02/12/2011

Bolachas de Côco e Aveia

Os fins-de-semana no campo, junto da família, são sempre sinónimo de mesa farta, pratos um pouco mais elaborados, sobremesas e outros miminhos como por exemplo estas bolachas. O frio convida a estar próximo do fogão (de lenha!) e pensar em aproveitar o seu calor não só para nos aquecer mas também para fazer um assado, pão ou bolo. A escolha foram estas bolachinhas, cuja receita encontrei num livro da Vaqueiro "Livro de Receitas de Pastelaria e Sobremesas" de 1994 (daqueles que se ganhavam com o envio dos códigos de barra dos produtos).
A minha prática com os fogão de lenha é quase nula, por isso, acabei por fazer as bolachas na "Patusca" (aqueles fogõezinhos portáteis com duas resistências, uma por cima e outra por baixo). Em 10 minutos saía um tabuleiro de bolachas, com um aroma delicioso. Assim se passou mais um fim-de-tarde, junto de quem me é querido, à conversa e com a mão na massa! Utilizei esta receita mas a dobrar e rendeu 2 caixas de bolachas!

Ingredientes:
(75g de avelãs) não coloquei
100g de vaqueiro
100g de açúcar amarelo
1 ovo
75g de farinha
1 c. chá fermento
100g de flocos de aveia
100g de côco

Misture a manteiga amolecida com o açúcar, acrescente o ovo, e os restantes ingredientes. Quando tiver uma massa homogénea, faça uma bola e depois um rolo a partir da bola. Enrole em película aderente e leve ao frígorifico durante 30 minutos.
Retire o rolo do frio, retire a pelicula e corte fatias de 0.5cm de espessura. Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. A meio da cozedura, espalme as bolachas com as "costas" de uma colher. Retire o tabuleiro e deixe arrefecer as bolachas no tabuleiro porque elas só endurecem quando ficam frias. Coloque na caixa hermética.

Bom Apetite!

7 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Vera,
As bolachas ficaram lindas, a receita é muito simples e devem ser deliciosas.
Beijo
Vânia

Inês Ginja disse...

Vera, que bolachinhas tentadoras. É só boas ideias que colocas aqui! Nunca experimentei a patusca para isto. Sabem tão bem, bolachinhas nesta altura do ano. Gostei da caixinha :)
Um beijinho.

Luisa Alexandra disse...

Os teus biscoitos estão mesmo fantásticos, e a latinha é um mimo de tão cor-de-rosa!!!!

Viciante disse...

Olá!

Fiquei a conhecer o blogue hoje e gostei muito!

Fiquei a conhecer por causa do desafio "Receitas para a Maria"!

Gostei muito do blogue e já sou seguidora!

Bjs

Receitas para a Felicidade disse...

Que ricas bolachinhas Vera, umas das minhas preferidas

beijinhos e bom fim de semana!

Unknown disse...

Dá para trocar a farinha, por farinha integral de aveia e o açúcar, por agave ou stevia?
Obrigada.

Maria disse...

Faca um video no Youtube para mostrar como se usa a aPatusca.
Beijinhos
Maria

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU