01/12/2020

Peru recheado com salva do nosso Thanksgiving

Foi a nossa primeira celebração do verbo Agradecer. O primeiro jantar de Ação de Graças, que pode não ter lógica nenhuma para muitos mas que faz todo o sentido para mim. Gratidão é um sentimento que fica muitas vezes esquecido e ao qual não damos a devida atenção nem valor. É incrível como a expressão "Graças a Deus" se ouve tantas vezes no meio de conversas banais mas depois, o exercício de refletir sobre a gratidão não é feito na mesma proporção. Ser grato pelo que temos é quase sempre ficar mais feliz porque muito facilmente o nosso pensamento foge para as coisas menos boas e são estas que temos tendência a valorizar. A nossa mente fica muitas vezes ocupada com assuntos menos bons, que deixam um nó na garganta e o coração apertado. É preciso parar, tentar esvaziar a mente de tudo isso e recarregar a bateria com o polo positivo. Por vezes é preciso fazer um reset para reabastecer o coração com coisas boas. Arrumar as más e dar-lhes o lugar que merecem. Dar valor e agradecer tudo o que temos. Ser gratos até pelas coisas menos boas, e que muitas vezes são o empurrão para nos tornarmos melhores. É como qualquer forma de exercício e é preciso treinar. Nós fizemos uma festa à volta disso, agradecemos, conversámos com os miúdos e foi sem dúvida, um jantar para recordar.
Depois de partilhar na página de facebook, foi incrível ler os comentários e ver como há bastantes pessoas que pensam como eu. E perceber que já há por cá uma grande legião de fãs desta celebração!

Ingredientes:
1 perna de peru (desossada)
1 limão
1 L de vinho branco
2 dentes de alho
sal, pimenta q.b.
 
Recheio:
1/2 broa de milho
50 g de passas douradas
50 g de pinhões
50 g de nozes
1 ramo de salva
1/2 cebola
1 c. sopa de caldo de galinha caseiro
 
Manteiga de ervas para colocar junto à pele
 
Depois de desossada, coloque a carne numa taça larga e junte o alho picado, o limão às rodelas e o vinho. Deixe repousar assim no frigorífico, durante pelo menos 24h. 
No momento de preparar a perna, tempere com sal e pimenta e coloque aberta, em cima de uma tábua de corte.

Prepare o recheio, começando por refogar a cebola em lume brando. Junte as folhas de salva.
Corte a broa aos cubos e  junte à cebola quando esta estiver macia. Junte o caldo de carne, envolva e acrescente os frutos secos. 
Recheie a perna de peru e com a ajuda de um cordel, feche a perna. 

Prepare a manteiga de ervas misturando 100g de manteiga com ervas frescas picadas (usei salsa e tomilho) e um dente de alho picado finamente. 
 
Coloque os dedos entre a pele e a carne do peru e recheie com esta manteiga. 
Coloque a perna numa assadeira, por cima de uma cebola à rodelas (para não ficar em contacto direto com a gordura libertada) e deixe cozinhar durante 1h30 a 2h, a 180ºC. Vá regando a perna várias vezes, ao longo do assado para a carne ficar suculenta.
Acompanhamos a perna de peru com esta maravilhosa compota de tamarilho




Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU