03/01/2020

Creme de abóbora e camarão


Ao terceiro dia de 2020, escrevo o primeiro post do ano, numa tentativa de manter este blogue/livro de receitas atualizado. Todas as desculpas são válidas mas vou tentar não as usar com a mesma frequência de anos anteriores. O tempo não estica, é verdade, mas além de livro online onde estão muitas das receitas de sucesso cá de casa, aqui vai ficando anotado um bocadinho da história da nossa família. Tenho a certeza que daqui a uns anos, tanto a Maria como o Afonso vão dar uso a este caderno aberto e sorrir com alguns dos textos que antecedem as receitas!
Estes primeiros dias do ano estão a ser passados em casa, porque a pequenita está com varicela. Não houve passeio pela Baixa da cidade no dia de Janeiras, não fomos àldeia nem ver o mar. Brincámos às princesas, às mães e às filhas (sendo eu a filha, claro). Fizemos desenhos, jogos e muito mais. Muita paciência e banhos de maisena para acalmar a pele da pequena e a minha falta de dormir...
Do primeiro almoço do ano, trago a receita desta sopa de comer e chorar por mais. 

Que 2020 seja um ano bom para todos nós!



Ingredientes:
(receita adaptada do livro "Boas Festas com a Bimby")

30g de sementes de abóbora
azeite q.b.
1 haste de tomilho
1 pitada de flor de sal
250 g de camarão cozido com casca
450 ml de água
4 dentes de alho
1 c. sopa de manteiga
sal q.b.
250 g de cebola
700 g de abóbora
200 g de xuxu
150 g de batata

Leve as sementes de abóbora, a haste de tomilho e flor de sal a torrar numa frigideira anti-aderente. Deite um fio de azeite por cima, mexa e reserve.
Coloque a água numa panela com as cabeças e cascas e leve a ferver 5 minutos. Triture com uma varinha mágica, coe e reserve o fumet.
No tacho, coloque um fio de azeite e a manteiga e junte o alho picado. Refogue em lume brando, até o alho começar a libertar aroma, sem ganhar cor. Adicione o miolo de camarão previamente temperado com sal e salteie. Retire o camarão e reserve. 
Junte ao refogado do tacho a cebola picada e deixe refogar mais um pouco. Adicione os restantes legumes, cubra com o fumet reservado e retifique os temperos. Deixe cozer durante 20 minutos, triture e sirva com as sementes de abóbora e o miolo de camarão.

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU