15/09/2015

Salada de queijo azul e figos com molho de Vinagre Balsâmico branco Gallo, mel e vinho do Porto

Os dias têm sido mais cinzentos do que desejamos para setembro. Há quem ainda esteja de férias  enquanto outros vão lentamente regressando à rotina. 
É verdade que as saladas sabem melhor nos dias quentes mas o final do verão traz estes figos maravilhosos que transbordam sabor, os figos pingo-mel. Estes pequenos dão sabor aos meus pequenos almoços e lanches numa tradição tão nossa [lembro-me de os comer com uma fatia de broa acabada de tirar do forno, com os avós, desde pequenina] e são o contraste perfeito para o sabor intenso e levemente picante da rúcula. 

Numa sinfonia de sabores, intensos quanto baste, esta salada não é para meninos! É para os amantes de sabores intensos porque nenhum dos ingredientes é para brincadeiras. O molho vem fazer a ligação de tudo, com os vários elementos a conseguirem uma harmonia espantosa. O vinagre escolhido, claro que só podia ser o Balsâmico Branco Gallo, pelo seu aroma frutado e equilíbrio de amargo. Vale a pena experimentar, até porque se faz num piscar de olhos. Assim tenha os ingredientes todos na despensa! Porque se for como eu, o mais provável é os figos não duraram muito na fruteira. Se é o caso, não se atrapalhe porque esta salada fica muito boa usando pêras.
Deverá ter em conta que o vinagre balsâmico deve apenas ser acrescentado ao molho depois deste estar frio pois com o calor, este vinagre perde algumas das suas características sensoriais. 
Esta é a terceira e última receita desenvolvida em parceria com o Azeite Gallo
Podem ver a receita completa  aqui.

3 comentários:

Su m disse...

O que eu adoro saladas com queijo azul... uma verdadeira perdição :)

Lia Lemon and Vanilla disse...

Adoro tudo nesta salada querida Vera!!!
Um beijinho,
Lia

Mar disse...

Gostei muito das tuas hipóteses para estes vinagres, Verinha. Nesta última, terei de trocar o queijo azul por outro mais inofensivo. Limitação minha. Só consigo suportar um desses queijos, um asturiano, chama-se Cabrales e deve ficar mesmo bem, nesta tua receita.

E fico orgulhosa destas tuas coisas como se te conhecesse há que tempos:) Um beijo grande!

Mar

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU