19/09/2013

Alimentação saudável para crianças {Alimentos orgânicos}

Os métodos de exploração agrícola orgânicos têm como objetivo produzir alimentos com o uso de fertilizantes, herbicidas e adubos artificiais em quantidades absolutamente limitadas e os animais são criados sem recurso a medicamentos, antibióticos e vermífugos. O que se pretende é produzir o mínimo de resíduos químicos possível, provocando um impacto no ambiente menor que o desencadeado pelos alimentos produzidos em viveiros.

Se pertence ao grupo de pessoas que já dá preferência aos alimentos orgânicos, saiba quais os que vale mesmo a pena mudar:

Frutas e legumes:
Pois fazem parte dos alimentos que consumimos sem descascar. Alguns pesticidas utilizados em explorações tradicionais são resistentes à água.
Análises feitas mostram que as frutas e legumes orgânicos contêm mais vitaminas e minerais essenciais.

Sumos de fruta:
Os corantes, estabilizadores e conservantes têm sido associados à hiperatividade e os sumos "normais" contém altos níveis de adoçantes artificiais, prejudiciais para as crianças, principalmente as mais novas.
Prepare os seus próprios sumos, a partir de fruta orgânica, controlando assim os níveis de açúcar.

Frutos secos:
A produção de frutos secos orgânicos é feita a partir de fruta orgânica e os conservantes não são permitidos.

Laticínios:
O leite orgânico pode conter quase mais três quartos de ácidos gordos Omega 3 essenciais que o leite normal devido à alimentação das vacas. 

Pão integral:
Porquê? Muito simples e depois de ter lido, parece-me bastante óbvio... Quando os cereais são produzidos com recurso ao uso de pesticidas, naturalmente que é na casca que os seus resíduos vão ficar. No pão integral é usada a farinha integral feita a partir do grão com casca daí que a probabilidade de conter resíduos de pesticidas é maior que no pão branco. Não se esqueça que quanto menor for a quantidade de conservantes usados, menor é a validade dos alimentos

Óleo vegetal:
Aconselho a olhar atentamente para o rótulo do óleo na sua próxima ida às compras. Vai ficar assustado com a quantidade de marcas que usam e declaram no rótulo a presença de soja geneticamente manipulada.

Chocolate, chá, café e bananas:
Porquê comprar orgânicos? Estes não tanto pela sua saúde mas sim para evitar a exposição dos trabalhadores destas plantações a elevados níveis de pesticidas e outros produtos químicos e diminuir o impacto ambiental da cultura convencional, praticada nos países pobres.

O principal motivo que impede muitos de consumirem mais produtos orgânicos é o seu preço, que se explica pelo facto de estes produtos terem um custo de produção já por si mais elevado e depois uma produção mais baixa 10-20%, chegando no caso das batatas a menos 40%. 

Compre, sempre que possível, diretamente aos produtores pois assim garante que os seus produtos não viajaram quilómetros e paga a maior fatia do preço a quem realmente merece. Vá até ao mercado municipal porque aí encontrará de certeza, pequenos produtores e poderá comprar.
Opte por produtos da época, que têm um sabor mais autêntico e são mais frescos. 
Pesquise na sua área de residência que tipo de mercados biológicos é que há, já que este nicho de mercado tem vindo a aumentar e é cada vez mais comum encontrarem-se mercadinhos destes.

Pode saber mais informações em: http://www.agrobio.pt/



3 comentários:

Su Delícia disse...

Belas dicas :)
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Anónimo disse...

adorei as dicas! aderi recentemente a um programa de compra de frutas e legumes provenientes de explorações agrícolas locais, chama-se PROVE, se tiver interesse visite o meu blog, falei um bocadinho dele por lá :)*

Sara disse...

Espero que todos nós possamos desfrutar essas coisas porque os alimentos naturais sempre fazer muito melhor do que química e é por isso que agora estão usando muito mais em restaurantes em sao paulo

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU