16/04/2019

Arroz doce dos casamentos

É tradição em algumas aldeias de Coimbra, duas semanas antes do casamento, os noivos irem de casa em casa entregar uma travessa ou prato de arroz doce. Depois, normalmente qquando a travessa é devolvida, vem acompanhada de uma lembrança para os noivos. Como é fácil de imaginar, o tamanho do tacho para fazer tal quantidade de arroz doce é monumental e a quantidade de travessas e pratos proporcional à dimensão da aldeia. Este arroz doce é  feito por mãos experientes que já mexeram muitos e muitos quilos de arroz e leite e têm certamente segredos que não contam a ninguém. São senhoras "antigas" que nem precisam de receita porque as quantidades estão escritas nas pontas dos dedos. Este arroz doce fica duro, quase de cortar à fatia como a aletria, bem diferente do que faço habitualmente. Feito com leite fresco vindo diretamente da vacaria por isso com uma textura tão característica.
Confesso que a primeira vez que vi uma travessa deste arroz doce, olhei e pensei de imediato que não iria gostar. Pois... enganei-me! Gostei e muito. Gostei tanto que resolvi deixar a receita aqui, que é o meu livro de receitas sempre à distância de um clique. Além disso, gostei imenso desta tradição! Vocês já conheciam?

 Ingredientes:
330 g de arroz carolino
330 g de açúcar
1 l de água
1 l de leite do dia Gordo (ou se conseguir leite fresco como pede a receita tradicional)
casca de 1 limão
1 pau de canela
sal q.b.

Num tacho, deite a água temperada com sal e o pau de canela. Junte o arroz e deixe cozer até absorver a água quase na totalidade.
Enquanto o arroz coze, deite o leite com a casca de limão numa outra panela e aqueça o leite.
Quando o arroz estiver cozido, junte o leite por 3 vezes, mexendo e deixando absorver o leite entre cada adição.
Quando adicionar a última parte de leite, junte também o açúcar e mexa. Deixe absorver o leite e distribua o arroz doce pelas travessas. Retire o pau de canela e alguma casca de limão que possa ter ido junto com o leite.
Depois de frio, enfeite com canela em pó e distribua pelos vizinhos ♥


2 comentários:

Natasha disse...

Olá! A quantidade da receita rende muito ou só uma travessa como a da foto?
Obrigada!

Vera Ferraz disse...

Olá @natasha rende uma travessa grande e funda e esta pequenina!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU