25/02/2019

Como organizo as refeições da semana

A marmita chegou e instalou-se confortavelmente nas nossas rotinas. Quem trabalha, tem filhos e outras atividades para conciliar nas 16-18 horas que passamos acordados, precisa de alguma organização para manter a sanidade mental. Planear as refeições é essencial para ter uma alimentação mais saudável e evitar desperdícios. Basta pesquisar pela hashtag #mealprep para ver inúmeras fotografias inspiradoras de refeições preparadas em casa. 

Eu gosto de começar a planear as refeições da semana à sexta-feira à noite, já que isto de ter filhos pequenos não é concilável com outro tipo de programas noturnos. Depois de ter a casa em silêncio [e de conseguir a proeza de não adormecer com a Maria], pego na agenda e anoto o que há de sobras ou a terminar a validade no frigorífico e congelador. Este é o ponto de partida para começar a economizar. Não adianta fazer grandes planos se não aproveitarmos para poupar.

Escolho as refeições a pensar nas marmitas para o trabalho e nos jantares em família e ao mesmo tempo vou anotando os ingredientes em falta.
Listas feitas [ementa e compras] vejo o que posso deixar adiantado para facilitar a semana:
- saladas frescas lavadas e acondicionadas em caixas próprias para legumes [uso tupperware], 
- legumes arranjados: como tenho um robot (kcook multi da Kenwood) que tem um acessório de corte com várias lâminas, quando preparo os legumes para a sopa, faço em dose dupla ou tripla. Uma sopa é feita no fim de semana e no congelador ficam dois sacos com legumes cortados e prontos a ir para a panela. Deixo cenoura ralada, cebola picada, couve roxa laminada, tudo feito de seguida para ter que lavar as várias lâminas e montar o acessório apenas uma vez.
- couve cozida, salteada e/ou em migas,
- brócolos cozidos,
- acompanhamentos como arroz integral (já que demora mais a cozer), massa, trigo sarraceno, couscous,
- se a ementa da semana tem carne estufada, opto por deixar já feita, numa caixa, pronta a comer,
- se compro carne no fim de semana, deixo temperada no frigorífico a que vou usar nos dias seguintes e a que vou usar no final da semana, deixo temperada no congelador [depois retiro na véspera para descongelar].
- peixe por norma é descongelado na véspera, à exceção de quando precisa de ficar temperado mais tempo.

Aproveito normalmente as refeições de forno que faça durante o fim de semana para assar abóbora, beterraba ou batata doce, inteiras, para depois usar durante a semana quando necessário.
Para os lanches, preparo pão, bolo caseiro e barritas de cereais ou granola. Como o sábado é dia de panquecas, faço em maior quantidade e guardo as que sobram no frigorífico. São um snack delicioso para levar para o trabalho ou escola. 

E desse lado, têm por hábito planear as refeições da semana? E fazem pré-preparações? Contem lá!

2 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Que excelente organização!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Anónimo disse...

Adorei as dicas!
Obrigada

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU