05/04/2012

Feliz Páscoa e Amêndoas de canela e chocolate

Eis que finalmente chega a tão aguardada pausa de três dias para repor energia (espero!), relaxar, passear, estar com a família e amigos, distribuir beijinhos e abraços e apanhar ar (frio, ao que parece). 
Há que cumprir alguns rituais da época e entre eles está fazer alguns doces típicos desta quadra. Para vos desejar uma excelente Páscoa, recheada de coisas boas, deixo-vos umas amêndoas deliciosas, que só obrigam a um bocadinho de calma e paciência na sua confeção. Já há muito tempo que andava para as fazer mas o clique veio quando as vi no blogue da Bombom, "O meu Estaminé". De certeza que as próximas vão sair ainda melhor mas estas já estão aprovadíssimas!

Ingredientes para 600g de amêndoas:
180 g de miolo de amêndoa com casca
500 g de açúcar
200 ml de água
2 c. chocolate em pó + chocolate para polvilhar
1 c. sobremesa de canela
2 c. sopa de açúcar

Preparação:
Coloque as amêndoas num tabuleiro e leve-as ao forno quente durante 5 minutos para torrar. 
Coloque 500 g de açúcar, 200 ml de água, 2 colheres de chocolate e a canela numa panela. Mexa tudo muito bem e leve ao lume forte até começar a ferver. Baixe o lume e mexa de vez em quando. 

Quando o açúcar atingir o Ponto de Espadana (117ºC ou 40ºB)  (o açúcar começa a fazer muita espuma e  conseguem-se fazer bolas ao soprar na escumadeira), junte as amêndoas torradas. 
Retire a panela do lume e continue a mexer. O açúcar vai começar a formar bolas e a aglomerar-se junto das amêndoas. Desfaça as bolas de açúcar e retire as amêndoas para um recipiente. Leve o açúcar que ficou na panela novamente ao lume até derreter e junte novamente as amêndoas mexendo sempre para que este se comece a agarrar às mesmas. Mantenha o lume brando para que o açúcar não queime.

Quando o açúcar estiver agarrado às amêndoas, retire o tacho do lume e polvilhe com as duas colheres de açúcar enquanto vai mexendo.
Retire as amêndoas para cima da banca e separe-as dos torrões de açúcar. Deite os torrões novamente para a panela e acrescente um pouco de água (50-75 ml). Quando estes começarem a derreter, deixe fazer um caramelo não muito forte, retire do lume e junte novamente as amêndoas. Mexa até arrefecer.

Deite novamente as amêndoas para cima da bancada e solte as que estiverem coladas. Enquanto estiverem mornas, deite chocolate num passador fino e polvilhe-as. 

Depois de frias, guarde-as numa caixa hermética.


Feliz Páscoa!

10 comentários:

Anónimo disse...

Vejo um fundo novo, gosto, e gosto das amnêndoas. Dá para encomendar :) boa páscoa.

Ondina Maria disse...

Boa Páscoa Vera, com imensas coisas boas para saborear!

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Vera,
Essas amêndoas são muito saborosas, nunca fiz mas meu marido gosta muito delas, ficam lindas e está associação de sabores torna-as deliciosas.
Feliz Páscoa, beijo,
Vânia

Inês Ginja disse...

Vera, que boas amêndoas. também tenho uma receita parecida que vou fazer para esta época! gosto tanto assim caseirinhas :)
Boa Páscoa.
Um beijinho.

Rita disse...

Verinha, que bonitas amêndoas. Mas isso de saber fazer amêndoas em casa é um perigo. :) Um beijinho e uma Páscoa doce e feliz!

Luisa Alexandra disse...

Que sugestão tão doce e apetitosa!
Votos de uma Santa Páscoa para ti e para a tua família.

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Ficaram muito convidativas
Boa Páscoa
http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/coalhada-de-limao-com-gengibre-e-uma.html

PSJá tenho a foto do prato para o desfio, agora faltam os detalhes (omais dificil :)

Diogo Marques disse...

Que perdição de amêndoas :) E com chocolate....ai ai...

Feliz Páscoa :)

Marmita disse...

Estas são as minhas amendoas preferidas.. pena é serem tão caras nas lojas.. no entanto há sempre uma blogueira fixe que partilha uma receita, obrigada a ti. beijo

Sara Nachmazov disse...

Que bom aspecto!!

Participa no Giveaway de Primavera

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU