16/11/2011

Dourada Real no Forno com Tomates Recheados e Romã

Hoje a convidada é a Dourada, peixe que tanto apreciamos cá em casa. Gosto destas receitas de forno pois libertam-me da frente do fogão e além disso são sempre mais saudáveis! Bom jantar!

Ingredientes para 3:
1 dourada média
4 tomates
2 fatias de broa
1 alho francês
1 raminho de ervas aromáticas (tomilho, salsa, rosmaninho e manjerona)
azeite
1 copo de vinho branco
2 dentes de alho
3 colheres de sementes de romã

Preparação:
Corte o alho francês em 3 e depois cada pedaço longitudinalmente como se fossem palitinhos. Coloque-os no fundo do tabuleiro de ir ao forno.
Coloque a Dourada e tempere com as ervas aromáticas e uma pitada de sal.
Corte os tomates ao meio e retire a polpa para o almofariz. Retire a côdea da broa e desfaça-a, juntando ao tomate. Junte também os alhos descascados, a salsa e uma pitada de sal marinho. Amasse bem até obter uma pasta e recheie as metades de tomate. Coloque os tomates no tabuleiro, junto da Dourada.
Deite 3 colheres de sopa de azeite nos espaços vazios e leve ao forno quente (220ºC) durante 1 hora. Refresque o assado com o vinho 20 minutos depois de estar no forno.
Quando terminar o tempo, retire do forno e espalhe a romã por cima do peixe. Sirva de imediato acompanhado com batata cozida e salada verde.

Bom Apetite!

3 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Vera,
Também adoro dourada ou outro peixe no forno, as diferenças da receita, coloco rodelas de cebola por debaixo do peixe para não agarrar e nunca utilizei as sementes de romã.
Abraço
Vânia

a disse...

Uma receita bem apetitosa, adoro dourada e achei a combinação dos ingredientes fantástica!
Beijinhos

Xana Bértolo disse...

Que belo peixe.. Super original :)
um beijo

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU