21/04/2020

Bacalhau no Forno à Antiga

Fazer de cada almoço de domingo uma celebração. É isso que temos tentado fazer cá em casa para não cairmos no marasmo que este confinamento tende a trazer. Uma mesa bonita, flores da Horta da Maria, a ementa escolhida com tempo, com direito a entrada e sobremesa.
Não consigo ser assídua em blogues nem contas de instagram ou facebook [com muita pena minha] mas há dias passou-me pelos olhos, num scroll apressado, uma receita de bacalhau que me trouxe lembranças boas, daquelas que aconchegam o coração. Um tabuleiro de bacalhau como antigamente, daqueles almoços de família que habitam as minhas memórias junto dos meus eternos Avós. 
Saudades. As Saudades são aquele sentimento que mais nos assola ultimamente. Saudades do que tínhamos por garantido, como o abraço de quem mais gostamos, dos gestos que fazíamos inconscientemente e que por estes dias nos fazem pensar antes de agir. Por outro lado, a minha realidade não me permite esquecer que temos que dar graças e celebrar o estarmos em casa, na nossa casa com os nossos. Não me canso de dizer que há quem não o possa fazer por vários motivos e é por isso que celebrar à mesa continua a ser uma das coisas que mais gosto de fazer!

Ingredientes:
3/4 postas de bacalhau, de preferência do lombo
3 cebolas
1 pimento vermelho médio 
1 pimento verde médio
5/6 dentes de alho
4 folhas de louro
6 batatas grandes 

pimentão doce
pimenta
sal
azeite q.b.
salsa fresca
azeitonas

Descasque as batatas, corte-as às rodelas e coza em água temperada com sal (se usar batatas novas, pode cozê-las inteiras com a pele e depois cortar às rodelas).  
Num tabuleiro de ir ao forno, deite azeite q.b e uma camada de cebola às rodelas, as folhas de louro e  os dentes de alho inteiros, ligeiramente esmagados com a faca.
Por cima, ao centro, disponha as postas de bacalhau. Por cima de casa posta de bacalhau, coloque rodelas de cebola, e dos pimentos vermelho e verde. Em volta coloque as batatas cozidas e cortadas às rodelas. Regue com mais um pouco de azeite.
Tempere com pimentão doce e pimenta e leve ao forno pré aquecido a 190ºC, durante 40 minutos, dependendo do forno. Regue ocasionalmente com o azeite do assado.
Sirva com salsa fresca por cima e azeitonas.


1 comentário:

Anjo-de-Mel disse...

Uma bela receita acompanhada duma não menos bela mensagem :) Bjinhos :)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU