27/10/2021

Bochechas de porco no forno

 

Quando penso em comida de conforto, penso quase sempre nas mesmas receitas. As bochechas de porco cozinhadas lentamente até ficarem tenras e macias fazem sempre parte desta lista. Desconhecidas de muitos, encantam quem experimenta tanto na versão de tacho como de forno como trago hoje. Na sua próxima ida ao talho, não se esqueça de perguntar ao magarefe se tem bochechas de porco (sem segundas intenções, claro!).

Ingredientes:
(Adaptado de receita de Henrique Sá Pessoa)
 
1kg de bochechas de porco
2 cenouras
1 haste de aipo
1 alho francês
3 dentes de alho
1/2 copo de vinho tinto
1 chávena de tomate triturado (usei polpa caseira de tomate assado)
azeite q.b.
sal e pimenta

Ligue o forno a 180ºC.
Num tacho coloque um fio de azeite. Junte as bochechas de porco, mantendo o lume forte de modo a caramelizar as bochechas em toda a sua superfície. Retire as bochechas, tempere-as com sal e pimenta e reserve.
No mesmo tacho e sem lavar, junte a cenoura, o aipo e o alho francês cortados em cubos pequenos, assim como a polpa de tomate. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando para saltear na gordura que ficou. Coloque novamente as bochechas no tacho, assim como o molho que saiu das mesmas enquanto descansavam.
Deixe levantar fervura e acrescente o vinho, mantendo o lume forte para que o álcool evapore. 
Transfira para uma assadeira de ir ao forno, tape com duas folhas de papel de alumínio (eu uso uma assadeira de ferro fundido com tampa).
Deixe cozinhar durante 1 hora. No final deste tempo, confirme se as bochechas estão macias, retire-as da assadeira e verifique o tempero. Com um pisa batatas, esmague os legumes que estão na assadeira de modo que fique um molho espesso. Coloque novamente as bochechas por cima e sirva com polenta ou puré de batata.



Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU