24/04/2020

Pastéis de nata

Tábua de servir Le Creuset. Parceria Lecuine.pt
Ficar em casa.
Arranjar vontade de não  desistir e aceitar que não somos perfeitos como nos fazem acreditar. Não somos os filhos perfeitos, os pais perfeito ou os companheiros perfeitos. Todos estamos na mesma situação [embora em circunstâncias diferentes] e a culpa não é de ninguém. Há dias mais difíceis mas acredito que atrás das nuvens cinzentas está um imenso céu azul e apenas temos que esperar que o vento as afaste para longe. Temos que continuar a manter o isolamento social e respeitar a distância de segurança para não deitar a perder todo o tempo que já estivemos longe da nossa família e amigos. 
Enquanto não chega o momento de sentar numa qualquer esplanada a saborear um pastel de nata e um café, em boa companhia e sem pensar no inimigo invisível, matamos as saudades com uma fornada destes pequenos em casa!
Fui buscar a receita a um dos grupos de facebook que mais tenho visitado, criado pela Olívia [que é uma das cozinheiras que mais admiro] e adaptei-a. O resultado pode não ser perfeito mas que deu para matar as saudades, deu!


Ingredientes para 24:

2 embalagens de massa folhada fresca retangular
250 g de açúcar
6 gemas de ovo L
60 g de farinha T55 sem fermento
500 ml de leite
250 ml de água
1 casca de limão (apenas a parte amarela)
1 pau de canela

Estique cada placa de massa folhada sobre a banca e depois enrole formando um rolinho.Corte rodelas de 2 cm. Coloque cada rodela de massa de pé, no centro da forma (se não tiverem formas de pastéis de nata, usem as formas normais de queques). Com os dedos humedecidos, forre a forma deixando uma borda de massa. O fundo da forma deve ficar grossinho para o creme não cair depois.
Leve ao frigorífico cerca de 10 minutos, enquanto faz o recheio.

Recheio:

Preparação tradicional

Calda: Leve ao lume num tacho, o açúcar e a água. Mexa para dissolver e deixe ferver. Deixar chegar ao ponto pérola (aproximadamente 3 minutos)

Creme: Deitar a farinha num copo e dissolver com um pouco de leite, mexendo bem para não deixar ficar grumos. (se correr mal, passem esta mistura pelo coador). Juntar uma parte do leite, mexer bem e levar ao lume com a casca de limão e o pau de canela. Deixar levantar fervura e começar a engrossar e acrescentar o restanta leite.

Deitar a calda de açúcar, em fio, por cima deste creme de leite e mexer vigorosamente com uma vara de arames. Deixar arrefecer durante 10 minutos.

Deitar as gemas numa taça e mexer com um garfo. Juntar o creme de leite e mexer bem. Retirar as cascas de limão e o pau de canela e encher as formas até 2/3 da sua capacidade.

Pré-aquecer o forno durante 20 minutos a 250ºC.
Levar os pastéis de nata a cozer durante 15/20 minutos.

Preparação na bimby:

Calda: Coloque o açúcar e a água e programe temperatura varoma/ 6 minutos. Reserve.

Creme: Deite a farinha, o leite e programe 40 seg/ vel. 4
Coloque a borboleta, junte a casca de limão e o pau de canela e programe temp. 90/ 10 min/ vel. 1 1/2
Deixe arrefecer 10 minutos, retire a borboleta e junte a calda em fio, 2 min/ vel 2.
Junte as gemas em fio 2 min/ vel.2

Retirar o pau de canela e a casca de limão e encher as formas até 2/3 da sua capacidade.

Pré-aquecer o forno durante 20 minutos a 250ºC.
Levar os pastéis de nata a cozer durante 15/20 minutos.

1 comentário:

Anjo-de-Mel disse...

Ficaram bem apetitosos! Também já não como há algum tempo e há mais tempo q ñ faço a versão caseira… Quem sabe, um destes dias :) Bjinhos e muita força!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU