22/05/2014

Trufas de cacau, tâmaras e muitas coisas boas

 
Eu e as dietas e as dietas e eu... a eterna luta, a eterna tentativa de conquista [quase sempre falhada]. Não sou de dietas loucas e a mais louca [e única!] que fiz foi a dos 31 dias  que consegui seguir e perder 6 Kg que não sei como [mentira!!] já regressaram ao local de partida. Antes de casar, no último ano de faculdade, consegui emagrecer 8 Kg, obviamente à custa de moderação na alimentação mas principalmente muito exercício. Na altura estudava no Porto e quase todos os dias ia correr para o Parque da Cidade. O tempo disponível permitia e essa foi a altura da minha vida em que realmente vi resultados. Por isso, não posso pensar em dietas loucas porque não sou disso, gosto de comer! Tenho que ter tento na lingua mas o mais importante é mexer o esqueleto. Tomei uma resolução nesse sentido. Acordo 30 minutos mais cedo e faço uns exercícios em frente ao pc. E descobri que afinal ainda tenho músculos em muitos sítios que já nem me lembrava que era possível ter dor! Mas vale a pena! Uma maneira diferente de começar o dia mas que me deixa com uma sensação boa de dever cumprido.
Claro que depois disto, penso duas vezes antes de cometer um pecado daqueles. E como sou gulosa, bastou pesquisar um pouco para descobrir que é possível "enganar" o palato e fazer um miminho igualmente delicioso mas muito mais saudável. Entretanto, descobri que havia um ingrediente em comum a muitas destas receitas, o óleo de côco e apesar de ter lido opiniões muito distintas, deixo-vos alguns dos motivos porque este ingrediente é tão famoso entre desportistas e quem opta por estilos de vida mais saudáveis:
- O óleo de côco é um produto 100% natural que apresenta propriedades que favorecem a perda de peso [associada a dieta e atividade física], contribuem para a redução do colesterol mau e ajudam a controlam os níveis de açúcar no sangue;
- Suporta altas temperaturas sem alterar as suas propriedades portante é ideal para fritar;
- Contém ácido láurico, que parece ter efeito contra micro-organismos patogénicos, incluindo bactérias, vírus, fungos e protozoários;
- Facilita a absorção de nutrientes, reforçando as defesas do organismo;
- Promove a saciedade porque sendo uma gordura, tem uma digestão diferenciada permanecendo mais tempo no estômago do que um hidrato de carbono;
- Promove a diminuição de radicais livres presentes no organismo, responsáveis pelo envelhecimento celula 
- À temperatura ambiente, o óleo de côco solidifica e esta propriedade pode ser usada para solidificar alguns pratos (por exemplo um brownie sem forno).

Ah, mais importante, onde comprar? No SuperCor e em algumas lojas de produtos naturais.


Ingredientes para 12 trufas:
12 tâmaras
6 ameixas
1 pitada de sal
8 amêndoas (ou outro fruto seco)
2 colheres de sopa bem cheias de cacau
1 colher de côco ralado
1 colher de sopa de óleo de côco

Deite as amêndoas num robot de cozinha e triture. Junte os restantes ingredientes e triture até obter a consistência desejada.
Molde pequenas bolas, passe-as por cacau em pó ou côco e coloque-as em formas de papel.


Fontes:
- http://prisciladiciero.com.br/blog/quais-saeo-os-beneficios-do-oleo-de-coco
- http://wellnessmama.com/5734/101-uses-for-coconut-oil/
- http://www.organicfacts.net/organic-oils/organic-coconut-oil/health-benefits-of-coconut-oil.html

 


11 comentários:

Su m disse...

Verinha, já sou fã do óleo de coco há imenso tempo, tanto para cozinhar como produto estético.
Passei a minha gravidez das gémeas inteira a colocar óleo de coco na barriga e, coincidência ou não, não tenho uma única estria (e se fiz um barrigão...)
Cozinho com óleo de coco também por ser mais adequado às altas temperaturas e porque honestamente adoro o sabor e cheiro.
E quanto a ti, acho que fizeste bem em decidir que dietas loucas não e apostar sim no exercício e numa vida mais saudável.
Boa sorte Verinha ;)

Unknown disse...

Ainda não comprei, mas estou cheia de ideias para utilizar o óleo de côco. Estou como tu, também me tenho andado a aplicar a esses exercícios em frente ao computador, e surpreendentemnete são eficazes ;)
http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt

Varrendo Migalhas disse...

parece muito bom!!!! :)

Tertúlia da Susy disse...

Eu gosto muito e cada vez mais temos que procurar produtos saudáveis e o óleo de coco é isso mesmo.
Ficaram bem tentadoras, vou levar uma.
Bjs

Diogo Marques disse...

Que perdição estes pequenos bolinhos! Adorei as fotos :)
______________________
aculpaedasbolachas.com

S disse...

hmmm têm super bom aspecto :)

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Vera!
Eu sabia que o óleo de côco era saudável, mas não conhecia que era assim tão saudável e que tinha todos esses benefícios que inumeras. Acho que vou passar a usar mais óleo de côco na minha alimentação. ;)
Como te percebo nessa coisa das dietas e de não querer mexer o esqueleto. Eu também sou guloso assumido e é dificil para mim resistir a um docinho. Claro que depois castigar o corpo é que é dificil. ;)
As trufas ficaram lindas e devem ser deliciosas. ;)
Beijinho.

Nita disse...

Olá Verinha! Obrigada pela dica onde comprar pois há muito que andava a procura do óleo de coco. Tenho de me colar nesta faceta mais saudável e menos calórico pk tb precisava de perder aí uns 6 kilitos para retomar o meu peso antes de engravidar :/ mas e exactamente como dizes gosto demasiado de comer :)

Prata da casa disse...

Estou a seguir a dieta dos 31 dias e sinto mesmo a falta de um docinho. Nunca encontrei aqui à venda o óleo de coco,mas vou continuar a procurar. Adorei o aspeto destas trufas.
Bjn
Márcia

Rosa Santos disse...

Olá Vera!
Adorei tudo,tudo. Um texto que partlhei para rever e esse óleo de coco deixou-me curiosa.
Beijinhos

Rute Jacinto disse...

Oi Vera, como eu te compreendo, também ando sempre à volta com as dietas e o resultado é sempre ou quase sempre o mesmo: pouca perda! Também ando sempre na pesquisa do que é mais saudável, mas de vez em quando lá vai uma "facadinha"! Já uso óleo de coco há algum tempo, principalmente na granola. Gosto muito!
Adorei as tuas trufas! Uma delicia!
Bjocas

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU