13/11/2020

Chilli com almôndegas [sugestão p/ aproveitamento]

Nestes dias confusos em que temos sido bombardeados com notícias, opiniões e indicações de todos os lados, é difícil saber para onde nos virar. Tudo é posto em causa, mas é preciso abrandar e sossegar o lado esquerdo do peito senão tudo se torna mais difícil. Eu prefiro canalizar a frustração de não poder fazer planos a longo prazo para algo bom. Vou aproveitar o "tempo livre" para terminar tarefas e planos que andam a ser adiados à tempo demais, vou planear o Natal, com todas as dúvidas incluídas, vou cozinhar para aliviar a semana de trabalho e pensar em coisas boas. Não há coração que resista a tanta pressão se não cuidarmos dele!
Para aconchegar a alma, nada melhor que uma receita assim. Tudo juntinho para aguentar melhor o embate desta crise gigante que tanto nos tem abalado. Devemos pensar assim enquanto comunidade, todos por um ao invés de cada um por si! Só vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil com a ajuda de todos ou então o enorme esforço de alguns não vai valer de nada.
Esta receita surgiu para aproveitar umas almôndegas estufadas em molho de tomate, que já não eram suficientes para uma refeição.
 
Ingredientes:
(receita adaptada de Nigella Lawson)
1 frasco de feijão cozido
almôndegas cozinhadas 
azeite q.b,
2 c. sopa polpa de tomate 
200 ml de tomate aos pedaços
1 cebola
1/2 pimento vermelho
1/2 chouriço de carne aos cubos
75 g de bacon aos cubos ou tiras
150 g de mozzarella (mini-bolas ou em barra e cortada aos cubos)
1 folha de louro
sal, pimenta, cominhos
coentros ou salsa

Deite o azeite numa frigideira que dê para ir ao forno. Junte a cebola picada e deixe refogar um pouco. Junte o chouriço e o bacon e deixe cozinhar 5 minutos, até libertar alguma da sua gordura. Acrescente a polpa de tomate, o tomate aos pedaços, o pimento, a folha de louro e as restantes especiarias. 
Ligue o forno a 190ºC.
Deixe apurar em lume brando, cerca de 15 minutos. 
Junte o feijão cozido, mexa e deixe levantar fervura. Verifique os temperos e junte as almôndegas. Envolva nos feijões e distribua a mozzarella por cima. 
Leve ao forno durante 5 minutos e sirva polvilhado com coentros ou salsa, com arroz basmati.
 
#pub  

 





Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU