Há quem não goste de rotinas mas eu não me ralo nada com elas, principalmente quando são assim, boas! A rotina das manhãs de sábado, em que normalmente vou até ao mercado, fazem com que estabeleça uma relação de confiança com as minhas queridas senhoras: a do pão, que faz questão de oferecer sempre um ao principezinho, a dos queijos, onde não resisto aos queijos frescos e outros tesourinhos que ela descobre pela Serra da Estrela e a do peixe, que já sabe que o principezinho adora salmão e tem sempre guardadas as melhores postas. É lá que compro todo o peixe que consumimos e é sempre de excelente qualidade. Dá-me nervos ver algumas pessoas a reclamar do preço do peixe e a insinuar que a senhora nos está a enganar, a ganhar mais de 200%... Tenho que me segurar para não me desbocar... A própria se queixa que nunca comprou peixe tão caro na lota, coitada... Mas mais vale comer menos, mas comer peixe de qualidade.
Ingredientes para 6 pessoas:
6 chocos médios (1Kg)
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 dl de azeite
50 cl de vinho branco
2 tomates coração de boi maduros
12 camarões
800 g de feijão cozido (vale a pena demolhar e cozer em casa)
1 cenoura
1 ramo de salsa e coentros
sal e pimenta
piri-piri q.b.
Preparação:
De véspera, demolhe o feijão. Lave-o em água corrente e coza-o na panela de pressão durante 30 minutos. Desligue, mantenha a panela tapada e deixe terminar a cozedura com o vapor.
Leve um tacho ao lume com água temperada com sal e coza os chocos, cortados às tiras, com os camarões. Retire e reserve a água da cozedura.
Noutro tacho, leve o azeite a aquecer. Junte a cebola picada, o dente de alho, a folha de louro e o tomate cortado aos cubos, sem casca nem sementes. Deixe refogar por alguns minutos, até a cebola ficar macia e o tomate começar a desfazer. Refresque com o vinho branco. Junte a cenoura descascada e cortada às fatias não muito finas.
Acrescente o refogado com uma concha de água de cozer os chocos e deixe levantar fervura. Junte o feijão e os chocos. Verifique os temperos e se tiver pouco molho, acrescente mais um pouco de água da cozedura.
Se não tiver crianças, aconselho a juntar um pouco de piri-piri.
Sirva numa travessa enfeitada com os camarões cozidos e com as ervas picadas.
Acompanhe com arroz branco.
N.B. Se não tem feijão seco para demolhar ou simplesmente decidiu à última hora fazer este prato, aconselho a comprar feijão enlatado de boa qualidade porque na maioria das marcas, o feijão desfaz-se demasiado.
N.B. Se não tem feijão seco para demolhar ou simplesmente decidiu à última hora fazer este prato, aconselho a comprar feijão enlatado de boa qualidade porque na maioria das marcas, o feijão desfaz-se demasiado.
10 comentários:
De facto, os preços estão pela hora da morte. Ainda assim vale a pena poupar em coisas mais supérfluas e gastar um pouco mais naquilo que entre dentro do nosso organismo. Ah coisas que também não percebo...
Um prato bem reconfortante.
Esta uma delicia
bjs
Que delicia :)
Beijinhos
Que bom aspeto! Adoro feijoada de chocos!
Beijinhos
Uma delicia!
Bjs
O tó ia adorar!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Bonita que ficou esta feijoada.
Já nã faço faz tempo, mas adoro.
Bjs
Adorei a receita! :)
Obrigada pela partilha! :))
Um beijinho,
Sofia
Que óptima sugestão Vera! Adoro uma boa feijoada de chocos e a tua ficou com um aspecto maravilhoso. ;)
Também gosto tanto de ir ao mercado, logo de manhãzinha e comprar o melhor peixe, bem fresco. E sim , está caro, mas partilho da tua opinião, mais vale comer menos, mas com qualidade. Beijo. ;)
ADORO!! Está com um aspecto delicioso!!
Ainda ontem me lembrei deste prato, preciso fazer pois já não como há imenso tempo.
Beijinhos do Paraíso *-*
Enviar um comentário