17/04/2020

Bolachas de aveia e canela

Dias estranhos, estes que vivemos...
Dou por mim a sair da cama ainda de madrugada porque o sono teima em não voltar. Mas este momento só meu, no silêncio da casa, com a chuva a cair fortemente na rua, traz-me uma estranha sensação de conforto e segurança. O copo meio cheio e a capacidade de ver que tenho um teto para me abrigar do mau tempo, que tenho que ir para o hospital todos os dias e não posso ficar em casa com os meus porque tenho emprego, da loucura que é tratar da casa, da família, dos filhos revezando-me ao senhor cá de casa, mas dar graças por não estar sozinha e ter com quem partilhar este momento único das nossas vidas. Sou do copo meio cheio. Mas há dias em que preciso de repetir estas coisas em voz alta porque o coração pende para o outro lado. O cansaço vai-se acumulando mas há uma coisa que eu tenho a certeza, com amor vamos conseguir ultrapassar tudo isto!
Nos dias mais difíceis, liga-se o forno e faz-se uma fornada de bolachas. Tudo parece melhor com uma chávena de chá ou café acompanhada de uma bolacha!

Ingredientes:
(Receita do livro "Bolos, pães e guloseimas" de Carole Handslip)

50 g de flocos de aveia grossos
125g de farinha de espelta (ou de trigo 55)
75 g de açúcar mascavado claro 
1/2 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de canela em pó
75 g de manteiga
1 c. sopa de mel

1 c. sopa de leite se a massa ficar muito seca

Numa tigela misturar todos os ingredientes secos. 
Levar ao lume brando a manteiga e o mel. Mexer até a manteiga derreter e juntar à mistura seca. Mexa com a mão ou uma colher, para envolver todos os ingredientes.

Ligue o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.
Faça pequenas bolas, coloque no tabuleiro e espalme com uma espátula.
Leve ao forno durante 10-12 minutos, até estarem douradas.
Deixe arrefecer numa rede e guarde numa caixa hermética depois de frias.


1 comentário:

Anjo-de-Mel disse...

Hmm, parece-me uma óptima receita para voltar à confecção de bolachas, que têm ficado de parte p fazer outras gulodices :) Mas eu devo acrescentar chocolate nas minhas, só pq sim :P É esse o espírito: ser grato pelo q temos e não vacilar, mas nem sempre é fácil e tu estás na linha da frente! Bjinho grande e mt força! Bom fds e td de bom :)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU