Há momentos em que me vem à ideia uma receita só porque sim e ali anda ela a pairar na minha mente até finalmente a conseguir colocar em prática. Esta tarte foi o resultado de uma ideia dessas, surgida num momento de tédio ou em que estava a fazer algo que não me agradava e em que a mente viaja para outras paragens ou momentos. Com a pandemia e a falta de convívio com quem gostamos, vêm à memória momentos bons de outros tempos que nos parecem agora tão longínquos. A pensar na aldeia, no frio e na Serra, surgiu esta tarte. Uma tarte de requeijão com requintes de malvadez, com uma base de massa folhada, um interior húmido e uma crosta crocante de amêndoa.
Ingredientes:
1 massa folhada fresca
Recheio:
4 ovos
2 requeijões
250 g de açúcar
50 g de manteiga sem sal
100 g de farinha T55
Cobertura:
100 g de amêndoa
100 g de açúcar
100 g de manteiga
2 ou 3 c. sopa de leite
Preparação:
Ligue o forno a 190ºC.
Forre a tarteira com a massa folhada e pique o fundo com a ajuda de um garfo. Reserve.
Deite os requeijões para uma taça e esmague-os com um garfo. Junte o açúcar e bata bem durante 5 minutos em velocidade alta.
Junte um ovo de cada vez batendo sempre.
Coloque a manteiga a amolecer (no microondas ou em banho-maria) e junte à massa.
Por último, junte a farinha e envolva bem.
Deite a massa na tarteira e leve ao forno durante 25 minutos.
Quando estiver a terminar o tempo da cozedura prepare a cobertura.
Junte os ingredientes da cobertura numa frigideira anti-aderente e leve a lume brando até o açúcar começar a derreter. Mexa e junte o leite (a mistura vai engrossar ficando com uma textura mais cremosa). Deixe alourar apenas ligeiramente.
Retire a tarteira do forno e deite a cobertura por cima. Espalhe com a ajuda de uma espátula para distribuir a amêndoa e leve ao forno mais 10 minutos ou até obter a cor desejada.
4 comentários:
Parece-me lindamente :) Hei de experimentar a fazer! Bjinhos e muita força e continuação de um excelente trabalho! Bem-haja a todos na linha da frente <3
Acabo de conocer tu blog viniendo del "Fiel ao tacho", me he fijado en esa tarta, que seguro te copiaré, debe estar deliciosa, además te quiero felicitar por tus fotos, son fantásticas. Hasta pronto, un abrazo
¡Hola Pilar, muchas gracias!
¡Bienvenida!
Obrigada!
Um beijinho!
Enviar um comentário