Nunca tive dificuldades em fazer o principezinho comer peixe. Na maioria das vezes, se lhe der a escolher, a resposta é "peixe vermelho". Assim foi batizado o salmão cá em casa.
Não me esqueço quando na véspera de Natal, em vez de bacalhau jantou "peixe vermelho" e engoliu uma espinha... Oh céus... lá fica o bacalhau na travessa e nós em modo sirene ligada em direção à urgência mais próxima... Enfim, todos os cuidados são poucos quando se trata de peixe e crianças-glutão como o meu rapazito, com quem luto diariamente para mastigar bem antes de engolir...Serviu de emenda. A ele e a mim, que apesar de já ter passado muito tempo, ainda reviro o prato mais que uma vez antes de lho servir.
Ingredientes:
2 latas de atum em azeite
1 posta de salmão
2 copos de arroz aromático Bom Sucesso
3,5 copos de água
50 ml de vinho branco
1 folha de louro
1 cebola
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de tomate triturado
1 colher de sopa de massa de pimentão
chouriça às rodelas para enfeitar
sal q.b. ou 1 caldo Knorr de legumes
Preparação:
Coloque água a aquecer.
Deite 2 colheres de sopa de azeite num tacho. Quando o azeite estiver quente, deite o dente de alho inteiro e deixe fritar por um minuto, até este começar a libertar o seu aroma. Junte o arroz e deixe fritar, mexendo para não torrar, durante 2 ou 3 minutos. Junte a água a ferver e mexa para soltar. Tempere com uma pitada de sal ou metade do caldo Knorr de legumes. Deixe cozinhar, em lume brando, até o arroz estar cozido.
Noutro tacho, deite o restante azeite, a cebola e o outro dente de alho picado. Quando a cebola começar a ficar mais transparente, junte o tomate, o pimentão e a folha de louro. Tempere com sal ou a outra metade de caldo Knorr. Junte a posta de salmão e deixe cozinhar durante 10 minutos.
Retire o salmão e desfie, retirando a pele e as espinhas. Junte o salmão novamente ao refogado e junte o atum escorrido.
Aqueça o forno a 200ºC.
Coloque uma camada de arroz numa travessa de ir ao forno, recheie com o peixe e tape com outra camada de arroz.
Enfeite com chouriça e leve ao forno até corar a parte de cima e as rodelas de chouriça ficarem estaladiças.
Pode polvilhar também com queijo ralado antes de levar a gratinar.
8 comentários:
Que sugestão ótima!!!
www.semjeitonenhum.com
Ai as crianças são umas toleironas! Ainda me lembro de ser pequena e a minha prima ter engolido uma espinha de bacalhau e dizer que arranhava e foi a loucura porque todos pensavam que a espinha tinha ficado encrava na garganta da miúda e foi tudo em modo procissão para as urgências (menos eu, que fiquei em casa com o meu avô). Afinal não era nada mas também serviu de emenda a toda a gente!
Adorei a sugestão... já comia ;)
Boas!
Sou leitora regular do seu blogue por várias razões.Uma delas é que me permitia fazer uma pesquisa por temas: perú, bacalhau, castanhas, etc e assim decidir o que fazer numa refeição!
Mas pelo que vejo agora foi retirada essa função...já não consigo pesquisar no próprio blogue.Seria possível voltar a colocar essa função e assim fazer felizes os membros da minha família que já se queixam da monotonia gastronómica das últimas semanas??? obrigada!
Alexandra
Que bom! Que sorte! O meu pequeno é meio para o esquesitinho e demora que tempos para engolir a comida e comer, em geral! Um filme! Bjinhos
Pois, o meu filho também prefere peixe, principalmente, grelhado! Este empadão está bem apetitoso, Vera, gostei muito da sugestão.
Beijinhos
Muito obrigada pela atualização do blogue (função pesquisa)!
Tudo de bom e espero que continue com este projeto tão...útil!
Um beijinho
Alexandra
Mais uma boa sugestão! Nunca fiz com arroz, quando faço é com puré de batata e legumes. Ainda bem que com o pequenito foi só o susto ...
Enviar um comentário