13/10/2014

Lombinho de porco com maçã e cogumelos {Hoje para jantar IV}

Levantar cedo e roubar um bocadinho do tempo só para mim. Adoro estes minutos em que planeio mentalmente o meu dia, seja enquanto estou debaixo da água do duche ou termino de preparar o pequeno-almoço dos guerreiros. Rendi-me às evidências e prefiro levantar-me antes do primeiro galo da vizinhança do que andar numa corrida e sem margem de manobra para as eventualidades que há sempre pela manhã. Já diz a famosa Lei de Murphy, se alguma coisa pode correr mal, correrá mal.



Se o dia começa tranquilamente, a probabilidade de terminar sem dores de cabeça é subtancialmente maior e assim consigo que o pouco tempo que temos juntos pela manhã seja de qualidade. Tenho tempo para prolongar o abraço de mimo do mais pequeno sem fazer uma coisa que me partia o coração... Dizer-lhe:
- "Vá, despacha-te que agora não temos tempo...". Como é possível dizer isto? Fazer isto?
Pois... mas era o que me acontecia, confesso, quando fazia tudo a correr pela manhã... Chega! Agora é aproveitar todos os beijinhos e abraços, independentemente de ter que entrar no trabalho às 8h, às 10h ou apenas à tarde... Viver um dia de cada vez como se fosse o último e despedir-me deles com tempo e a pensar apenas nesse momento.

Para o jantar, mais uma vez a escolha vai para um prato rápido e fácil, para não estar muito tempo na cozinha. Lembrei-me de uma receita do Henrique Sá Pessoa, que vi há uns tempos e que combina com este tempo. Para ser perfeita, era com cogumelos colhidos por mim mas este ano ainda não pratiquei este "desporto". Não tendo, usei cogumelos Paris.
Ingredientes:
1 lombinho de porco
1 maçã Golden
cogumelos Paris
1 dente de alho
sal, pimenta
azeite e manteiga
1/2 copo de vinho do Porto

Corte o lombinho em medalhões com aproximadamente um dedo de espessura. Tempere com sal e pimenta. Corte a maçã em gomos e descasque-a.
Coloque um fio de azeite numa frigideira. Com a lâmina da faca, dê uma pancada seca no dente de alho, e junte-o, com a casca, ao azeite.
Deixe fritar durante 2 minutos, para que o azeite ganhe sabor e coloque os medalhões. Deixe-os cozinhar durante 1 ou 2 minutos e vire para cozinhar do outro lado. Quando estiverem dourados, retire-os da frigideira e deixe repousar.
Na mesma frigideira, deite a maçã e junte uma noz de manteiga.
Quando a maçã começar a caramelizar, vire-a e junte os cogumelos cortados aos quartos. Mexa e regue com o vinho do Porto.
Quando os cogumelos estiverem cozinhados, volte a juntar a carne de porco.
Sirva com legumes salteados.
Skillet Le Creuset

6 comentários:

ziripiti disse...

Excelente sugestão!
É sempre tão "difícil" não saber o que cozinhar de forma diferente e rápida...

Obrigada :)

Ondina Maria disse...

Também quero ir apanhar cogumelos! Posso ir contigo?

Vera Ferraz disse...

Anda!! Fazemos um passeio e um piquenique!

Su Delícia disse...

Que bela refeicao!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Vera Ferraz disse...

Pois é, às vezes acabamos por fazer sempre as mesmas coisas...
Um beijinho!

Vera Ferraz disse...

Obrigada Susana,
Um beijinho!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU