Ontem perguntei na página de facebook, quem é que gostava de caril. A resposta não se fez esperar e surpreendeu-me porque apesar de ser um prato que eu adoro, sou a única por estes lados. O senhor cá de casa come mas não morre de amores e o principezinho, nem cheirá-lo! São aromas a mais para o nariz dele. Mas de vez em quando, mesmo sabendo que vai sobrar, não resisto a fazer. Adoro sentir o cheiro do caril, faz-me sentir em casa. Cheira a casa da mamã. Era um prato que ela fazia muitas vezes mas agora, como as idas à casa do campo são cada vez mais raras [a vida social do principezinho é enorme!], quando a visitamos acabamos por pedir coisas que nunca faço como Cozido à Portuguesa, Feijoada, o tal Arroz de Pato ou Cabrito no Forno de Lenha. E assim, para matar saudades, saiu uma versão adaptada do caril da minha mãe, mas com peru.
Ingredientes:
500 g de bifes de peru
1 cebola
1 copo de leite de côco
1/2 pimento vermelho
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de tomate aos cubos
2 colheres de sopa de caril
azeite
sal e pimenta
Preparação:
Para esta receita costumo aldrabar o leite de côco e faço em casa. Levo 300 ml de leite ao lume, junto 50 g de côco e deixo ferver durante 3 minutos. Depois, basta coar com um coador fino et voilá!
Corte os bifes em pedaços pequenos e tempere com sal, pimenta e o alho picado.
Coloque um tacho ao lume e junte um fio de azeite. Junte a cebola picada e deixe refogar em lume brando até estar macia. Junte a carne e o louro. Deixe cozinhar a carne durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o tomate e mexa.
Coloque o pimento num robot e triture. Adicione ao frango, mexa e junte o leite de côco misturado com o caril. Deixe cozinhar durante mais 10 minutos.
Sirva acompanhado com arroz branco.
Receita adaptada de Magazine Continente Nº39
15 comentários:
Cá por casa somos todos amantes incondicionais de caril, seja de frango, camarão, lulas, é o que calhar porque fica sempre bem. Foi o primeiro prato que a minha mãe me ensinou a cozinhar e essa imagem é inesquecivel, recordo-me sempre dela insistir para eu pôr bastante cebola :) Costumo juntar também um pouco de açafrão. Vou começar a usar esse truque do leite de coco (também dá batendo o leite com o coco com a varinha ou no robot), porque no outro dia olhei com atenção para o rótulo de uma garrafinha e não gostei do que vi :)
Adoro caril! Tão bom aspecto! De peru curiosamente nunca comi, mas deve ser uma maravilha!
Beijinhos*
cá em casa faço comida indiana com alguma frequência. Não tanta como eu gostaria, porque o Marco não é muito fã de cheiros a mais, mas por vezes compensa. Por exemplo, se o peixe é congelado, gosto de fazer caril ou algo por esses lados. Se for peru, igualmente. Acho que são comida com tempero suficiente para ultrapassar o facto de o peixe não ser fresco e de eu não ser muito fã de peru. E também porque é bom variar os temperos. E o Marco diz sempre que eu tenho mão para a cozinha indiana LOL
Ficou com um aspeto muito apetitoso!
Bjs
Gosto também muito de caril, se bem que nunca mais fiz. Também adoro o de peru. O teu ficou com um aspecto fabuloso. Bjs
Olá Vera!
As tuas receitas são sempre tão deliciosas e tentadoras. De fazer crescer água na boca, mesmo. Eu gosto de caril, apesar de não ser fã, desde que não seja em demasia, para mim fica bom. E este perú está mesmo muito convidativo. ;)
As imagens, belíssimas. ;)
Beijinho.
Te ha quedado un plato divino, cojo una cucharada para saborearlo.
Tão bonito prato! Mal se olha reconforta, não é?!
Também gosto muito de caril...felizmente que os pequenos também apreciam!
Adorei o teu prato...reconfortante e deliciosamente perfumado!
Fotos lindas como sempre!
Beijinhos
Sílvia
Bocadinhos de Açúcar
Adoro caril e cá em casa é algo que se come pelo menos uma vez por mês, com os mais variados ingredientes, porque é mesmo um dos pratos favoritos. Mas o que gosto mesmo é de o fazer em casa para poder dar o meu toque pessoal e torná-lo mais leve, substituindo o leite de coco, de que não sou grande fã, por outras sabores igualmente cremosos e deliciosos :)
Este é um dos pratos de caril que mais sucesso tem aqui por casa, se quiser dar uma espreitadela para uma próxima vez ;)
http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/01/o-primeiro-post.html
Beijinhos e excelentes receitas!
Adoro caril de todas as maneiras e feitios... esse teu está fantástico e as fotografias estão de babar.. :)(como sempre.. :) )
beijinhos e uma óptima semana
Mafalda
http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/
Eu adoro mas ando numa fase de não usar muitas especiarias porque tenho também cá em casa um pequenito que torce logo o nariz a estas coisas. Beijinhos
Li a receita mas não VI em que momento o peru é incorporado ao refogado o mesmo acontece com o leite de côco
Bom mas eu gostaria feito ansim com alho,cebola,e feijao verde
Adoro caril. O cheirinho aquece-me o coração. Vou fazer esta receita 😃
Enviar um comentário