30/07/2020

Massada de peixe


Sou fã de receitas de tacho! Suja-se menos loiça e durante a semana todos os minutos são preciosos! Os fins de semana têm sido passados na aldeia e tento aproveitar os dias de semana para organizar a casa. A verdade é que apesar da Maria já ter regressado ao infantário [para enorme felicidade dela] o tempo parece voar na mesma... Há sempre coisas a fazer em casa, compras, roupa, limpeza... Enfim, basta querer, como diz a minha Mãe... Nem sempre consigo ir fazer uma caminhada mas sempre que possível lá vamos nós, eu e o rapaz. Por isso, tento escolher almoços que não exijam muito tempo na cozinha e jantares leves e frescos, como tenho partilhado no Instagram.
Este almoço não estava na ementa mas isto das redes sociais é mesmo assim e uma pessoa vê uma coisa aqui e outra ali e acaba por ir tirando ideias! Vi no instagram da LeCuine.pt uma caçarola de massada de peixe  que a Ana Filipa partilhou e não resisti. Cá em casa somos fãs de massa e a massada de peixe é um prato que fazemos muitas vezes. Aqui no blogue já partilhei a nossa Massada de bacalhau e uma Sopa de peixe cremosa, mas nunca é demais, mais que não seja, para relembrar. Quantas vezes deixamos de fazer certas receitas, só porque caíram no esquecimento?

Diz a Mãe Fernanda que em tempo de tomate não há más cozinheiras e é bem verdade! Facilmente qualquer receita fica mais saborosa, só porque usamos tomate verdadeiro, cheio de sabor e colhido no ponto certo.

Ingredientes para 4:
4 postas de peixe (usei maruca e pescada)
1 tomate grande, bem maduro
1 cebola
1 dente de alho
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
azeite
2 folhas de louro
1 raminho de salsa
massa de cotovelos

Coloque o tacho ao lume e deite o azeite. Junte a cebola e o alho picados, o tomate sem pele nem sementes (aproveito as sementes todas destes tomates enormes que colhi na horta) e os pimentos cortados aos cubos. Adicione as folhas de louro e deixe refogar em lume brando, com o tacho tapado, durante 10 minutos. Mexa de vez em quando para não agarrar.
Adicione um pouco de água e junte o peixe. Tempere com sal e deixe cozer durante 10 minutos.
Retire o peixe e reserve. Retire as folhas de louro e triture o caldo.
Acrescente a água necessária para cozer a massa.
Retire as espinhas e pele ao peixe e parta em pedaços um pouco mais pequenos.
Retifique os temperos da massa (eu gosto de juntar um pouco de malagueta) e por fim adicione o peixe.
Sirva decorado com salda picada.

As minhas panelas velhinhas são usadas diariamente e são da Le Creuset!


1 comentário:

São Ribeiro disse...

Que comidinha tão boa, um jantar perfeito.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU