22/10/2013

Empadão de peixe e arroz

Nunca tive dificuldades em fazer o principezinho comer peixe. Na maioria das vezes, se lhe der a escolher, a resposta é "peixe vermelho".  Assim foi batizado o salmão cá em casa.
Não me esqueço quando na véspera de Natal, em vez de bacalhau jantou "peixe vermelho" e engoliu uma espinha... Oh céus... lá fica o bacalhau na travessa e nós em modo sirene ligada em direção à urgência mais próxima... Enfim, todos os cuidados são poucos quando se trata de peixe e crianças-glutão como o meu rapazito, com quem luto diariamente para mastigar bem antes de engolir...Serviu de emenda. A ele e a mim, que apesar de já ter passado muito tempo, ainda reviro o prato mais que uma vez antes de lho servir. 

Ingredientes:
2 latas de atum em azeite
1 posta de salmão
3,5 copos de água
50 ml de vinho branco 
1 folha de louro
1 cebola
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de tomate triturado
1 colher de sopa de massa de pimentão
chouriça às rodelas para enfeitar
sal q.b. ou 1 caldo Knorr de legumes

Preparação:
Coloque água a aquecer.
Deite 2 colheres de sopa de azeite num tacho. Quando o azeite estiver quente, deite o dente de alho inteiro e deixe fritar por um minuto, até este começar a libertar o seu aroma. Junte o arroz e deixe fritar, mexendo para não torrar, durante 2 ou 3 minutos. Junte a água a ferver e mexa para soltar. Tempere com uma pitada de sal ou metade do caldo Knorr de legumes. Deixe cozinhar, em lume brando, até o arroz estar cozido.
Noutro tacho, deite o restante azeite, a cebola e o outro dente de alho picado. Quando a cebola começar a ficar mais transparente, junte o tomate, o pimentão e a folha de louro. Tempere com sal ou a outra metade de caldo Knorr. Junte a posta de salmão e deixe cozinhar durante 10 minutos.
Retire o salmão e desfie, retirando a pele e as espinhas. Junte o salmão novamente ao refogado e junte o atum escorrido.
Aqueça o forno a 200ºC.
Coloque uma camada de arroz numa travessa de ir ao forno, recheie com o peixe e tape com outra camada de arroz.
Enfeite com chouriça e leve ao forno até corar a parte de cima e as rodelas de chouriça ficarem estaladiças.
Pode polvilhar também com queijo ralado antes de levar a gratinar.


8 comentários:

disse...

Que sugestão ótima!!!

www.semjeitonenhum.com

Ondina Maria disse...

Ai as crianças são umas toleironas! Ainda me lembro de ser pequena e a minha prima ter engolido uma espinha de bacalhau e dizer que arranhava e foi a loucura porque todos pensavam que a espinha tinha ficado encrava na garganta da miúda e foi tudo em modo procissão para as urgências (menos eu, que fiquei em casa com o meu avô). Afinal não era nada mas também serviu de emenda a toda a gente!

As receitas lá de casa disse...

Adorei a sugestão... já comia ;)

Anónimo disse...

Boas!
Sou leitora regular do seu blogue por várias razões.Uma delas é que me permitia fazer uma pesquisa por temas: perú, bacalhau, castanhas, etc e assim decidir o que fazer numa refeição!
Mas pelo que vejo agora foi retirada essa função...já não consigo pesquisar no próprio blogue.Seria possível voltar a colocar essa função e assim fazer felizes os membros da minha família que já se queixam da monotonia gastronómica das últimas semanas??? obrigada!
Alexandra

Rute Jacinto disse...

Que bom! Que sorte! O meu pequeno é meio para o esquesitinho e demora que tempos para engolir a comida e comer, em geral! Um filme! Bjinhos

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Pois, o meu filho também prefere peixe, principalmente, grelhado! Este empadão está bem apetitoso, Vera, gostei muito da sugestão.
Beijinhos

Anónimo disse...

Muito obrigada pela atualização do blogue (função pesquisa)!

Tudo de bom e espero que continue com este projeto tão...útil!

Um beijinho
Alexandra

Unknown disse...

Mais uma boa sugestão! Nunca fiz com arroz, quando faço é com puré de batata e legumes. Ainda bem que com o pequenito foi só o susto ...

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU