13/01/2014

Bife da vazia ao alhinho


Se há alturas em que me pergunto como consigo fazer tanta coisa, há outras em que parece que alguém mexeu nos ponteiros do relógio e roubou um par de horas ao meu dia. Ando assim, nesta letargia, desde que se foi o ano velho... Arre, que tenho que dar a volta a isto porque me anda a deixar maluca...  Mas desconfio que a culpada é a agenda. Eu, sem agenda, já não sou ninguém e se há coisa que gosto é de desfolhar a agenda do ano velho, passar notas e apontamentos importantes para a do ano novo e assim, entrar no ritmo. E a minha agenda deste ano, não chegou no Natal como é hábito... É na agenda que aponto as ementas semanais e colo post-its com listas disto e daquilo. E sim, acho que é isso mesmo que falta. A agenda.
Entretanto, vão surgindo receitas sem grande planeamento, conforme a vontade. E vão surgindo fotografias, simples, sem tempo para food styling antes do disparo. Mas mesmo assim, não resisto a partilhar. Porque o sabor está todo lá e nestas coisas da comida, esse é o pormenor mais importante!
Para esta receita, uso bifes de vaca, da vazia, que é uma parte com carne bem saborosa e tenra. Esta receita é simples, sem molho, porque deste lado continuamos a tentar minimizar os estragos das festas. As batatas fritas da fotografia foram para os homens da casa. Eu comi a salada!

Ingredientes (para 3):
3 bifes da vazia
2 dentes de alho
sal marinho
azeite

Salada
alface frisada
espinafres baby
1 c. sopa de pistáchios
1 c. sobremesa de amendoins com mel
1 c. sobremesa de pinhões

Molho para a salada
3 c. sopa de azeite
1 c. sopa de vinagre de sidra
1 c. café de mostarda
1 c. café de mel
flor de sal

Preparação:
Pincele os bifes com um pouco de óleo de amendoim e depois tempere com sal.
Aqueça a grelha e quando esta estiver bem quente, coloque-lhe os bifes.
Deixe os bifes cozinhar em lume médio-alto, durante 3 minutos. Vire-os sem os picar e deixe cozinhar do outro lado durante o mesmo tempo. 
Retire os bifes da grelha e coloque-os no centro de uma folha de papel de alumínio. Por cima deite o alho laminado e regue com azeite. Feche a folha de papel de alumínio como se fosse um embrulho e deixe descansar 1 ou 2 minutos antes de servir.

Coloque a alface e os espinafres lavados numa taça.
Deite os ingredientes para o molho num frasco com tampa, tape e agite bem para emulsionar. Tempere a salada com este molho e misture bem.
Por cima enfeite com os frutos secos. 

Bom apetite!

2 comentários:

Ondina Maria disse...

como te compreendo! Acho que a dose de açucar das festas é a responsável pela letargia que sinto. E o pior é que por cá aparecem caixas de bombons em cada canto da casa!!!! :O

Unknown disse...

Tu consegues transformar a refeição mais simples num banquete. Que foto linda

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU