08/12/2020

Bolachas Húngaras

 

Este ano, decorei a casa mais que o normal, fiz mais projetos manuais que qualquer outro ano, fiz coroas do advento para oferecer, fiz sonhos e entreguei ao portão de amigos, tenho planeado fazer bolo rei e broinhas, tudo para preencher o vazio causado pela ausência da agitação de outros anos. Faltam os abraços, as idas à aldeia, as rotinas boas que se repetem ano após ano e que nos estão a fazer tanta falta.  Mas em consciência, embora com o lado esquerdo do peito bem apertadinho, sei que é para o bem de todos. Longe dos olhos mas sempre no coração. Este será um Natal para recordar, de certeza. 
Este ano, os presentes feitos por nós ganham ainda mais valor, como se fosse a única maneira de estarmos juntos, de levar um pouco de nosso carinho às pessoas do nosso coração. 
Só comprei brinquedos para os miúdos, mais nada. De resto, um mimo ou outro para juntar em cabazes compostos por coisas feitas com muito amor.
 
Entre as coisas boas que compõem os cabazes de Natal, há uma que é unânime, as bolachas húngaras. São aquele miminho que agrada a todos, miúdos, graúdos, gulosos ou nem por isso. Todos os anos saem várias fornadas destas belezas para oferecer e este ano, pelo menos esta tradição é para manter!

Ingredientes:
(Receita da Rita Nascimento)
 
3 gemas cozidas
75 gr açúcar em pó
100 gr manteiga
150 gr farinha tipo 55, sem fermento
50 gr amido de milho
 
Cobertura:
80 gr chocolate meio-amargo
10 gr óleo coco (facultativo)

Numa taça, bata a manteiga amolecida com o açúcar, até obter uma mistura cremosa. 
Passe as gemas por um passador para ficarem bem raladas e  junte à manteiga. Bata para incorporar. Junte a farinha e o amido de milho e bata mais um pouco até conseguir moldar uma bola.

Leve ao frigorífico cerca de 20 minutos e após este tempo estique com um rolo da massa. Polvilhe a superfície da bana com um pouco de farinha para facilitar. 

Corte com cortadores e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC e coza só até começar a dourar, cerca de 7-8 minutos. Deixe arrefecer.

Derreta o chocolate com o óleo de coco no microondas ou em banho-maria. Mergulhe cada bolacha até metade e coloque numa superfície com papel vegetal até o chocolate secar.

Rende 20 bolachas grandes ou 30 pequenas.








Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU