09/12/2020

Citrinos desidratados

Num ano em que tantos valores são colocados à prova, naturalmente as minhas opções foram no sentido de desperdiçar o menos possível e reutilizar o que já havia em casa de outros Natais. Passou muito pela utilização de elementos naturais na decoração, não que isto seja novidade pois desde que me lembro que faço coroas com o que apanho no campo. Na aldeia, a coroa era sempre feita com galhos de videira, que nesta altura eram podadas. Na cidade é fácil encontrar um pinhal com cedros ou pinheiro e usar aplicando em arame. O arame não precisa de ser comprado, podemos usar um cabide daqueles de arame que vêm da lavandaria. Por vezes basta ter um pouco de atenção ao que nos rodeia para descobrir vários "tesouros". 
No ano passado fiz uma coroa com líquenes [vejam o destaque DIY Natal no instagram]. Encontramos líquens em locais húmidos e rochas. Adorei o resultado. Depois de seca, continuei a usar a coroa como decoração e agora mora numa das paredes da sala, com os seus tons discretos. 
Gosto muito de usar pau de canela, flor de anis, folhas de magnólia (fiz várias coroas com elas, colando as folhas com cola quente num circulo recortado em cartão), etc. O resultado é sempre encantador e sem gastar dinheiro. Claro que podemos sempre juntar flor de algodão ou pinheiro nórdico mas aí já começamos a entrar em despesas. Se tiverem a sorte de ter um azevinho no jardim, podem alegrar com umas bagas vermelhas senão procurem um arbusto semelhante pelos jardins da vizinhança - Pyracantha coccinea - mas tenham cuidado com os espinhos. No fim de novembro, início de dezembro, ando sempre de tesoura e cesto no carro porque nunca se sabe quando aparece algo interessante!
Para fazer as rodelas de laranja ou qualquer outro citrino, toranja, lima ou limão, basta cortar fatias de 5 mm de espessura, colocar por cima de um papel absorvente durante meia hora para absorver o máximo de sumo possível e depois levar ao forno numa rede, a 100-120ºC (depende do forno) durante 1h30 ou até estarem secas. Devem virar-se de meia em meia hora após os primeiros 45 minutos. 
Eu costumo aproveitar o calor dos assados para isto, não o faço de propósito. Antes de colocar o assado e depois de o retirar, coloco o tabuleiro das laranjas e deixo até arrefecer. No dia seguinte, repito, para não estar a gastar eletricidade de propósito para isto.
Além das rodelas de laranja, outra opção muito gira é cortar estrelas ou outro formato com cortadores de bolachas e proceder exatamente da mesma maneira para desidratar.
Espero ter ajudado!




Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU