01/10/2011

Pão de Forma Caseiro

Esta noite a máquina de fazer pão (MFP) ficou programada para que ao acordar o pão estivesse feito e ainda quentinho. O aroma que fica pela casa é delicioso, e digam lá se há melhor maneira de começar um fim-de-semana cheio de sol!

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo tipo 55 (podem misturar 150 g de farinha integral)
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de flor de sal
350 ml de água
1 cubinho/ saqueta de fermento de padeiro

Preparação:
Deitar a água, o azeite e o sal . Por cima a farinha e o fermento. Programar a MFP no programa básico para a hora que pretendemos.
Se deixarmos a máquina a fazer o pão durante a noite, o fermento não deve ficar em contacto com a água para não começar a levedar antes do tempo.

O fermento de padeiro encontra-se há venda nas grandes superfícies, em cubo ou seco. Os cubinhos são de 25 g cada e custam 25 cêntimos, em alternativa bem mais económica, há umas barras grandes de 500 g. Para garantir que não se estraga, corta-se aos cubinhos e coloca-se numa taça no congelador. Quando é preciso, é só pesar as 25 g.
Se não tiver MFP é só esperar que a massa levede ( que duplique de tamanho) e cozer numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal a 200ºC durante 40 minutos.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU