A minha pergunta de hoje é "Será que o sol vem para ficar?" e nos vai permitir abrir as janelas de casa, sair à rua sem casaco, planear passeios e piqueniques ou ir à praia sem receio? Espero tanto que sim. O sol dá-me aquela energia extra que nenhum café me traz e este ano está em falta! Os meteorologistas dizem que vêm aí 10 dias de sol. E depois? Chuva novamente?? É que por essa altura vou eu rumo ao sul e espero que a chuva vá pregar para outras paragens! Mas fora o mau agoiro, hoje está sol e vamos pensar nisso como uma verdade absoluta. Hoje vou planear um piquenique para o paóximo domingo, com miúdos a correr, mantas estendidas no chão e muitos petiscos e coisas boas na cesta. Estes palmiers podem ser um desses petiscos porque são deliciosos e agradam a todos (os adultos, claro!). Para os mais pequenos pode ver as sugestões que fiz neste post.
Esta receita é uma das que já ensinei vezes sem conta em workshops de Entradinhas e Fingerfood. É uma receita adaptada da Lorraine Pascale, que vi uma vez num programa e que me deixou logo com vontade de ir para a cozinha. Fiz e adorei!
Desta vez, a receita foi apresentada em Proença-a-Nova e quem assistiu confirmou que é realmente fácil de fazer. A única dificuldade pode estar em encontrar alguns dos ingredientes como a massa folhada fresca que deve ser retangular e eventualmente o tomate seco. Pode usar massa folhada congelada, esticando até obter um retangulo. Neste showcooking usei massa redonda mas a dificuldade em enrolar é maior e o resultado não é o mesmo. As pontas não ficam com massa suficiente e o recheio "foge". A massa folhada do Lidl é a minha preferida. O truque é ter o forno bem quente para que a massa folhe logo e não fique mole.
Ingredientes para 12 aprox.:
1 base de massa folhada fresca retangular (do Lidl ou Continente)
1/2 frasco de tomate seco em óleo
4 ou 5 fatias de queijo de cabra curado
1 haste de alecrim
Estenda a massa folhada, mantendo-a no papel vegetal da embalagem.
Por cima espalhe o queijo cortado aos cubos pequeninos.
Corte o tomate seco e espalhe por cima do queijo.
Retire as folhas de alecrim da haste e pique-as o mais finamente que conseguir.
Espalhe por cima.
Com a ajuda do papel que vem na massa folhada, enrole até metade.
Vire e enrole a outra parte formando dois rolos.
Feche com o papel vegetal e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Desenrole o papel vegetal e corte fatias de 1 cm de espessura.
Coloque as fatias num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno quente (220ºC) durante 12-15 minutos.
Retire e sirva quentes ou frios num piquenique em boa companhia!
Neste showcooking também partilhei a receita de Tâmaras com bacon recheadas com queijo e de um Brownie de chocolate e cerejas absolutamente divinal.
Boa semana a todos!
9 comentários:
Que delícia essa fingerfood! Eu adoro o sabor forte do queijo de cabra e essa combinacao com tomates e alecrim me parece perfeita.
Simples e deliciosos!! Adoro :)
____________________
aculpaedasbolachas.com
Olá Vera:
Primeiro, ando à espera de ver quando é que posso ir assistir a um desses teus momentos de ensinar pessoas a fazer coisas boas:)Têm coincidido sempre com dias em que há coisas marcadas.
Apercebi-me também que nunca usei tomate seco. Fiquei inspirada. Esses três ingredientes parecem ter sido feitos no céu. Obrigada por mais esta partilha.
E vai estar MUITO sol:) Aproveita-o bem!
Um beijo.
Mar
Que sugestão deliciosa! óptima combinação de sabores :)
Beijinhos
http://miascuisinemf.blogspot.pt/
que bela conjugação!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Simples! Como toda a boa comida! Obrigada!
adoro petiscos assim, acho que são super versáteis e muito simples de fazer. E claro, a massa folhada é uma tentação, mas tenho que me conter, lol!
Adorei!
Mais uns folhadinhos que vou experimentar.
http://obolinhodesabado.blogspot.pt/
Hum... que bom ar para as festinhas da criançada. Se não perceberem que é tomate!
Gostei :-)
Beijocas
CláudiaV
Enviar um comentário