27/09/2017

Rabo de boi {simples, mas tão bom!}

As cores do outono deram sinal de si. Devagarinho as árvores vestem-se de castanho alaranjado e as noites e manhãs ficam muito mais frias. O verão foi mesmo embora.
Nós já entrámos na rotina, nesta nova roda vida, com a Maria na sala dos meninos de 1 ano e o Afonso no 5º ano. Tenho que me disciplinar e cumprir o que planeio semanalmente para não começar o dia em stress.
O meu dia começa bem cedo (pouco depois das 6h) e dá tempo para me arranjar, terminar de preparar os lanches e marmitas que já ficaram adiantados do dia anterior, servir os pequenos almoços e pouco mais. Mando lanche alternativo para a Maria nos dias em que servem Milupa, Cerelac ou Nestum, nos restantes, a escola garante iogurte natural em alternativa aos iogurtes de aroma e de bebé. Com o Afonso, é que é uma luta inglória porque o bar da escola tem ofertas tão "saudáveis" como chocolates, bolos, sumos e afins. Um dia destes que fui à escola no horário do almoço e vi uma menina a comer um bolo (supostamente teria almoçado há pouco tempo). Não era suposto as escolas terem opções saudáveis para os miúdos?? Porque não têm bolo caseiro à fatia, pão e fruta? É que assim torna-se tão difícil fazer cumprir a regra "ir ao bar apenas para comprar água"...Vocês como fazem? Qual a estratégia para que eles cumpram e não se empanturrem de porcarias? Não é nada fácil...
Mas falando de coisas boas, desta receita maravilhosa, que me faz lembrar as viagens ao sul de Espanha, a Cordoba mais propriamente. Se já comeram, sabem como é maravilhoso. A carne fica suculenta e macia, irresistível! Façam porque não é nada difícil!
 
Ingredientes (serve 6):
2 rabos de boi partidos aos pedaços
2 cenouras grandes
1 cebola grande
4 dentes de alho
4 tomates bem maduros
2 folhas de louro
2 ramos de tomilho
3 copos de vinho tinto
sal marinho
pimenta moída na hora
azeite q.b.
farinha q.b.

Tempere o pedaços de rabo de boi com sal e pimenta.
Passe cada pedaço por farinha e reserve.
Num tacho largo, deite um pouco de azeite de modo a cobrir o fundo do tacho e frite os pedaços de rabo de boi de todos os lados. Reserve.
No mesmo azeite, refogue a cebola picada durante uns minutos, até ficar macia, juntamente com o alho e o louro. Junte o tomate sem pele nem sementes e cortado aos pedaços pequenos. Acrescente a cenoura cortada em pedaços de meio cm de espessura (para que não fiquem desfeitas) e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos.
Junte a carne, o tomilho e o vinho e deixe cozinhar em lume brando, durante 2 horas. Verifique os temperos.
Sirva a acompanhar com batata cozida.


3 comentários:

São Ribeiro disse...

Comprei um rabo de boi pois acho que o meu marido vai gostar, acabei por congelar depois de ver varias receitas e nenhuma me agradar.
Faz-me confusão o tempo que leva a cozinhar , mas vai ser mesma esta a receita que vou fazer.
Gostei muito do aspecto.

Vera Ferraz disse...

Experimenta mesmo! Eu sou suspeita mas é delicioso! O tempo é muito, é verdade, mas vale a pena!!
Um beijinho!

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Gosto tanto. Só chateia o tempo de cozedura, mesmo.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/queques-de-abobora-e-coco.html

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU