19/11/2020

Coroa de maçã na lata {Presentes de Natal}

 

Tudo tem um lado bom. E se não fossemos obrigados a abrandar por uma força maior, grande parte de nós não estaria já a preparar o Natal. Com tempo e a tranquilidade que este nos traz, tudo parece mais fácil. Esta sugestão já não é nova mas o frasco de recheio para tarte de maçã que fiz na semana passada estava mesmo a pedir uma coisa destas! A massa é uma espécie de brioche, com um toque delicioso de vinho do Porto e raspa de laranja a fazer lembrar o bolo Rei. O engraçado disto é que é feita já na lata onde vai ser oferecida, não havendo cá problemas de tamanho. Como se costuma dizer, encaixa que nem uma luva!
Na dúvida de como será o Natal com tudo isto que está a acontecer, todos os dias são bons para mimar quem gostamos e esta caixa irá surpreender de certeza!
 
Massa:
450 g de farinha T65
3 gemas
50 g de açúcar refinado
1 c. chá de sal
150 ml de leite morno
50 g de manteiga sem sal
1,5 c. chá de fermento de padeiro granulado
raspa de 1 laranja
2 c. sopa de vinho do Porto
1 gema + 1 c. chá de água para pincelar
 
No recheio usei este para tarte de maçã, que podem ter pronto a usar para um presente de última hora, mas podem usar frutos vermelhos, compota, nutella, maçã, canela e açúcar ou até... enchidos para uma versão salgada que acompanha na perfeição uma garrafa de vinho.

Método:
Misture o leite morno com o fermento. 
Na taça da batedeira junte o sal, o açúcar, a manteiga derretida, o vinho do Porto e o leite com o fermento. Junte as gemas batidas e a raspa da laranja. Misture.
Acrescente a farinha e amasse bem.
Coloque a massa numa taça polvilhada com farinha, tape o recipiente e deixe levedar durante 1 hora ou até duplicar do tamanho.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo da massa, formando um retângulo.
Espalhe o recheio com uma espátula.
Enrole como se fosse uma torta, corte ao meio longitudinalmente, sem chegar à ponta e entrance.
Depois de enrolada, transfira-a cuidadosamente para a caixa. 
Pincele com a gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 45 minutos. 
Retire e confirme que está bem cozido no centro e por baixo. 
Deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó, coloque a tampa da caixa. 

Se tiver dúvidas no processo de enrolar, pode espreitar o post do Twist roll de maçã ou este vídeo.

Não se esqueçam e se partilharem nas redes sociais, juntem a hastagg #hojeparajantar







6 comentários:

Anjo-de-Mel disse...

Eu costumo sempre preparar o Natal com alguma antecedência e este ano não será excepção :) Em anos passados fiz o bolo de natal da lata, mt bem recebido por quem o provava, mas gosto mt mais desta tua sugestão, até para fazer p degustar em casa :) Bjinhos e bons preparativos natalícios :)

Vera Ferraz disse...

Obrigada! Beijinhos

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ficou com um aspeto delicioso o pai natal também pode passar cá por casa com uma dessas latinhas que eu não me importo nada :)
beijinho

Ana Gonçalves disse...

Olá Vera. Esta coroa tem um aspeto delicioso, e a ideia da caixa é genial. Tenho uma questão, a caixa é daquelas normais que se compram para as bolachas? Pode ir ao forno sem qualquer problema?
Beijinho :)

Vera Ferraz disse...

Pode ir ao forno sem problema, já fiz várias vezes!

Vanda Antunes disse...

Olá! Adorei a ideia e vou experimentar, mas tenho uma dúvida... o tamanho da minha caixa parece ser mais pequena que a sua... a receita devo fazer por metade? Qual o tamanho da caixa que usa?a minha tem 14 cm de diâmetro. Obrigada

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU