Levantar cedo e roubar um bocadinho do tempo só para mim. Adoro estes minutos em que planeio mentalmente o meu dia, seja enquanto estou debaixo da água do duche ou termino de preparar o pequeno-almoço dos guerreiros. Rendi-me às evidências e prefiro levantar-me antes do primeiro galo da vizinhança do que andar numa corrida e sem margem de manobra para as eventualidades que há sempre pela manhã. Já diz a famosa Lei de Murphy, se alguma coisa pode correr mal, correrá mal.
Se o dia começa tranquilamente, a probabilidade de terminar sem dores de cabeça é subtancialmente maior e assim consigo que o pouco tempo que temos juntos pela manhã seja de qualidade. Tenho tempo para prolongar o abraço de mimo do mais pequeno sem fazer uma coisa que me partia o coração... Dizer-lhe:
- "Vá, despacha-te que agora não temos tempo...". Como é possível dizer isto? Fazer isto?
Pois... mas era o que me acontecia, confesso, quando fazia tudo a correr pela manhã... Chega! Agora é aproveitar todos os beijinhos e abraços, independentemente de ter que entrar no trabalho às 8h, às 10h ou apenas à tarde... Viver um dia de cada vez como se fosse o último e despedir-me deles com tempo e a pensar apenas nesse momento.
Para o jantar, mais uma vez a escolha vai para um prato rápido e fácil, para não estar muito tempo na cozinha. Lembrei-me de uma receita do Henrique Sá Pessoa, que vi há uns tempos e que combina com este tempo. Para ser perfeita, era com cogumelos colhidos por mim mas este ano ainda não pratiquei este "desporto". Não tendo, usei cogumelos Paris.
Ingredientes:
1 lombinho de porco
1 maçã Golden
cogumelos Paris
1 dente de alho
sal, pimenta
azeite e manteiga
1/2 copo de vinho do Porto
Corte o lombinho em medalhões com aproximadamente um dedo de espessura. Tempere com sal e pimenta. Corte a maçã em gomos e descasque-a.
Coloque um fio de azeite numa frigideira. Com a lâmina da faca, dê uma pancada seca no dente de alho, e junte-o, com a casca, ao azeite.
Deixe fritar durante 2 minutos, para que o azeite ganhe sabor e coloque os medalhões. Deixe-os cozinhar durante 1 ou 2 minutos e vire para cozinhar do outro lado. Quando estiverem dourados, retire-os da frigideira e deixe repousar.
Na mesma frigideira, deite a maçã e junte uma noz de manteiga.
Quando a maçã começar a caramelizar, vire-a e junte os cogumelos cortados aos quartos. Mexa e regue com o vinho do Porto.
Quando os cogumelos estiverem cozinhados, volte a juntar a carne de porco.
Sirva com legumes salteados.
Skillet Le Creuset
6 comentários:
Excelente sugestão!
É sempre tão "difícil" não saber o que cozinhar de forma diferente e rápida...
Obrigada :)
Também quero ir apanhar cogumelos! Posso ir contigo?
Anda!! Fazemos um passeio e um piquenique!
Que bela refeicao!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt
Pois é, às vezes acabamos por fazer sempre as mesmas coisas...
Um beijinho!
Obrigada Susana,
Um beijinho!
Enviar um comentário