Adoro receber livros. E claro, adoro receber livros de culinária. Novos ou usados, mas estes ultimos, têm um especial valor quando vêm da parte de alguém que já os usou muito mas infelizmente já não consegue usar. Falo de alguns livrinhos que "herdei" de uma amiga querida, da Dona Emília. Os anos já não a deixam ter a agilidade de outros tempos e curiosamente o fogão foi trocado pelo computador. Cá para nós, acho que ela agora "cozinha" muito mais mas outra forma. E foi num livro oferecido por ela, da Vaqueiro, daqueles que têm a lombada com argolas, que vi e percebi a melhor maneira de se fazer lombo de porco sem ficar seco.
O truque passa por fritar o lombo num tacho antes de o levar ao forno. Esta fritura vai fazer com que o lombo ganhe uma crosta em toda a sua superfície e não deixe fugir os sucos contidos no seu interior. Por outro lado, se optarmos por terminar de o cozinhar no forno, a uma temperatura baixa, vai ficar macio e suculento.
Ingredientes:
1 peça de lombo
sal e pimenta q.b.
rodelas de laranja (opcional)
15 g de margarina (Vaqueiro) por cada 100 g de carne
1/2 cebola
2 tomates maduros
1 fio de azeite
1 folha de louro
Preparação:
Tempere a carne com sal e pimenta q.b..
Num tacho de fundo espesso (importante para que nem a margarina nem a carne se queimem), coloque a margarina. Deixe-a derreter até começar a ganhar espuma.
Assim que a espuma comece a desaparecer, a margarina vai começar a alourar ligeiramente e é nesta altura que se deve colocar a carne no tacho.Vire a carne de todos os lados, com a ajuda de uma espátula e não de um garfo. Não se deve picar a carne para que não liberte os seus sucos.
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Prepare a base para o assado, colocando no recipiente de ir ao forno a cebola picada, o tomate pelado e cortado em pedacinhos, a folha de louro e o azeite. Transfira a carne para o recipiente, coloque por cima a laranja e leve ao forno durante 2 horas e meia.
A carne fica macia e muito suculenta. Vale a pena experimentar!
25 comentários:
Vou experimentar, sem dúvida :D
Beijinhos e tem um óptimo dia :D
Que belo lombinho!
beijinhos
Se há coisa que adoro é lombro de porco assado no forno, aqui em casa da minha mãe ela tem um forno a lenha, antigooooooo!! onde coze o pão, faz os assados.. etc etc.. então lombo com uma batatinha assada hum hummm!!
Este tem otimo aspecto...
Bom truque! ficou com óptimo aspecto :)
Já tinha visto esse truque, precisamente nas coisas da vaqueiro que herdei da minha mãe. Mas confesso que não somos casa que consuma lombos assados. Não sei porquê... Ainda não temos a tradição do almoço de domingo...
Obrigada pela partilha da dica. Quando fizer lombo vou seguir esta ideia.
Beijinhos
Eu tenho desse livros da vaqueiro tem receitas muito boas.
Já cheguei a fazer assim o lombo e realmente não fica seco.
O teu ficou uma delicia.
bjs
Gosto imenso de lombo assado! Certamente que viu experimentar :)
Um grande beijinho
A minha mãe tem esses livrinhos de argolas...xiii o que eu os folheei...Tenho de lhos pedir,eheheh...
Este truque é óptimo e para a próxima experimento!!!
Ficou um belo lombo!!!
Bjoka
Rita
Sigo o seu blog de que gosto muito. Fiz tentáculos de pota à lagareiro há pouco tempo.Segui a sua sugestão, ocngelei a àgua da cozedura e uns pedacinhos de tentáculos da parte mais larga e adaptei a sua receita de risoto de grelos com pota. Muito bom.
Sem querer ser desagradável e quanto ao lombo de porco tem na verdade um aspecto óptimo. Mas na foto em que está cortado parece-me que o fatiou ao contrário. Sendo fatiado no sentido do "fio" da carne ficaria ainda mais suculento e apetitoso.É apenas uma sugestão o que eu aprendoo aqui e noutros blogs que sigo é imenso comparado com o que sei.
M.J.
Olá M.J.!
O problema maior foi ter usado uma faca de serrilha :(
Mas garanto que ficou suculento!!
Obrigada pelo comentário, nem que fosse uma crítica, desde que construtiva, são sempre bem vindas :)
Abraço!
Esse livro deve-te ser muito querido então, e essa senhora deve ser um amor! Não é todos os dias que nos oferecem assim uma coisa com amor e carinho :) Esse lombo realmente parece ter ficado optimo!!! Beijinho.
Vera,
Que aspecto divinalllllllllllllll ;)...Só de ver faz crescer água na boca :)... Bjokas
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Ai que delicia! Até me cresceu água na boca! :)
Levo uma fatia comigo. Pode ser?
Beijinhos;
Aurea Sá
Ficou com um aspecto divinal e mesmo apetitoso!
Beijinhos e bom fim de semana
Paula
vou fazer hoje para o jantar ,vamos ver como vai ficar o meu "igual" espero...
Muito bom Aprovado
Sim, esse processo de levar uma fritura antes chama-se "selar" a carne. Mas se queres lombo muito macio facilmente é comprar lombinhos em vez de lombo. Eu já não quero outra coisa. Ficam maravilhosos.
duas horas e meia no forno?não há luz a borla ca em casa!!!
A temperatura do forno é sempre 150ºC durante todo o tempo?
Tenho de fazer assim, fica sempre seco e rijo o que faço
obrigada pela partilha
Maria
Forninho a lenha é outra coisa ;)
Fiz hoje para o jantar!Ficou divino.Obrigada pela dica! Um Feliz e Maravilhoso Ano para você e toda tua família com muita SAÚDE e PAZ!
Ficou lindo o lombo, tenho mesmo que experimentar! parabéns! bjs
http://www.iguaria.com/
Com um termómetro de cozinha (bem barato, à venda online), quando o lombo, no seu interior, chegar a 72ºC está assado e suculento. Ao contrário de antigamente, com um termómetro somos todos excelentes assadores, porque sai tudo no ponto exacto.
Enviar um comentário