24/04/2020

Pastéis de nata

Tábua de servir Le Creuset. Parceria Lecuine.pt
Ficar em casa.
Arranjar vontade de não  desistir e aceitar que não somos perfeitos como nos fazem acreditar. Não somos os filhos perfeitos, os pais perfeito ou os companheiros perfeitos. Todos estamos na mesma situação [embora em circunstâncias diferentes] e a culpa não é de ninguém. Há dias mais difíceis mas acredito que atrás das nuvens cinzentas está um imenso céu azul e apenas temos que esperar que o vento as afaste para longe. Temos que continuar a manter o isolamento social e respeitar a distância de segurança para não deitar a perder todo o tempo que já estivemos longe da nossa família e amigos. 
Enquanto não chega o momento de sentar numa qualquer esplanada a saborear um pastel de nata e um café, em boa companhia e sem pensar no inimigo invisível, matamos as saudades com uma fornada destes pequenos em casa!
Fui buscar a receita a um dos grupos de facebook que mais tenho visitado, criado pela Olívia [que é uma das cozinheiras que mais admiro] e adaptei-a. O resultado pode não ser perfeito mas que deu para matar as saudades, deu!


Ingredientes para 24:

2 embalagens de massa folhada fresca retangular
250 g de açúcar
6 gemas de ovo L
60 g de farinha T55 sem fermento
500 ml de leite
250 ml de água
1 casca de limão (apenas a parte amarela)
1 pau de canela

Estique cada placa de massa folhada sobre a banca e depois enrole formando um rolinho.Corte rodelas de 2 cm. Coloque cada rodela de massa de pé, no centro da forma (se não tiverem formas de pastéis de nata, usem as formas normais de queques). Com os dedos humedecidos, forre a forma deixando uma borda de massa. O fundo da forma deve ficar grossinho para o creme não cair depois.
Leve ao frigorífico cerca de 10 minutos, enquanto faz o recheio.

Recheio:

Preparação tradicional

Calda: Leve ao lume num tacho, o açúcar e a água. Mexa para dissolver e deixe ferver. Deixar chegar ao ponto pérola (aproximadamente 3 minutos)

Creme: Deitar a farinha num copo e dissolver com um pouco de leite, mexendo bem para não deixar ficar grumos. (se correr mal, passem esta mistura pelo coador). Juntar uma parte do leite, mexer bem e levar ao lume com a casca de limão e o pau de canela. Deixar levantar fervura e começar a engrossar e acrescentar o restanta leite.

Deitar a calda de açúcar, em fio, por cima deste creme de leite e mexer vigorosamente com uma vara de arames. Deixar arrefecer durante 10 minutos.

Deitar as gemas numa taça e mexer com um garfo. Juntar o creme de leite e mexer bem. Retirar as cascas de limão e o pau de canela e encher as formas até 2/3 da sua capacidade.

Pré-aquecer o forno durante 20 minutos a 250ºC.
Levar os pastéis de nata a cozer durante 15/20 minutos.

Preparação na bimby:

Calda: Coloque o açúcar e a água e programe temperatura varoma/ 6 minutos. Reserve.

Creme: Deite a farinha, o leite e programe 40 seg/ vel. 4
Coloque a borboleta, junte a casca de limão e o pau de canela e programe temp. 90/ 10 min/ vel. 1 1/2
Deixe arrefecer 10 minutos, retire a borboleta e junte a calda em fio, 2 min/ vel 2.
Junte as gemas em fio 2 min/ vel.2

Retirar o pau de canela e a casca de limão e encher as formas até 2/3 da sua capacidade.

Pré-aquecer o forno durante 20 minutos a 250ºC.
Levar os pastéis de nata a cozer durante 15/20 minutos.

3 comentários:

Anjo-de-Mel disse...

Ficaram bem apetitosos! Também já não como há algum tempo e há mais tempo q ñ faço a versão caseira… Quem sabe, um destes dias :) Bjinhos e muita força!

Ganhadores do Bahia da sorte disse...

Adorei ler seu post.
Ganhadores do Bahia da Sorte

Petrolândia da sorte disse...

Achei muito interessante atualmente esta sua postagens. Parabéns!
Petrolândia da sorte

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU