Não há sítio como a nossa casa nem comida como a da nossa Mãe. Esta é das maiores verdades que conheço. Por mais voltas que dê, nunca consigo fazer com que fique igual. E não sou a única que acha isso! Um destes dias em que o principezinho ficou em casa com virose, a Avó veio fazer-lhe miminhos e ficar com ele para que eu pudesse ir trabalhar. Fez-lhe sopa e um simples frango estufado. O rapazito não a largava e andava sempre em volta dela, a perguntar se faltava muito para o almoço porque cheirava tão bem!!! É como o arroz doce! Este é à maneira dela:
Ingredientes:
170 g de arroz Carolino Bom Sucesso
1,5 l de leite gordo
250 g de açúcar
1 noz de margarina (Vaqueiro)
1 pitada de sal
2 copos de água
raspa de 1 limão
canela para polvilhar
Preparação Tradicional:
Leve um tacho ao lume com a água, o sal, a casca do limão e a margarina. Quando começar a ferver, junte o arroz e mexa. Deixe "abrir" o grão durante uns minutos. Entretanto aqueça o leite.
Quando a água tiver evaporado quase toda, junte 1/3 do leite quente. Vá mexendo para evitar que agarre ao fundo do tacho. Junte o restante leite aos poucos e continue a mexer.
Quando estiver quase cozido, junte o açúcar e deixe cozinhar por mais uns minutos, mexendo cuidadosamente para não partir os grãos de arroz.
Retire as cascas de limão, deite numa travessa e enfeite com canela depois de frio.
Retire as cascas de limão, deite numa travessa e enfeite com canela depois de frio.
O arroz Bom Sucesso foi o primeiro arroz que eu vi disponível em pacotes de 500g. É um arroz 100% feito em Portugal (Ribatejo) e sem adição de químicos ao contrário de muitos que são importados.
Mais uma vez, compre o que é português!
22 comentários:
Adoro, mas adoro arroz doce. Por acaso já há algum tempo que não como...Belas fotos.
Que arroz doce magnífico!
Ficou linda a apresentação.
Beijinhos
Que belo arroz doce...devem ser tão bom, até me deu desejos!
beijinhos e bom fim de semana
Que arroz doce divinal. Cremoso tal como eu gosto.
Eu também compro sempre produtos portugueses. Se temos coisas óptimas, porquê comprar importado? Há que dar valor ao que é nosso :)
Bjs
Gosto imenso de arroz doce, e esse ficou mesmo com um aspecto super cremoso, mesmo como gosto :) Devia estar uma delicia!
Beijinhos,
Joana
Como eu gosto de arroz doce! E este está cremoso como eu gosto!
Bjs
Paula
É a segunda vez, no espaço de 5 mins, que vejo uma receita de arroz-doce... it must mean something!
E sim, é preciso comprar o que é português, se bem que compreendo que a ginástica orçamental de algumas pessoas as leve a comprar marcar brancas cuja origem do produto é desconhecida...
Nunca comi arroz doce, mas reconheço que tem um óptimo aspecto :D A comida da avó é sempre deliciosa :D
Beijinhos e bom fim-de-semana :D
A comida da mamã, é sempre a comida da mamã :)
O arroz doce ficou lindo
vou pedir aos meus pais pra me trazerem esse arroz qdo vierem ca. infelizmente eles nao fazem doces, portanto a minha expressao e: nao ha nada melhor que o arroz doce da minha avo :D
Olá Vera,
É mesmo verdade, por mais que tentemos replicar as receitas das nossas mães, o sabor nunca é o mesmo e cá em casa acontece o mesmo. Ficou lindo e super cremoso este arroz doce!
Beijinhos grandes e bom fim de semana,
Lia.
Como te entendo,não há arroz como o da minha avó,nenhuma sabe como aquele.
E há coisas que a minha mãe faz que os meus filhos deliram e queixam se "que a mãe não faz isto em casa"!!!Mentirosos!!!
A comidinha da avó é sempre especial....
Este arrozinho lembra o da minha bem branquinho e cremoso!
Bjoka
Rita
Eu também não esqueço a aletria da minha mãe :). Não ha mãe como a nossa!!
Há um selinho para ti no meu blog!
Beijinhos
Tem um aspeto delicioso e cremoso.
Bom fim de semana, Susana
Nunca fiz arroz doce. Não é muito habitual aqui para os meus lados.
Mas ando com vontade de experimentar. Vou usar esta receita que, além do óptimo aspecto, tem garantia, já que é uma "receita da Mãe".
Depois conto como ficou.
Aproveito para colocar uma questão em relação à MFP. Sou uma iniciada no que ao pão respeita. No entanto, em geral, tenho-me saído bem. Tudo se torna fácil com a partilha de receitas, truques e dicas que encontro aqui e noutros blogs.
No entanto continuo com um problema com a MFP, quando uso programas completos que terminam com o pão cozido tenho imensa dificuldade em desenformá-lo. Porque será? Deve estar a falhar qualquer coisa. Normalmente tiro-o logo que acaba a cozedura.
Parabéns pelo seu blog.
MJ
Há segredos que a receita nunca explica. A mão de quem faz e o que nos liga a essa pessoa não é de somenos importância. Não há como o arroz doce da mãe! É consolo numa tigela e panaceia para (quase) todos os males. :)
Um beijo e bom fim-de-semana*
Para mim tudo reside no carinho e nas memórias desde crianças, há coisas e sabores que nos prendem a quem somos e às nossas origens e família. Tudo tem ligação, desde a pessoa que prepara uma refeição com amor para nós :)
E eu adoro arroz doce, é aquela comida/doce de conforto, sempre presente e que me acalma por dentro, deixando um sorriso por fora :) Morninho com canela, não há nada melhor. Beijinhos.
Gosto imenso de arroz doce, mas ainda quente.
É uma tentação!
É normal por causa das pás que ficam no interior do pão. Mas ajuda um bocadinho untá-las com óleo.
Obrigada e espero que ajude ;)
Mas que óptimo aspecto! :)
Eu ainda estou na fase de que a cada comida dos outros é melhor. :DDD
Jota
http://searchncook.blogspot.pt/
Para mim não há melhor que o arroz doce da minha mãe!!!
Esse ficou bem cremoso!!
Bjocas
Hmm adorei.. comia agora uma tacinha! bem bonito que ficou!
Enviar um comentário