01/12/2021

Empada de abóbora e frutos secos

 

Adoro empadas. Doces ou salgadas, tanto faz. Confesso que não sei do que gosto mais, se de as fazer ou de as comer! 
Fiz esta bonita para o nosso jantar de Ação de Graças e a decoração saiu meia tosca sem grande planeamento. Tinha ficado encantada com a decoração de algumas empadas que vi pelo Pinterest mas como tudo, quando não há tempo que chegue [e estas coisas requerem algum tempo] o resultado não fica o esperado. Mas como o mais importante é o sabor, tenho mesmo que registar aqui uma das minhas empadas doces preferidas!
Como assistente de realização e fotografia tive a Maria, o que significa logo à partida alteração de planos!! Com crianças nunca sai como planeado! Mas é isso que adoro e por isso gosto tanto que ela me acompanhe nestas coisas. E se ela gosta! Fomos apanhar as folhas mais bonitas para fazer a decoração da empada que aos olhos dela ficou encantadora. E é isso que importa! 
Ingredientes:
 
Recheio
500 g de abóbora manteiga
400 g de frutos secos
2 c. sopa chá de ácer ou mel
50 g de açúcar em pó
100 g de amêndoa sem pele, trituradas
1 ovo 
1 c. café de canela
1/2 c. café de noz moscada

Massa
500 g de farinha sem fermento
100 g de açúcar em pó
250 g de manteiga fria
3 ovos
1 c. sopa leite


Ligue o forno a 180ºC. Asse a abóbora inteira durante 1 h30. (eu aproveito para assar quando faço um assado)
Depois de assada, corte ao meio, retire as sementes e transfira a polpa para uma tigela para arrefecer. Junte a farinha, o açúcar e a manteiga bem fria, cortada aos cubos. Misture com as pontas dos dedos até obter uma massa fina e quebradiça. Pode usar o processador de alimentos ou a batedeira.
Bata 2 ovos com 1 c. sopa de leite e junte à farinha, trabalhando a massa devagar. Forme uma bola, polvilhe a banca e espalme ligeiramente. Embrulhe com película aderente ou coloque dentro de um saco de plástico e leve ao frigorífico 30 minutos.
Unte uma forma de tarte e reserve.
Junte o ovo, os frutos secos e o xarope de ácer aos 500 g de abóbora. Acrescente a amêndoa, a canela e a noz moscada e misture.
Estenda a massa e forre a base e as laterais da tarteira. Deite o recheio e tape com outra camada de massa. Corte o excesso de massa e decore a gosto. Pincele com ovo batido, usando-o para colar as decorações.
Leve ao forno durante 30 minutos ou até dourar. Sirva quente com creme Custard. 
 
Nota:
Pode congelar a empada antes de pincelar com ovo. Isto é bastante útil quando pretendemos fazer uma decoração mais elaborada. 
Na hora de cozer, pincelar com o ovo batido e levar ao forno tendo atenção para não queimar antes de assar (deve colocar-se papel vegetal ou prata por cima).


1 comentário:

Pipa T disse...

Olá, acabei de encontrar este blog porque andava à procura de refeições boas para congelar e apareceu-me um post de 2016 super útil. Parabéns pelo blog. As fotos são super bonitas e as dicas e receitas muito úteis :)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU