09/06/2012

Jogos e Brincadeiras para festas infantis

Esta é a parte mais importante das festas de aniversários da criançada. Se a opção é fazê-la e casa ou num espaço sem animação, não podemos deixar esta parte para segundo plano pois a maioria dos miúdos prefere a brincadeira à paparoca!
Assim, é importante colocar musica, balões e grinaldas para animar o espaço e preparar jogos para manter as crianças ocupadas (e evitar que nos destruam a casa!!).

Caça ao tesouro: desenhe e recorte 6 baús, 6 chaves de tesouro, 6 moedas e esconda-os. A primeira criança a encontrar 1 baú + 1 chave + 1 moeda será o Capitão e esconde os tesouros no próximo jogo.

Macaquinho do Chinês: Coloque as crianças todas encostadas a uma parede e encoste-se de costas à parede oposta. Cante em voz alta, Um, Dois, Três, Macaquinho do Chinês e vire-se. As crianças devem permanecer imóveis. Se alguma se mexer deve voltar para trás. Repita até a primeira criança lhe tocar e será que ficará no seu lugar.

O Rei manda...: Coloque as crianças encostadas à parede e vá dando ordens: O Rei manda... dar um passo em frente, ...dar um salto, ... ir ao pé coxinho, dê largas à sua imaginação!

Angry Birds (jogo das latas): Guarde as latas de refrigerante ou conserva e forre-as com papel colorido. Faça 3 bolas com panos ou meias velhas. Coloque as latas todas umas em cima das outras e as crianças devem andar 2 ou 3 passos para trás e tentar derrubar o maior número de latas possível.

Ovos na colher: Coza ovos de codorniz. Coloque as crianças em fila. Cada criança deve colocar uma colher na boca e um ovo na colher equilibrando-o até ao local indicado. Quem conseguir deve ser recompensado com uma surpresa ou guloseima. (Não revele que os ovos estão cozidos para manter o suspense e reforce a ideia que é importante não deixarem cair senão parte ☺)

Corrida de moedas: Divida as crianças em duas equipas e forme duas filas. Dê a cada equipa um pote com 10 moedas (ou mais). No lado oposto deve colocar dois recipientes vazios. As crianças devem colocar uma moeda entre os joelhos e ir até ao recipiente para a colocar. Ganha a equipa que primeiro colocar as moedas todas ou que ao sinal de fim de jogo tiver o maior número de moedas.

Jogo da cadeira: Coloque as cadeiras em circulo (uma a menos do que o número das crianças) e ligue a musica para as crianças dançarem. Quando a música pára, as crianças devem sentar-se e a que ficar de pé, tem que sair do jogo.

Presente surpresa: Escolha uma surpresa para cada criança. Comece por embrulhar a primeira. Depois coloque-a numa caixa ligeiramente maior com outra surpresa dentro e assim sucessivamente. Ficará apenas com um embrulho, em várias camadas. Sente as crianças numa roda. Ligue a musica e assim que a musica parar, a criança que ficou com o presente deverá desembrulhá-lo. Repita a brincadeira até todas as crianças terem uma surpresa.

Pinhata: esta garante uns bons 20 minutos de entretenimento e diversão! Veja aqui como fazer.

Se tiver mais sugestões divertidas, não hesite em deixar!

4 comentários:

S* disse...

Macaquinho do chinês era o meu favorito. :D

Ratatuis disse...

óptimas receitas para animar a maltinha! Vou levar as que não conheço...
Beijinhos e bom fim de semana

Catarina disse...

Excelentes ideias para a criançada!! Ainda me lembro de algumas como o macaquinho do chinês e o jogo das cadeiras :) Ah como é bom recordar!!

beijinhos e bom fim de semana!

Isabel Salvador disse...

Muito fixe...bigadaaa....bjokitas

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU