10/11/2020

Recheio para tarte de maçã e outras gulodices

Era eu ainda pequena quando o meu Avô me ensinou o que era a Maçã Bravo Esmolfe. Enquanto a maioria dos seus vizinhos agricultores não pronunciava corretamente o nome desta maçã, chamando-lhe os nomes mais engraçados dos quais ainda me recordo "maçã bravo mofo", eu, pequenita, já o pronunciava perfeitamente, para enorme orgulho do Avô. Desde sempre que é uma das minhas maçãs preferidas, a par da sua antagónica e ácida maçã reineta. 
O maravilhoso desta receita é que dá para fazer com todo o tipo de maçã, sendo que o resultado mais ou menos ácido, vai depender disso mesmo. E é a receita perfeita para dar uso às maçãs enrugadas da fruteira, transformando-as numa delícia dentro de um frasco. Pode conservar-se durante uma semana no frigorífico, pronta a rechear uma tarte, uma uma massa lêveda ou massa folhada ou na arca congeladora, por vários meses. 
Um frasco destes colocado num cesto com uma tarteira bonita, uma receita passada à mão, dá um presente encantador que irá fazer as delícias daquela amiga que adora cozinhar. É uma excelente solução para um presente de última hora, porque faz-se num instante e é sempre útil.
Ingredientes:
(receita adaptada de iambaker)  

10 maçãs, descascadas, sem caroço e cortada aos cubos
6 c. sopa de água
6 c. sopa de manteiga
1 chávena de açúcar amarelo
4 c. chá de canela
3 c. sopa de amido de milho
1/4 c. chá de noz moscada moída
 
Leve a maçã ao lume com a água durante 6 minutos. Junte a manteiga e deixe-a derreter.
Numa taça, misture o açúcar, as especiarias e o amido de milho. Misture,  junte à maçã e leve novamente ao lume, mexendo sempre durante 2 minutos, para engrossar.
Coloque em frascos e guarde no frigorífico durante uma semana ou no congelador durante vários meses. Se quiser colocar em frascos no congelador, não encha o frasco até cima!

Pode usar este recheio para fazer as seguintes receitas:
 




 

1 comentário:

Anjo-de-Mel disse...

Já tinha visto a receita original e gostei. Mas claro, aqui no teu blog, ainda fica melhor :) Bjinhos!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU