09/02/2012

Costeletas com Abacaxi


Durante a semana dou preferência ás comidas mais práticas e que exijam menos tempo na sua confeção. Há sempre imensas coisas para fazer, que, mesmo que haja muita organização, levam o seu tempo e este efetivamente não estica... 
Sempre que possível utilizo a técnica que já falei anteriormente e congelo a carne temperada ou então, como faço a lista semanal, sei o que vou fazer no dia seguinte e é só adiantar na véspera. Neste caso, foi o que fiz,  a carne não estava temperada, por isso, retirei da arca congeladora e deixei num tupperware, já temperada , durante o dia. À noite, quando fui preparar o jantar, a carne já estava devidamente temperada e poupei algum tempo. 
Esta receita é bastante comum mas eu não gosto de ananás de conserva e muito menos de utilizar aquele molho, por isso faça a minha versão com fruta fresca, não ananás (o preço também conta na altura de escolher!) mas com o primo abacaxi!

Ingredientes para 4:
4 fatias de abacaxi
4 costeletas de porco
1 colher de margarina (pessoalmente gosto da Vaqueiro)
1 c. sopa molho inglês
2 c. sopa molho de soja

Para o tempero:
1 dente de alho 
1 c. chá sal aromatizado para carne (não se deve colocar muito sal porque o molho onde vamos cozinhar leva molho de soja e inglês já por si só bastante salgados!) 
1 fatia de abacaxi
1 dl de vinho branco

Tempere a carne, com o alho fatiado, o sal e o abacaxi cortado aos cubos. Se o fizer na hora deixe tomar gosto durante 1 hora pelo menos. 

Coloque a manteiga numa frigideira e deixe fritar a carne sem deixar queimar a manteiga. Vire e deixe cozinhar do outro lado. Reserve.
Descasque e corte o abacaxi aos cubos e deixe fritar lentamente na frigideira onde fritou a carne. Junte o molho inglês e de soja e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte a carne virando-a de ambos os lados para envolver no molho.
Sirva com salada ou outro acompanhamento ao seu gosto.

Bom Apetite!

12 comentários:

saboracasa disse...

Hmmmmmm Vera, mesmo a meu gosto!

Guloso e Saudável disse...

Vera,
Eu também congelo a carne com o tempero base, depois na hora faço as modificações.
Estas costeletas são uma receita prática, mas tem aparência agradável, são muito saborosas.
Vânia

Ondina Maria disse...

A carne de porco fica muito bem com fruta: maçãs, ananás, frutos vermelhos, enfim, é só ir por aí e escolher. Os rojões da minha mãe são feitos com ananás à mistura, para desenjoar, diz ela. Eu sei que são de "lamber os beiços" :)

Luisa Alexandra disse...

Apesar de não ser fã da mistura da fruta na comida, confesso que adorei o aspecto, está mesmo apetitoso!

Sofia.Lopez disse...

Olá Vera:)
Realmente a dica da carne temperada é muito boa, o tempo não estica mesmo e assim poupa-se muito e a carne fica bem mais saborosa.
Gosto muito do primo abacaxi com carne, mas assim com esse molho nunca comi, é claro que já fiquei de água na boca e a imaginá-lo no meu pratinho ;)
Um beijinho

Alice disse...

Adoro ananás em pratos salgados, dá sempre um toque exótico e combina especialmente bem em receitas de carne! Gostei da sugestão:)
Beijinhos:)

Inês Ginja disse...

Vera, bem ao meu gosto. Adoro carne com fruta, especialmente abacaxi ou maçã. Ajuda a desenjoar e sabe tão bem, dando um toque de frescura e doçura.
Um beijinho.

Cininha disse...

Muito boa esta versão de costeletas com abacaxi, combina muito bem porco com abacaxi :-) eu tenho lá pelo blog uma versão recheada e também fica bom :-)

Gisela disse...

Gosto imenso de juntar fruta à carne. Esta é uma receita a fazer.
Um beijinho

comidinhas da elsa disse...

Hummmm adoro comidinhas que levem abacaxi.
Beijocas

Diogo Marques disse...

Eu adoro misturar porco com ananas... fica divinal! :)

Ana - Lady ao fogão disse...

Adorei as receitas do teu blog. Simplesmente deliciosas

visita tambem o meu, espero que gostes.
http://ladyaofogao.blogspot.com/

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU