagem de preparado para grelhados Margão
mistura de pimentas q.b.
2 colheres de sobremesa de alho picado
2 colheres de sobremesa de pimentão doce
8 frascos de sal marinho
8 frascos de vidro (utilizei de iogurtes)

Preparação:
Coloque todos os ingredientes numa taça e misture bem. Encha os copos com a mistura e tape com pelicula aderente. Feche com fita-cola. Enfeite com uma fita e decore a gosto.
Faça a etiqueta e o cartão com ingredientes e receita.
Pode utilizar esta mistura para temperar carne para grelhar, almôndegas ou até mesmo hambúrgueres.
Certamente que os seus amigos ou familiares vão gostar deste miminho!

12/12/2011

Bolo Rainha "Fat Free" recheado com Chila


Quando vou para a cozinha gosto de estar calmamente a pensar no que estou a fazer mas nem sempre isso é possível, ou é a campainha que toca, alguma visita inesperada, ou o telefone, ou então o princepezinho que está constantemente a chamar para ir brincar com ele... Este meu rapaz não gosta de estar sozinho... Ás vezes acaba por se juntar a mim, tal como aconteceu com este bolo. Mas a brincadeira nem sempre corre bem e neste caso um dos ingredientes (manteiga) acabou por ficar esquecida no microondas... Quando tirei o bolo do forno achei que estava lindo, mas quando vi a manteiga no microondas, pensei... deve estar uma desgraça... Pois bem, não ficou seco e está bastante saboroso!
Desta vez utilizei a máquina de fazer pão (MFP) para levedar a massa e cozi no forno.
Esta quantidade de massa dá perfeitamente para fazer 3 bolos.

Ingredientes:
1 Kg de farinha Branca de Neve
60g de fermento de padeiro
6 ovos
200g de açúcar
200g de manteiga (que me esqueci!)
6,5dl de leite
1 cálice de vinho do Porto
frutas secas
farinha Branca de Neve para ajudar a moldar
1 frasco de doce de chila
1 gema para pincelar antes de cozer
geleia para pincelar depois de cozido

Desfaça o fermento num pouco de leite morno. Coloque todos os ingredientes na cuba da MFP e acrescente o leite com fermento. Programe a máquina para massas levedas. No final do tempo, mexa a massa e deixe levedar novamente. A massa vai ficar muito liquida mas depois vai-se acrescentando farinha até obter a consistência desejada (que dê para trabalhar).
Divida a massa em 3 porções e deite uma de cada vez na bancada enfarinhada.
Polvilhe os frutos secos com farinha e junte à massa. Vá sempre polvilhando a bancada com farinha à medida que vai trabalhando a massa.
Estenda a massa com as mão até formar um rectângulo e barre-o com doce de chila. Pegue numa das pontas mais estreitas e dobre . Pegue na oposta e dobre para cima desta. Transfira o bolo para um tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone.
Decore o bolo a gosto e pincele-o com a gema batida com uma colher de água.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos.
Retire e pincele com geleia ou calda dos sonhos.
Enfeite com açúcar em pó.

Cozi apenas um dos bolos. Os outros dois congelei sem pincelar com o ovo. No dia 23 é só retirar da arca, logo de manhã, deixar descongelar e cozer.

11/12/2011

Ementa Semanal # 9

Imagem retirada daqui.

Segunda-feira: Dourada Real no Forno com Tomates Recheados e Romã

Terça-feira: Nuggets de Peru no Forno com arroz de legumes

Quarta-feira: Massada de atum com ananás

Quinta-feira: Pescada à brás com legumes cozidos

Sexta-feira: Frango com cerveja preta e batatas

Sábado: Crepes Integrais de Chocolate com Molho de Frutos Silvestres
Empadão de Atum
Entremeada no Forno com Mel

Domingo: Pães de Leite
Lombinhos de porco em massa folhada com esparregado e arroz de forno
Pãezinhos com Chouriço
Sopa de abóbora e alface

Boa Semana!

Beijinhos de Côco - Cabazes de Natal #10

São lindos e se os oferecermos numa caixinha de cartão ficam ainda mais bonitos! Tenho a certeza que a destinatária vai gostar!
Fazem-se rapidamente e realmente parecem os beijinhos, quando recebemos um, queremos outro e outro e outro!

Ingredientes para 20:
1 lata de leite condensado
90 g de côco
2 gemas
1/2 c. sopa de manteiga
50 g de amêndoa sem pele
côco e pepitas coloridas para enfeitar
cravinho da índia

Preparação:
No robot de cozinha, pique a amendoa finamente e reserve.
Num tacho, deite o leite condensado, a manteiga e as gemas. Mexa até começar a ferver. Baixe a temperatura e vá mexendo sempre para não agarrar. Deixe cozinhar até começar a ficar "presa", isto é, quando começar a sentir dificuldade em mexer com a colher. Acrescente a amêndoa e o côco. Retire e deixe arrefecer até conseguir trabalhar a massa.
Faça pequenas bolas e passe umas no côco e outras nas pepitas coloridas. Coloque-os em forminhas de papel. Nos beijinhos de côco, espete um cravinho da índia para enfeitar.

Na bimby:
Pique as amendoas 10 Seg/ Vel6. Junte todos os ingredientes e programe 10 Min/Temp. Varoma/ Vel. 4.
Retire para uma taça até e conseguir trabalhar a massa.
Faça pequenas bolas e passe umas no côco e outras nas pepitas coloridas. Coloque-os em forminhas de papel. Nos beijinhos de côco, espete um cravinho da índia para enfeitar.

Bom Apetite!

08/12/2011

Crepes Integrais de Chocolate com Molho de Frutos Silvestres


O Natal está a chegar e o vermelho parece fazer parte da decoração e não só...
Estes crepes foram feitos com a receita do bolo da caneca simplesmente acrescentando mais leite. A quantidade de leite depende do efeito, para panquecas, é necessário menos para que a massa fique mais alta e fofa.

Ingredientes para os crepes:
1 ovo
2 c. sopa de chocolate em pó
3 c. sopa de óleo
4 c. sopa de leite
4 c. sopa de açúcar amarelo
4 c. sopa farinha integral
1 c. chá fermento
Leite q.b. (teste com um e se ficar espesso como panqueca, acrescente mais um pouco)

Ingredientes para o molho:
200g de frutos silvestres congelados
3 colheres de açúcar
sementes de romã

Preparação:
Misture os ingredientes por esta ordem numa taça: o ovo, o óleo, o açúcar, o leite (as 4 colheres), o chocolate, a farinha e o fermento.
Acrescente leite até obter a consistência desejada.
Deite uma concha de massa numa frigideira anti-aderente e deixe cozinhar até começar a fazer bolinhas. Vire o crepe e deixe cozinhar do outro lado. Se achar que a massa está muito espessa, acrescente um pouco de leite.

Prepare o molho: num tacho misture os frutos e o açúcar e deite duas ou três gotas de sumo de limão. Deixe ferver durante 5 minutos.
Deite por cima dos crepes e decore com sementes de romã!



Bom Apetite!

Mistura Seca para Panquecas - Cabazes de Natal # 9

Não conheço ninguém que não goste de panquecas ou crepes mas apesar de terem uma receita muito fácil, nem toda a gente sabe fazer.
Esta ideia não é original, é mais uma sugestão fantástica da Nigella e promete fazer muitos sorrisos nos lábios se a incluirmos nos nossos cabazes de Natal.
Quem é que não gosta de tomar aquele pequeno almoço descontraído com a família ou até mesmo surpreender os amigos num almoço ou jantar de última hora? Assim terá sempre pronta a mistura seca e na hora não será preciso andar com grandes ingredientes e medidas.

Ingredientes para a mistura:
600g de farinha de trigo
3 c. sopa de fermento em pó
2 c. sopa de bicarbonato de sódio
1 c. chá de sal
40g de açúcar baunilhado

Misture todos os ingredientes numa taça e coloque em frascos herméticos. Eu reutilizei frascos de grão e feijão.

Faça uma etiqueta ou um cartão com o modo de preparação das panquecas e junte ao frasco.

Ingredientes para 10 panquecas:
150g de "Mistura Seca para Panquecas"
1 ovo
250 ml de leite
1 c. sopa de manteiga derretida

Preparação:
Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogénea.
Aqueça uma frigideira anti-aderente e deite uma concha de massa. Assim que as panquecas começarem a fazer bolhas, vire-as ao contrário e deixe cozinhar mais um pouco.
Sirva ainda quentes com mel, Maple Syrup, compota, Nutella ou simplesmente açúcar e canela!
(Sempre que sobrarem panquecas guarde-as numa caixa hermética no frigorífico e depois é só aquecer uns segundos no microondas!)

Feliz Natal!

07/12/2011

Cotovelos de Tomatada e Mozzarella Fresca - Cozinha com Contenção e Imaginação

Nem sempre as refeições podem ser elaboradas e nestes tempos que se aproximam e prometem ser de alguma dificuldade, há que puxar pela imaginação e tentar desperdiçar o mínimo possível. Assim aconteceu com este prato que resultou do aproveitamento de massa da refeição anterior.
Além de muito saboroso, foi elaborado rapidamente!

Ingredientes:
massa cozida
1 tomate bem maduro ou polpa de tomate
1/2 cebola
1 colher de sopa de azeite
1 folha de louro
1 dente de alho
1 bola de mozzarella fresca
pimenta e orégãos q.b.

Numa frigideira, aqueça o azeite e acrescente a cebola e o alho picados bem fininhos. Deixe refogar lentamente. Pele o tomate em água a ferver e acrescente ao refogado esmagando-o com a mão. Junte a folha de louro.
Deixe refogar em lume brando até o tomate se desfazer totalmente. Tempere com uma pitada de sal e pimenta.
Junte a massa cozida e envolva bem no refogado.
Deite a massa num prato ou travessa que possa ir ao forno (ou microondas com grill) e deite a mozzarella fatiada por cima. Leve a gratinar até o queijo derreter. Sirva de imediato polvilhado com orégãos.

Bom Apetite!

06/12/2011

Bacalhau à Zé do Pipo do Chefe Silva

Hoje trago uma receita tradicional, preparada e confeccionada do mesmo modo. A fonte foi o livro "Bacalhau à Portuguesa" do Chefe Silva (este ainda é Chefe com "e" no fim!"). Confesso que gosto muito dos novos valores da cozinha portuguesa mas este senhor faz parte do meu imaginário de criança e tal como outros "contemporâneos" transportam-me uns quantos anitos lá atrás...

Ingredientes para 4:
4 postas de bacalhau do lombo demolhadas
leite q.b.
1 dl de azeite
2 dentes de alho
1 cebola às rodelas
1 chávena almoçadeira de maionese
1 gema de ovo

Puré:
1 kg de batata
40 g de manteiga
2 dl de leite (para cozer o bacalhau)
gemas de ovo (para pincelar)
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Coza levemente o bacalhau no leite. Retire-as do leite e com uma pinça retire-lhe as espinhas que conseguir sem desmanchar as postas.
Barre um tabuleiro com maionese e coloque as postas de bacalhau.
Prepare o puré, descasque, corte e leve a cozer as batatas em água temperada com sal. Em seguida, escorra-as e passe-as em puré. Ligue-as com a manteiga e com 2 dl do leite onde cozeu o bacalhau. Junte o leite aos poucos até obter a consistência desejada. Tempere com pimenta e noz moscada moídas no momento.
Coloque o puré num saco de pasteleiro e com a boquilha frisada larga faça uma bordadura de puré a toda a volta do tabuleiro.
Num tacho, deite o azeite, os alhos e as cebolas. Deixe refogar sem alourar e deite por cima do bacalhau. Misture a gema do ovo na maionese e cubra o bacalhau.
Pincele o puré com a gema de ovo.
Leve ao forno a 160ºC durante 15 minutos para alourar.

Bom Apetite!

Ementa Semanal #8

Ontem tentei colocar este post mas algum "bug" devia estar contra mim e nem os links das receitas apareciam...
Aqui fica a sugestão para esta semana:

Terça-feira: Douradinhos no forno com arroz de tomate

Quarta-feira: Arroz de Entrecosto no Forno

Quinta-feira- Feriado: Papas de Aveia com Sultanas
Bacalhau com Broa e Cebolinhas Assadas
Frango Frito à Americana

Sexta-feira: Salmão ao vapor em papelote

Sábado: Programe a máquina para fazer Pão Tipo Forma para o pequeno almoço
Grelhada Mista com batatinhas e Migas de Couve
Hamburguer caseiro com batatas chips

Domingo: Muffins de Medronho
Risoto de Alheira de Caça e Castanhas
Empadão de Atum

Se não é a primeira vez que está a ver uma ementa minha sabe que sou adepta da Marmita há imenso tempo e felizmente que a crise obriga a mudar mentalidades e atitudes, sendo esta uma delas. Levar a marmita para o trabalho é agora visto de outra maneira, e começa a ser adoptado por muitas pessoas. Se já faz parte deste grupo, não se esqueça de incluir fruta, sopa, uma garrafa de água e até umas bolachas caseiras para um pequeno lanche.

Boa Semana!

05/12/2011

Muffin de Tomate e Nozes

Um dia destes, vi uma fotografia de um bolo no Facebook da Tertúlia de Sabores e pensei imediatamente que assim que tivesse oportunidade, o faria. Eu gosto de testar e arriscar sabores diferentes e se faço e gosto de doce de tomate, porque não fazer um bolo?
E assim foi, mas em vez de bolo fiz muffins, que não correram pelo melhor porque cresceram muito e a massa caiu para fora fazendo com que eles baixassem imenso... e estavam tão bonitos...
A combinação com a noz fica muito boa e o resultado é um muffin com um sabor completamente distinto! Atrevam-se e vão gostar!

Ingredientes para 14 Muffins:
60g de manteiga amolecida
200g de acucar amarelo
1 ovo grande
210g de polpa de tomate
1 c. chá bicarbonato de sódio
150g de farinha
1 c. chá fermento
1 pitadinha de cravinho em pó
1 c. chá de canela
1/2 chávena de nozes (ou passas)

Pique o miolo de noz e reserve.
Bata o açucar com a menteiga até obter uma massa homogénea e fofa. Junte o ovo.
Noutro recipiente, coloque a polpa e junte-lhe o bicarbonato de sódio, mexa e aguarde cerca de um minuto. O tomate vai começar a borbulhar com a reacção do bicarbonato. Adicione-o ao preparado anterior e envolva bem. Peneire a farinha, acrescente o fermento, a canela e o cravinho. Finalmente junte a noz picada e envolva bem na massa.
Deite em formas de muffins e leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante cerva de 30 minutos.
(Não se esqueça de colocar massa só até 2/3 da forma para não acontecer o mesmo que me aconteceu...)

Bom Apetite!

03/12/2011

Bolachas de Natal - Cabazes de Natal #5

Quando vi esta receita no site Mundo de Receitas Bimby, fiquei logo com ela debaixo de olho e assim que tive oportunidade, confirmei que ficam fantásticas! Não posso negar que dão algum trabalho, principalmente a moldar, porque apesar de a massa ir ao frigorifico, com o próprio calor da cozinha começa a ficar dificil de trabalhar... mas o resultado compensa! Ainda por cima porque tive uma grande ajuda do A. na parte de descascar e triturar os rebuçados! Quando viu o tabuleiro cheio daquelas lindas bolachas ficou boquiaberto!


E que bem que ficam as bolachinhas já na árvore de Natal!

Ingredientes:
30 rebuçados , verdes e encarnados (duros, de sabor a fruta)
100 g manteiga
180 g açúcar
1 ovo , grande
1 c. chá essência de baunilha
280g farinha, tipo 65
½ c. chá fermento em pó , para bolos
1 c. chá sal

Preparação:
Coloque no copo os rebuçados, uma cor de cada vez e triture com 1-2 toques no Turbo. Reserve numa embalagem para não apanhar ar (senão começam a colar e fica um rebuçado gigante!).
Deite a manteiga e o açúcar no copo e programe 3 Min/Vel3.
Adicione o ovo, a essência de baunilha 1Min/Vel 3 1/2.
Incorpore o resto dos ingredientes 30Seg/Vel5. Coloque a massa dentro de um saco e deixe repousar no frigorífico 30 minutos.
Ligue o forno a 180ºC.
Estenda a massa entre dois sacos de plástico com a ajuda de um rolo.
Quando a massa estiver com 3 mm de espessura, corte com os cortadores de massa e faça um furo na parte superior com uma palhinha (para colocar a fita para pendurar).
Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal. No meio corte uma figura de Natal e encha com os rebuçados triturados.
Leve ao forno durante 10 minutos, até derreter o rebuçado mas evitando que este ferva.
Retire e deixe arrefecer completamente antes de colocar a fita para pendurar.
Decore a sua Árvore de Natal ou embrulhe com papel celofane e faça um laço para dar como um miminho à criançada!

Empadão de Atum

O balanço do feriado não é tão positivo como seria de esperar... Afinal, a lista de tarefas a realizar ficou a menos de meio. Ao invés, o dia foi passado a "pastelar", numa sessão de cinema infantil como já não fazia há muito tempo, no sofá, com o cobertor e a lareira a aconchegar.
A Árvore de Natal foi montada e ao final da noite lá chegaram as tão desejadas lâmpadas para a iluminar (misteriosamente as que existiam na caixa das decorações de Natal desapareceram...). A estrela foi colocada pelo A. que, nem em bicos de pés lá chegava mas resolveu facilmente o problema com uma cadeira!
Como nestes dias, em que quanto menos se faz, menos apetece fazer, as refeições têm que ser algo rápido e que não exija muito a minha presença pela cozinha. O resultado foi este empadão de atum, que estava muito saboroso e libertou-me para passar o dia com a família, montar a Árvore de Natal e uma pista de comboio à volta e ver um filme infantil (e acabar a chorar, sou mesmo lamechas!). Porque às vezes também é preciso acalmar e desfrutar das coisas mais simples

Ingredientes:
Puré:
1 Kg de batata
1 dente de alho
400g de leite
50g de manteiga
sal, pimenta e noz moscada

Recheio:
2 latas de atum
1/2 pacote de delicias do mar
1 cebola grande
1 cenoura
150 ml de polpa de tomate ou 4 tomates bem maduros
50 ml de azeite

Para enfeitar:
1 gema de ovo
1/2 chouriça corrente

Preparação:
Recheio:
Pique a cebola e refogue com o azeite. Quando a cebola estiver macia, acrescente a cenoura picada e a polpa de tomate. Deixe refogar e junte o atum escorrido e as delicias do mar cortadas. Quando estiver com o molho apurado, retire e reserve.

Bimby:
Deite a cebola e a cenoura no copo e pique 1Min/ Vel5. Acrescente o azeite e refogue 5 Min/ Vel2.
Acrescente a polpa de tomate e deixe refogar 5 Min/Vel2.
Junte o atum escorrido e as delicias do mar partidas 3 Min/ Vel2. Retire para uma taça para preparar o puré.

Puré:
Nesta etapa é que já não dispenso a Bimby...
Coloque a batata e o alho descascada no copo, acrescente o leite e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Deixe cozer 30Min/ Vel1/ Temp 90º. Junte a manteiga e triture 2Min/ Vel. 5/7 (para que fique bem macio!)

Coloque metade do puré num recipiente de ir ao forno (eu gosto da linha UltraPlus da Tupperware!), deite o recheio e tape com o restante puré. Bata uma gema de ovo e pincele a superfície do puré. Corte umas rodelas de chouriço corrente e enfeite a gosto.
Leve ao forno para dourar o ovo e assar a chouriça.

Bom Apetite!

02/12/2011

Bolachas de Côco e Aveia

Os fins-de-semana no campo, junto da família, são sempre sinónimo de mesa farta, pratos um pouco mais elaborados, sobremesas e outros miminhos como por exemplo estas bolachas. O frio convida a estar próximo do fogão (de lenha!) e pensar em aproveitar o seu calor não só para nos aquecer mas também para fazer um assado, pão ou bolo. A escolha foram estas bolachinhas, cuja receita encontrei num livro da Vaqueiro "Livro de Receitas de Pastelaria e Sobremesas" de 1994 (daqueles que se ganhavam com o envio dos códigos de barra dos produtos).
A minha prática com os fogão de lenha é quase nula, por isso, acabei por fazer as bolachas na "Patusca" (aqueles fogõezinhos portáteis com duas resistências, uma por cima e outra por baixo). Em 10 minutos saía um tabuleiro de bolachas, com um aroma delicioso. Assim se passou mais um fim-de-tarde, junto de quem me é querido, à conversa e com a mão na massa! Utilizei esta receita mas a dobrar e rendeu 2 caixas de bolachas!

Ingredientes:
(75g de avelãs) não coloquei
100g de vaqueiro
100g de açúcar amarelo
1 ovo
75g de farinha
1 c. chá fermento
100g de flocos de aveia
100g de côco

Misture a manteiga amolecida com o açúcar, acrescente o ovo, e os restantes ingredientes. Quando tiver uma massa homogénea, faça uma bola e depois um rolo a partir da bola. Enrole em película aderente e leve ao frígorifico durante 30 minutos.
Retire o rolo do frio, retire a pelicula e corte fatias de 0.5cm de espessura. Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. A meio da cozedura, espalme as bolachas com as "costas" de uma colher. Retire o tabuleiro e deixe arrefecer as bolachas no tabuleiro porque elas só endurecem quando ficam frias. Coloque na caixa hermética.

Bom Apetite!

01/12/2011

Muffins de Medronho

Dia 1 de Dezembro, o que para mim significa que chegou o Natal!
Hoje é dia de fazer a Árvore de Natal com a família, ir buscar as decorações guardadas durante um ano e ficar a admirá-las quando as desembrulho! Fazer o presépio, fazer biscoitos, broinhas e continuar os preparativos para os Cabazes de Natal Caseiros! Ouvir musicas de Natal e incutir o Espírito Natalício aos que não são como eu, e principalmente pensar que nesta altura do ano, até ao Mr. Scrooge se abre o coração...
Esquecer a crise e oferecer lembranças aos mais queridos, participar em campanhas de angariação de roupa ou comida para quem precisa mais que nós... ajudar e partilhar.
Para começar bem este dia que promete ser atarefado, nada melhor que um bom pequeno-almoço e um Muffin e um café para o terminar em beleza!

Ingredientes:
2 chávenas de farinha para bolos
1 c. chá de fermento
1 chávena de chá de açúcar
50 g de manteiga (à temp. ambiente)
2 ovos
1 chávena de leite
2 colheres de sopa de compota de medronho

Preparação Modo Tradicional:
Na batedeira deite o açucar e a manteiga. Bata até obter um creme homogéneo. Acrescente os ovos e bata mais um pouco. Lentamente deite o leite e por fim a farinha e o fermento.
Acrescente a compota e envolva na massa.
Coloque as formas de muffins num tabuleiro de forno e dentro de cada uma coloque a forma de papel. Deite colheradas de massa nas formas e por cima coloque um medronho fresco.
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 Minutos. Antes de retirar, confirme com um palito que estão cozidos.
Deixe arrefecer um pouco e retire das formas.

Preparação Bimby:
Deite todos os ingredientes no copo excepto a compota e misture tudo 1 Min/Vel5.
Acrescente a compota e misture 30 Seg/ Vel3.
Coloque as formas de muffins num tabuleiro de forno e dentro de cada uma coloque a forma de papel. Deite colheradas de massa nas formas e por cima coloque um medronho fresco.
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 Minutos. Antes de retirar, confirme com um palito que estão cozidos.
Deixe arrefecer um pouco e retire das formas.

Bom Apetite e Feliz Natal!
Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU