20/02/2013

O bolo de aniversário

E apesar de todos os contratempos, que quem me segue pelo FB se apercebeu (a presença inesperada de um canalizador devido a uma fuga na torneira e avaria da máquina de lavar loiça, precisamente na altura que eu deveria estar a preparar o jantar de aniversário), houve bolinho para cantar os Parabéns!
E apesar de eu ser absolutamente chocolate, este ano fiz uma surpresa ao senhor cá de casa com este bolo, de natas e morangos que é a cara dele! Quando o viu, disse com ar de criança super feliz, que foi o melhor presente de aniversário! Eu até podia ter perdido horas a escolher o presente perfeito mas provavelmente não lhe agradaria tanto como este bolo!

Ingredientes:
4 ovos
1,5 chávenas de açúcar
1 saqueta de gelatina de morango Gelly-ja
1 chávena de óleo
2 chávenas de farinha Branca de Neve
1 chávena de água a ferver
1 colher de sobremesa de fermento em pó
150 g de morangos

Recheio e cobertura:
500 g de morangos
2 pacotes de natas
6 colheres de sopa de açúcar em pó
1 saqueta de gelatina em pó ou 4 folhas de gelatina incolor

Preparação:
Bata os ovos com o açúcar até obter uma massa esbranquiçada e a fazer bolhas. Junte a saqueta de gelatina de morango e o óleo mexendo sempre. Acrescente a farinha, os morangos cortados finamente e envolva. Por fim, deite cuidadosamente uma chávena de água a ferver. Tenha cuidado neste passo porque a massa fica bastante líquida e pode espirrar com a água quente.
Deite a massa numa forma untado com manteiga e farinha ou forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45 minutos.

Retire e deixe arrefecer. O ideal é preparar o bolo de véspera para não estar quente quando rechear.

Bata as natas e quando estiverem firmes, junte o açúcar em pó, uma colher de cada vez. Hidrate a gelatina e derreta-a com uma colher de sopa de água no microondas ou em banho maria, tendo o cuidado de não a deixar ferver. Junte em fio às natas batidas.
Lave e corte os morangos às fatias. Corte o bolo a meio, espalhe uma camada de natas, disponha por cima os morangos e novamente uma camada de natas. Coloque a parte superior do bolo e cubra com as restantes natas.
Enfeite a gosto com morangos.
Sirva fresco.


27 comentários:

Carolina Macedo disse...

Parabéns atrasados!! O bolo ficou fantástico, que maravilha! Também sou pelo chocolate, mas um bom bolo de morangos também me leva :)
Já tenho visto receitas de bolos que levam gelatina na massa, mas fico sempre um bocadinho de pé atrás! Fica fofinho na mesma?

Beijinhos*

Ondina Maria disse...

Quando era pequena, as nossas festas de aniversário eram sempre em casa, com muito marisco e muitos bolos, tudo preparado pelas minhas mãe, tia e avó. E o bolo de aniversário era sempre de morangos com chantilly. A massa do bolo era tipo um pão de ló que depois era recheado com chantilly e morangos fatiados. A cobertura era também de chantilly com morangos a enfeitar :)
Portanto, esse sim, foi um excelente presente de aniversário!

Paladares da Isa disse...

Para mim o melhor bolo de aniversário é esse mesmo!!!
Com natas e morangos :)

Bjocas

Paladares da Isa disse...

Esqueci-me de te dizer;

Na próxima vez experimenta juntar às natas gelatina em pó com sabor (normalmente uso com sabor a morango), fica excelente!!

Bjocas

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Também sou uma grande fã de natas e morangos :) Era o bolo de aniversário perfeito para mim :)

Beijinhos e tem um bom dia :)

Xana Bértolo disse...

Mas que lindo :)... Eu tb teria olhado pra ele com adoração|!!
Brutal!!
Parabéns :)

São Ribeiro disse...

Bem ao mesmo gosto,pois adoro natas e morangos.
Ficou maravilhoso.
bjs

Luisa Alexandra disse...

Ficou muito bonito esse teu bolo!

saboracasa disse...

Bom dia Vera,

Pequenos gestos são os mais apreciados, eu se recebe-se este bolo ficava super feliz também :)

Parabéns está lindo e de sabor frescos.

Esperemos que não tenhas mais incidentes com as "águas" ...

Continuação de um dia fantástico
Paula

Doces em Casa disse...

Muitos parabéns ao senhor aí de casa :D!!


Ainda bem que conseguiste superar as dificuldades e fazer esta grande surpresa!!
Está uma elegância :)

Beijinhos

Um toque de canela disse...

Ficou lindo e, certamente delicioso! Morangos e chantilly é uma combinação obrigatória no meu aniversário desde que me lembro! Adoro!
Bjs

Natércia Ramalho disse...

Ficou lindíssimo o teu bolo como sempre...um beijinho.

Marmita disse...

Ficou lindo muitos parabéns para os dois! tudo de bom.

Raquel Alabaça disse...

Quase sempre é o bolo que a minha mãe faz para os netos!
Tão bom!

Unknown disse...

bela escolha, simples mas bonito e cá pra nós o mais importante é o sabor :)

Salsa Verde disse...

Olá Vera,
O bolo está lindo e se para o Sr. aí de casa, foi o presente perfeito, que mais há a dizer? Parabéns a dobrar!!!
Beijinhos grandes,
Lia.

Catarina disse...

A melhor prenda foi esta!! o bolo está lindo!

beijinhos

Inês Ginja disse...

E realmente a melhor prenda foi esta! Ficou lindo o bolo :)
É tão bom mimarmos quem gostamos e com este simples gesto acarinhar o amor.
Um beijinho.

Diogo Marques disse...

Muitos parabéns!!

E ainda bem que houve bolinho, pois ficou mais que perfeito!! Lindo! :)

pedra de sal disse...

Ficou lindo! Apesar de amar chocolate, na resisto a um bolo de morangos e chantilli! Este ficou, para lá de lindo... Adoraria saber como ficou por dentro...

Um resto de boa semana!

PINTA ROXA disse...

Será que ainda comta dar hoje os parebens? O bolo ficou cá com um aspecto..hummm

Jota disse...

Apesar de todas as contrariedades... Delicioso bolo. :)

Jota
http://searchncook.blogspot.pt/

Anónimo disse...

olá,antes de mais Parabéns pelos Aniversários e também pelo blog,sou seguidora assídua,todos os dias cá venho mesmo naqueles em que não posta nada. Queria lhe pedir um favor se puder ser ,claro. Breve vou fazer anos e gostava de fazer este bolo pois deve ser uma delicia,faço um parecido mas com chocolate. Enfim o que eu gostava de saber é se por acaso não tirou uma foto ao interior pois ajudava perceber como é o bolo por dentro em termos de cor. E também gostava de saber se eu não puser os morangos na massa se tenho de acrescentar mais farinha e se sim ,quanto mais. Não sei se vou gostar de trincar morangos cozidos, é por isso. Obrigado e um beijo.

Vera Ferraz disse...

Olá! Por acaso não tenho nenhuma fotografia do interior... A receita é muito parecida com a do bolo de água a ferver mas retirei um pouco de açúcar por causa da gelatina. Fica com uma corzinha rosada mas muito suave.
Penso que não faz diferença não colocar os morangos e nem será preciso colocar mais farinha porque os morangos até amolecem um pouco a massa. Não deixe cozer demasiado a massa para não ficar seco. Nós gostamos de sentir os pedacinhos de morango, mas se colocar apenas no interior com as natas deve ficar fantástico na mesma e mais ao seu gosto!

Anónimo disse...

Obrigado Vera pelo esclarecimento, é que vi á pouco num blog um bolo que era mesmo vermelho por dentro, não sei se era da foto, da luz ou se era mesmo assim e sinceramente fiquei"arrepiada" com a côr ;). Assim rosinha já gosto mais. Vou fazer então sem morangos na massa e depois digo como ficou mas é só após o dia 8 Março que é quando faço anos.))) beijos, Elsa.

Vera Ferraz disse...

Esse bolo vermelho deve ser o Red Velvet, e leva corante para ficar daquela côr. Mas olhe que apesar de a ter arrepiado, esse também é um bolo divinal :))
Beijinho e espero que fique bom e bonito :)

Anónimo disse...

olá Vera. Como prometido vim cá dizer-lhe como correu a minha experiência com este bolo que infelizmente não foi a melhor. Fiz tudo tal e qual como na sua receita menos deitar os morangos na massa. O bolo ficou "pesado" e enqueijado e se ao menos tivesse ficado cor rosa não se notava as camadas enqueijadas mas ficou um bolo normal por dentro, o que lhe dava um aspecto cru mas duro. quanto ao sabor parecia que tinha levado miolo de noz amarga. Depois para terminar achei a cobertura muito pouco doce e nem os morangos eram bons pois só consegui arranjar de estufa. Enfim, fiquei desiludida e com a sensação de que fiz asneira em não ter deitado os morangos na massa e da próxima ( ah pois vai haver uma próxima que eu sou assim)deito a gelatina na chávena de água a ferver ,talvez assim consiga a tal cor rosinha. Mas na sua opinião o que acha que pode ter corrido mal?
Beijos, Elsa

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU