08/11/2013

Fim de semana em Bragança [Cozinha de Ensaio - Norcaça 2013]


No passado fim de semana, fui até Bragança para participar na Norcaça, Norpesca & Norcastanha,  uma feira internacional onde é possível encontrar dos melhores produtos de Trás-os-Montes. 
Não conhecia Bragança e só posso dizer que foi uma surpresa muito boa. A cidade é linda, tem um castelo magnífico [que o principezinho adorou] e só tenho pena de não ter tido mais tempo para apreciar esta beleza com calma. 
Quer isto dizer que vou voltar! 
Esta foi a 12ª Edição da Norcaça e este ano teve uma novidade, um concurso, Cozinha de Ensaio, onde participaram 8 bloggers, com três provas individuais e uma de grupo, em que nos foi pedido que confecionassemos pratos com vários produtos tradicionais daquela zona como alheira de caça, azedos, passarinhos, perdiz, cogumelos, coelho bravo, truta e castanha entre outros.
O grupo era fantástico: eu, a Sandra do Marmita, a Maria João do Clavel's Cook, a Naida do Frango do Campo, o Rodrigo do Foodie.pt, a Olívia do Alquimia dos Tachos, a Cristina do Olhapim e a Isabel do Cinco Quartos de Laranja.
Sem dúvida que este foi um fim de semana enriquecedor. Saí de Bragança com um kilo a mais [por ali come-se e bebe-se mesmo muito bem!], com uma injeção de cultura tradicional [em modo o que é nosso é que é bom!] e com duas mãos cheias de amizades! Muito riso, nervoso miudinho [com direito a cabidela de dedo], gargalhadas, boa disposição e gente boa no coração!
Pode ver os vídeos das várias provas de petiscos, coelho bravo  e perdiz . Os júris foram o simpático Chef Luis Barradas, a escitora Fátima Moura e o cantor/chef Miguel Gameiro. 
 O fim de semana foi tão intenso que mal tive tempo de tirar fotografias. Fica uma pequena amostra dos pratos que fiz: Cogumelos recheados com azedo,  Tordos fritos com alcaparras, Tapas de alheira de caça e ovo e a última fotografia é do prato que eu e a Marmita fizemos na prova de grupo, uma sobremesa composta por uma Sopa doce de castanha com uns folhados de maçã e caramelo, que, modéstia à parte, estava de comer e chorar por mais!
Mais tarde volto para falar de alguns produtos que trouxe de lá!

7 comentários:

Maria João Clavel disse...

Uau!!!!! Adorei a tua reportagem. Super completa. E os teus pratos eram todos fabulosos. Amei!!! Foi óptimo estar ctg lá, foi fantástico mesmo este grupo. Beijinhos grandes

frango do campo disse...

e que belo fim-de-semana :) valeu acima de tudo o "conbíbio", os almoços e jantares sempre muito animados :) o que é preciso mais hehe ao menos tu ainda tens umas fotos lol eu nem tempo nem vontade para fotos tive, lol parece mentira :) beijinhos**

Su Delícia disse...

Que belo fim de semana!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

SBMA disse...

Hummm!!! o ar delicio dos pratos só podem antever o salivar dos convivas. Ficamos a espera de mais pormenores.
ABS

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Excelente post, que reporta de uma forma fantástica o quão divertido deve ter sido participar neste evento. E ainda para mais com produtos tão nossos, tão saborosos. Deve ter sido uma experiência fantástica. Parabéns a ti, Vera e também aos restantes participantes. ;)
Beijinho.

Ondina Maria disse...

Quando fores a Bragança, vou contigo!

A. Cristina Lebre // Olhapim disse...

Vera,

Foi um prazer estar contigo em Bragança.
Genial a tua tacinha, que o meu defeituoso dedo partiu ( bahhhh). Mas ainda assim, estava delicosa a sobremesa.
Obrigada pela companhia e partilha!
Um beijinho
Cristina Lebre

P.S Eu não vi nada de Bragança!!E a camera fotografica nem a usei!!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU