08/01/2018

Arroz de entrecosto em vinha d'alhos no forno

Se há comidas que aconchegam o estômago e a alma, esta é uma delas. Comida feita num só tacho, levado para a mesa ainda a fumegar e melhor que tudo, feita no forno, para deixar a cozinha bem quentinha. 
Ao contrário da cozinha da aldeia, a da nossa casa de Coimbra é demasiado pequena para ter uma lareira e nestes dias frios, apetece-me ainda mais ligar o forno. Aproveito para assar legumes ou fazer uma sobremesa rápida como um crumble ou um strudel de maçã que sabem tão bem ainda mornos. 

Esta é uma receita que faz as delícias do Afonso e mais recentemente da Maria, que tem o vício de saltar de colo em colo enquanto estamos a jantar, acabando por surripiar umas migalhas com a própria mão. Todos os dias a pequena faz uma coisa nova. Uma graça, uma palavra e ontem, ao apanhar-me distraída, sentada no meu colo, agarrou na minha mão e levou o garfo com arroz à boca soltando um enfático Hummm! que fez soltar gargalhadas a toda a família. É maravilhoso acompanhar estas descobertas e reações!

Nesta receita em que o ingrediente principal é a carne, utilizei mais uma vez o Bicarbonato Vatel para ajudar a amaciar a carne. Antes de preparar a marinada, passa-se a carne por Bicarbonato e deixa-se repousar durante 30 minutos. Depois deste tempo, lava-se a carne e coloca-se num alguidar para preparar a marinada.
Ingredientes:
800 g de entrecosto de porco cortado aos pedaços
1 chouriço de carne de boa qualidade
2 copos de arroz carolino
azeite
Marinada:
1 cebola média, picada
3 dentes de alho
3 folhas de louro
1 copo de vinho de boa qualidade
sal Marinho Vatel q.b.
cominhos em pó q.b.

Na véspera, depois de lavar a carne, coloque-a num alguidar. Junte metade do chouriço cortado às fatias e a outra metade inteira.
Junte o alho e a cebola picada, as folhas de louro, o sal, os cominhos e o vinho.
Tape o alguidar e reserve no frigorífico até ao dia seguinte.

Deite o azeite num tacho. Deixe aquecer e junte a carne, deixando fritar um pouco. Vire a carne para cozinhar de todos os lados. 
Acrescente a marinada e o chouriço cortado. Deixe cozinhar em lume brando, até a carne estar macia (aproximadamente 45 minutos).
Ligue o forno a 190ºC.
Retire a carne e o chouriço para um prato e aproveite o líquido restante.  Corte o chouriço em fatias.
No mesmo tacho, deite o líquido e acrescente água até obter 4 copos. Deixe levantar fervura e acrescente o arroz. Verifique os temperos e junte novamente a carne. Mexa para envolver e enfeite com as fatias de  chouriço.
Coloque o tacho no forno, sem tampa e deixe cozer o arroz durante 20 minutos. 
Sirva quente e se gostar com umas gotas de limão.
Este artigo foi desenvolvido com o apoio da Vatel.
Poderei ter recebido honorários e/ou produtos mas o conteúdo foi escrito por mim e contém apenas a minha opinião.


3 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Que aspeto delicioso. Até parece que já sinto os aromas desse arroz e do entrecosto.
Beijinhos
Carla

Bruno disse...

Isto tem um aspecto delicioso! Guardei a receita para experimentar (por mim era já hoje, mas preciso de ir às compras antes! :D )
Cheguei hoje a este blog por acaso, mas voltarei - já está adicionado à lista de sugestões do meu Ponto de Espadana! :)

Bruno disse...

Demorou um bocadinho mais do que eu estava à espera, mas acabei por exeprimentar a receita e saiu óptima! :)
Acabei de a publicar no meu Ponto de Espadana, com os devidos créditos e link para aqui - vou de certeza voltar a fazer mais vezes, é uma receita simples e deliciosa!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU