30/11/2011

Uma Receita para a Maria

Esta é a minha contribuição para o desafio lançado pela Moira do Tertúlia de Sabores, no qual era pedida uma receita para a Maria que foi fazer voluntariado para Timor e onde não tem acesso a muitos dos ingredientes e utensílios que provavelmente nunca imaginámos não ter por perto. Ela tem pouco mais que 20 ingredientes para alternar na alimentação diária e, diga-se de passagem que assim só com muita imaginação... e é nisto que nós estamos cá para ajudar.
Vou deixar duas sugestões simples para aconchegar o estômago, uma sopa e um doce!

Sopa de Abóbora e Alface

Ingredientes:
2 batatas
2 cenouras
2 pedaços de abóbora médios
1 cebola
1 dente de alho
azeite
água
1/2 alface
sal

Preparação:
Descasque, lave e corte em cubinhos pequenos todos os ingredientes. Coloque-os na panela e tape-os com água. Leve a cozer durante 45 minutos. Ao fim deste tempo os legumes já devem estar bem cozidos e para fazer o puré, retire-os para um prato e esmague com o garfo (se a Maria tiver um pilão, é mais fácil!). Junte novamente os legumes à água onde cozeram e deixe levantar fervura. Tempere com sal.
Entretanto lave e corte a alface. Junte à mistura da sopa e deixe cozer durante 5 minutos. Por cima deite um fio de azeite.

Mexidos de Pão

Ingredientes:
pão atrasado
casca de limão ou laranja
2 gemas
açúcar
leite
caramelo (feito com 4 colheres de açúcar e 1 de água)

Preparação:
Deite leite num tacho e tempere com açúcar a gosto (convém ficar docinho!). Se o pão tiver côdea, retire-a e desfaça o pão para cima do leite. Deixe demolhar até absorver o leite todo e estar fofinho. Retire a casca à laranja ou limão sem apanhar a parte branca. Junte ao pão. Leve ao lume e deite por cima as gemas em fio. Deixe cozer o ovo em lume brando, durante 5 minutos mexendo sempre para não agarrar.

Prepare o caramelo na frigideira e deite-o para uma lata de feijão cortada. Forre a lata com o caramelo.

Retire a casca de laranja ou limão e deite o doce para a forma improvisada. Deixe arrefecer e desenforme depois de frio para não partir.

Bom Apetite!

1 comentário:

Guloso e Saudável disse...

Vera,
As duas receitas são simples e deliciosas, a Moira vai adorar.
Beijo
Vânia

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU