22/06/2017

Almoço de Primeira Comunhão

Mais um almoço de festa com a família reunida! 
O menu foi escolhido a pensar mais nos petiscos do que nos doces. Sempre a pensar no gosto particular de uns e outros, acabo por fazer coisas a mais. Mas confesso que prefiro assim porque fico sempre com a sensação de que quando não sobra é porque não chegou. 
Desta vez a lista planeada sofreu algumas alterações de última hora porque o tempo não era muito. Apenas tirei a véspera para fazer as coisas mas a logística que implica fazer uma festa na casa da aldeia a meio da semana é mais que muita.
Valeu-me a ajuda de todos mas principalmente da mãe e da tia pois só para tomar conta da Maria é preciso uma ama a tempo inteiro. Aos 13 meses e meio ainda não anda sozinha mas já só quer andar em pé, pela mão de alguém. E quando vai para a casa da aldeia, não quer outra coisa senão andar ao pé das galinhas e no quintal. Infelizmente esteve imenso calor e era quase impossível andar na rua com ela, o que dificultou ainda mais a tarefa de a manter entretida.
Continuo a dizer que a melhor maneira de conseguir fazer uma festa sem ter percalços de última hora é planear cuidadosa e atempadamente. Desta vez confesso que não o fiz da melhor maneira. Tive a plena noção de que determinadas coisas podiam ter corrido muito melhor. A pressa é inimiga da perfeição...

Menu da Festança:
Entradas:

Creme de legumes

Carpaccio de queijo da Ilha com compota de pera e nozes
Rissóis de camarão
Pastéis de bacalhau
Croquetes
Paté de Surimi 
Favada
Salada de feijão frade
Salada de batata à espanhola
Salada de orelha
Salada de polvo 
Tábua de queijos

Prato Principal:
Bacalhau com broa
Leitão à Bairrada 

Sobremesas:
Arroz doce 
Panacota com curd de limão
Mousse de Oreo

Mesa do bolo:
Bolo de cenoura com recheio de chocolate
Cupcakes de baunilha
Macarrons (tudo da pastelaria Braseiro)
Brigadeiros de lima
Brigadeiros de maracujá
Brigadeiros de chocolate (todos da Oli Goumet Segredos)

Bebidas:
Água mineral
Limonada perfumada com lúcia-lima
Tinto Verano

Algumas das receitas irão aparecer por aqui nos próximos dias! O prato de bacalhau inicialmente escolhido era bacalhau com natas. Era para ter sido feito no fim de semana anterior e ficar a descansar na arca congeladora. Não aconteceu. E o bacalhau com natas "transformou-se" em bacalhau com broa que também não chegou a ser porque acidentes acontecem e nem tudo é perfeito. Coitada da minha mãe que deixou cair o tabuleiro, apanhou uma arrelia daquelas e ficou toda nervosa. Nada que não aconteça, certo. Mas vá lá de acalmá-la naquele momento?? Ufa... Não se magoou é o mais importante. Ninguém passou fome, garanto-vos ;)

As etiquetas e toppers da comida foram feitos por Design Avulso.






5 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Belíssima ementa.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/06/salada-de-tomate-mozarela-e-manjericao.html

Fátima Fonseca disse...

Ai, Vera querida, tu não páras com as festas! Adorei a ementa que escolheste, e também gostei muito da festa piquenique que fizeste e que partilhaste no instagram ;) Tudo lindo como sempre.
Também fiz as festas de comunhão da minha filha mais velha e os batizados de ambas cá em casa. Sei bem a trabalheira que tiveste, mas nada que no fim não seja recompensado pelos sorrisos dos convidados,nâo é Vera?
Há coisas que costumo fazer com alguns dias de antecedência e congelo, no dia é só tirar (o bolo de bolacha e o tiramisu, ficam como feitas na hora ;) )
Bjs

Nany disse...

Eu fiz o ano passado a festa de baptizado + 1ª comunhão e crisma cá em casa e jurei que nunca mais.
Sem ajuda, a trabalhar até ao dia foi mesmo demais.
Fico pasmada com esta capacidade de organização e de ter uma mesa tão linda, quase me dá vontade de repetir a proeza com os mais novos.
Bjs
Nany

Anjo-de-Mel disse...

Memso c o percalço do bacalhau, com tanta coisa boa, ninguém ficou c fome de certeza!!! Fico a aguardar as receitas das coisas boas das fotos :P Bjinhos e parabéns, mais uma vez! Qualquer pessoa q organize uma festa assim em casa, mesmo c os 'percalços' tem todo o mérito e a minha admiração!

Mary - Strawberrycandy disse...

Que bela e recheada mesa,....o almoço foi sem dúvida 5*,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU