13/10/2011

Fermento- Química Mágica

Imagem retirada daqui
Quantas vezes queremos fazer uma receita que leva fermento e não temos o tipo de fermento que é utilizado na receita?
O fermento é a levedura mais utilizada na confeção de pão. Esta levedura é um organismo vivo que reage ao calor e à humidade, produzindo o dióxido de carbono que faz o pão crescer.
Pode ser comprado em três versões diferentes: Fermento fresco, Fermento em pó e Fermento de acção rápida.

O Fermento Fresco, disponível em blocos de cor acastanhada, de textura cremosa, deve ser misturado com água e acrescentado à farinha. Encontra-se em facilmente em padarias e supermercados. Pode conservar-se no congelador durante 3 meses ou no frigorífico por 1 semana.

O Fermento em Pó, encontra-se disponível em granulado. Deve ser misturado com água morna e "alimentado" com açúcar para o fazer levedar.

O Fermento de Acção Rápida é o mais simples de usar. Basta juntá-lo à farinha e acrescentar algum líquido para fazer fermentar.

15g de fermento fresco = 1 colher (sopa) de fermento em pó = 3 ou 4 colheres (chá) de fermento de acção rápida ou facilitando ainda mais a razão é fermento granulado (g) = 0.4 x fermento fresco (g).

O processo de levedar demora cerca de uma hora num local ameno; neste período, o fermento deve cumprir a sua função e duplicar o volume da massa.

Quando a massa tiver levedado completamente, deve ser sovada várias vezes e depois deixada a repousar para fermentar de novo. Este processo estica o glúten na massa, produzindo um pão com uma textra mais leve e homogénea.

Fonte: Zine de Pão




Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU