No meu livro de receitas mora uma receita de marmelada gulosa, de tom pálido a contrastar com o encarnado da marmelada tradicional. Tal como a sua cor, a textura também é bem distinta, mais cremosa e macia e o sabor ligeiramente mais suave.
Ao fim de uns dias a descansar à janela, forma-se na sua superfície uma camada fina e estaladiça de açúcar, que se derrete na boca. Fiquei rendida a primeira vez que provei esta marmelada.
Agora que começamos a pensar no Natal, é um miminho delicioso para oferecer a alguém especial!
Ao contrário da marmelada tradicional, não é preciso ter aquele trabalho difícil de descascar os marmelos porque estes são cozidos inteiros.
Ingredientes:
1 kg de marmelos ligeiramente verdes (peso depois de descascados)
2 kg de açúcar
500 ml de água de cozer os marmelos
Lave os marmelos e coloque-os numa panela. Cubra-os com água e leve a cozer.
Retire os marmelos com a ajuda de uma escumadeira e deixe-os arrefecer um pouco, até os conseguir descascar e retirar as sementes.
Passe os marmelos descascados por um passe-vite (ou num processador de alimentos) e reserve.
Num racho, deite o açúcar e a água de cozer os marmelos.
Leve ao lume brando até formar ponto de bola mole. Se tiver um termómetro, é nos 129ºC. Se não tiver um termómetro, faça como eu, e mergulhe a colher com um pouco de açúcar num copo com água bem fria até conseguir formar uma bola mole com a calda que vai na colher.
Retire do lume, junte o puré de marmelo e envolva bem com a calda. Se for necessário, use a ajuda da varinha mágica.
Deite a marmelada em tigelas e deixe descansar ao ar durante uns dias.
2 comentários:
Que fotografias gulosas
bjns
Que delícia, a minha mãe faz marmelada todos os anos, mas teima em fazê-la na panela de pressão (nada contra), mas sai sempre queimada XD ela é a criadora da marmelada fumada XD hehe essa tem mesmo um aspecto delicioso :D
Enviar um comentário