03/12/2020

Gratinado de batatas [Gratin Dauphinois]

 

Amigos com A grande. Que percorrem o caminho a par connosco, que dão aquele abraço onde cabemos sempre, que podem não estar sempre presentes mas que estão sempre lá, que não julgam, não cobram nem nos lembram o que fizeram por nós, que não invejam e que ficam verdadeiramente felizes com a nossa felicidade. Aquela família que escolhemos e que devemos sempre agradecer por ter nas nossas vidas. Amigos que amplificam o que temos de melhor e que desvalorizam os nossos defeitos. 
Sejamos sempre gratos por ter destes amigos!

Tal como um acompanhamento numa refeição, que não sendo o principal, quando é bom, acrescenta e complementa tornando a refeição ainda mais especial! 

Este gratinado de batata é qualquer coisa de deliciosa. Têm que experimentar!

 
Ingredientes:
[receita de Clara de Sousa]
 
1,5 kg de batatas
1 litro de leite  
200 ml de natas >30% MG
50 + 50 g de manteiga
3 dentes de alho picados finamente
sal, pimenta preta e noz-moscada q.b.


Descasque as batatas e lave-as. 
Com uma mandolina ou no processador com disco de corte para fatiar, corte as batatas em rodelas finas (cerca de 3 milímetros). Depois de cortar em rodelas, reserve sem passar por água, para que a batata mantenha a goma e ajude a engrossar o molho no forno.
Leve um tacho ao lume, e coloque o leite, as natas, o alho picado, 50 g de manteiga, o sal, a pimenta, a noz-moscada e as batatas. Quando levantar fervura reduza o fogão para médio/baixo e cozinhe durante cerca de 15 minutos ou até que as batatas fiquem cozinhadas al dente.
Unte um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de manteiga e coloque metade do preparado de batatas. Polvilhe levemente com pimenta preta e noz moscada.
Cubra com o restante preparado e todo o molho, e polvilhe com mais um pouco de pimenta preta e noz-moscada.
Distribua por cima os restantes 50 g de manteiga cortada aos cubos e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 50 minutos a 1 hora, até estar bem douradinho.
Sirva com pratos de carne.
 

1 comentário:

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

gostei das batatas mas o cento de mesa está qualquer coisa de especial :)
beijinho

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU