No Natal mudamos-nos literalmente para a casa do campo e as minhas viagens à cidade resumem-se a entrar e sair do hospital onde trabalho. Longe das confusões e engarrafamentos dos centros comerciais, das pessoas rudes e com falta de maneiras [que só sabem andar aos encontrões] e principalmente da falta de civismo que há neste altura.
Este ano fica para lembrar a tarde de 24 de Dezembro, com alguns sustos que quase me fizeram saltar o coração [árvores a cair e chuva a entrar pela caixilharia das janelas a norte], juntamente com a luz, que teimava em não estabilizar e que me fez mudar os planos da doçaria para a Consoada. Sabem no que deu? Numa invenção de uns docinhos, a que demos o nome de Miguelinhos, com fios e doces de ovos caramelizados por cima. Maravilhosos!
Hoje, trago uma sugestão para a última noite de 2013. Simples, como é habitual neste blogue, e também como sinal de agradecimento pelo cabaz de produtos Deluxe que o Lidl teve a simpatia de me oferecer. Se eu já era fã desta cadeia de supermercados, acrescentei mais uns motivos para continuar a ser. O cabaz que me chegou, vinha cuidadosamente embalado pela Ajuda de Mãe, e trazia vinho, patés, arroz, pudim, bolachas e este Doce de Pêra e Vinho do Porto, que usei nesta receita e nos Folhadinhos de morcela e doce de pêra. Esta gama de produtos é excecional! Fiquei absolutamente fã desta compota!
Não sou supersticiosa mas uma simpatia nunca fez mal a ninguém! A Romã é um simbolo de prosperidade e dizem que nesta noite se devem comer alguns bagos e guardar as sementes na carteira, já secas, para que não haja falta de dinheiro. Bem, se é verdade ou não, não sei, mas que gosto imenso de romã e que ela estará na nossa mesa, isso é!
Ingredientes:
4 folhas de massa filo
Doce de Pêra e Vinho do Porto
amêndoa picada grosseiramente
manteiga (para pincelar a massa filo)
açúcar em pó
bagos de romã
Preparação:
Torre ligeiramente a amêndoa no forno ou numa frigideira anti-aderente. Reserve.
Estenda uma folha de massa filo, pincele com manteiga, coloque outra por cima e repita a operação com as restantes folhas.
Com a ajuda de uma faca ou cortador de pizzas, corte a massa em quadrados iguais.
No meio de cada quadrado, coloque uma colher de sobremesa de Doce de Pêra e por cima uma colher de chá de amêndoa torrada. Com as pontas dos dedos, puxe os cantos de cada quadrado, apertando-as no centro, de forma a fazer um embrulhinho.
Coloque cada embrulho num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido a 210ºC, durante 10 minutos.
Retire do forno, polvilhe com açúcar em pó e enfeite com sementes de romã.
11 comentários:
e que belos embrulhos para "embrulhar" e dar as boas vindas ao novo ano :) espero que 2014 seja um ano fantástico e que nos voltemos a encontrar ;) hehe beijinhos grandes para ti e para a tua familia**
Excelente sugestão!
Que lindos! Feliz 2014!
Embrulhos bons!! Adoro a massa filo.
Por cá a noite de natal correu bem, mesmo com a falta de luz e a avaria do esquentador! hehe
Mas consegui fazer uns belos docinhos.
Desejo-te um bom ano Vera!
Um beijinho.
Adoro o seu blogue... e as fotos então ;)
preciso de saber onde posso adquirir massa filo???
BAXTALÔ NEVO BERSH 2014!
Ficaram lindos :)
Sou menina para fazer logo à noite! Ehehehe.
Beijinho doce e feliz 2014! Que seja um ano de crescimento e concretizações :)
Passei para te desejar um 2014 cheio de positivismo e de conquistas pessoais!!!Muita saúde acima de tudo e muita energia para poderes concretizar todos os teus desejos...
Bjokas
Rita
A romã também está sempre na nossa mesa :)
Feliz 2014 Verinha, com a esperança de uma visita guiada por Coimbra na tua sempre simpática e deliciosa companhia!
Minha querida antes demais um excelente 2014 para ti e para os teus, cheio de saúde, alegria e sucesso :)
Estes embrulhinhos ficaram fantásticos, a apresentação está um mimo e o sabor deve ser delicioso :)
Beijinhos
Joana
Que embrulhinhos mais queridos... uma delícia. E as cores para decorar! ADOREI.
Feliz 2014 e que todos os projectos que tens se realizem.
Beijinhos
CláudiaV
Enviar um comentário