Há momentos em que parece que não há mais nada que possa correr mal mas a onda de desassossego continua a teimar em não nos deixar descansar. Há semanas em que se começa mal, continua mal e termina mal. Há dias em que nada mais há a fazer senão emprestar o nosso coração e com uma enorme capacidade de resiliência, transmitir forças a quem mais precisa.
Tive uma semana assim. Sinto que a tempestade ainda não passou mas desejo com todas as minhas forças que tudo se encaminhe no sentido do equilibrio. Num destes dias de turbulência, com a casa literalmente cheia de miúdos, dois deles adoentados, há que manter a calma, entreter os que estão bem e têm energia para dar e vender e cuidar dos menos bem, que precisam de uma dose extra de miminhos.
O programa perfeito é a nossa famosa Festa do Cachorro, mas enquanto vou às compras com três miúdos (mães de muitos, admiro-vos profundamente!), há que deixar um bolo a fazer para adiantar os preparativos. Como não gosto de deixar bolos no forno quando não estou em casa, a maneira mais fácil de garantir que não acontece nenhum acidente é usar a Máquina de fazer Pão. Ainda me lembro da minha primeira experiência com bolos na MFP, mal eu sabia que iria ficar fã. A MFP tem um programa para bolos mas deve ser da minha azelhice, nunca sairam bem. No entanto, usando o programa de cozer apenas, retirando as espátulas e untando a forma com spray desmoldante (o meu preferido é este que se encontra em algumas lojas de produtos de pastelaria), posso sair de casa despreocupada e com 1 hora para fazer o que preciso. Na eventualidade de me atrasar ou ter um imprevisto, o bolo não queima, apenas fica com a crosta mais torradinha como podem ver na fotografia.
E digo-vos, ainda não tinha entrado em casa, já se sentia o cheirinho delicioso de bolo de chocolate.
Não foram só as crianças que ficaram felizes!
Ingredientes:
(Receita do livro "200 receitas de pão" de Joanna Farrow)
75 g de cacau em pó
75 g de chocolate de leite
150 g de manteiga sem sal
250 g de açúcar mascavado
2 ovos
200 g de farinha auto-levedante
1/2 c. chá de fermento
225 ml de água
Numa taça, misture o cacau em pó com 225 ml de água a ferver. Mexa bem até ficar cremoso e sem grumos. Junte o chocolate de leite partido aos pedacinhos e mexa muito bem até este derreter.
Noutra taça, bata a manteiga com o açúcar até obter uma massa macia.
Junte os ovos, um a um, batendo sempre.
Junte a farinha e o fermento e envolva sem bater.
Acrescente o chocolate e mexa até ficar bem misturado.
Deite a massa para a cuba da máquina do pão, devidamente untada.
Selecione o programa de cozer e programe 60 minutos.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Pode servir simples ou com uma cobertura feita com 200 g de chocolate negro, 175g de açúcar amarelo e 150 g de manteiga sem sal. Basta derreter o chocolate em banho maria ou no microondas e juntar ao açúcar batido com a manteiga.
19 comentários:
Também gosto imenso de cozer os bolos na máquina de fazer pão pela despreocupação que é! Não ter que andar constantemente a vigiar. Gostei do teu bolo, está tão apetitoso!
Acreditas que nunca usei a MFP para bolos? LOL, é verdade!
Que delícia! Tão bom aspecto!
Adoro este bolo e já anotei a receita, pois nunca fiz bolo de chocolate com o açucar mascavo! Adorei!
Beijos e uma semana, mais tranquila, cheia de luz e saúde em sua casa!!!
CamomilaRosa
Eu já tenho MFP há uma série larga de anos, mas também nunca usei para fazer bolos nem para os bater. Manias! Ah, mas fiquei tão agradada com a tua receita e tão curiosa que acho que em breve vou mesmo experimentar.
Desejo que "o mau tempo" tenha passado já e que já possam respirar com alívio. E que não seja nada de preocupante. Um abraço. Bombom
Tem tão bom aspecto, é uma ótima receita!
Beijinho,
http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/
que aspecto maravilhoso!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
Olá Vera ;)
Nunca usei a máquina de pão para fazer bolos (na verdade, nunca usei eu a máquina de pão! isso é matéria para o meu marido, o padeiro cá de casa, que eu não sou muito das tecnologias ;) como os bolos são o meu departamento, não me aventuro nesses programas). Ficou bem bonito, esse bolo para emergências. E espero que os dias estejam a ser mais calmos.
Um beijo
Babette
Nunca experimentei! Mas vou anotar este bolo de chocolate para emergências porque todas precisamos de uma receita destas :)
Espero que tudo esteja melhor agora, beijinho.
Sei bem como são esses dias!
Nunca experimentei bolos na MFP mas este convenceu-me, e bem! Está com óptimo aspecto: textura perfeita ;)
Beijinhos!
É verdade Luísa, muito mais simples!
Depois de experimentares, vais adorar!
Obrigada Su,
Um beijinho!
O açúcar mascarado realça ainda mais o chocolate!
Um beijinho!
Experimente e tenho a certeza que vai gostar!
Quanto ao resto, há que ter esperança que tudo corra pelo melhor...
Um beijinho!
Obrigada, um beijinho Andreia!
Obrigada querida Babette!
Um beijinho!
Sim, por vezes dá jeito.
Um beijinho!
Olá senhoras e senhores,
Eu sou um credor com a legítima ambição de ajudar todas as pessoas em dificuldades financeiras. Também estou disponível para todas as pessoas de bom projecto rentável. Estou disponível para qualquer tipo de empréstimo. Contacte-me para obter mais informações.
E-mail: leferfrancisjean@gmail.com
Enviar um comentário