17/09/2019

Bolo de pera

Não há melhor maneira de comemorar um regresso do que com um bolinho, não é verdade? E então se o bolinho for feito com ovos do quintal e peras da quinta, melhor ainda! 
Não sei como mas passaram dois meses desde que escrevi o último post aqui no blogue. Quem me segue no Instagram, sabe que continuo a cozinhar para a família, a fazer showcookings e pequenos serviços de catering aqui por Coimbra. Mas conciliar tudo isto com a profissão, a casa e a família às vezes torna-se impossível. As férias dos miúdos e a falta de rotinas arrastam-me para uma descontração que não me permite ter a disciplina necessária para, quem como eu, tem a mania que é polvo e abraça demasiados projetos. A casa nova que atrasa com todas as burocracias, a reconstrução do armazém que ardeu no fogo de 2017, as alterações no apartamento para a Maria mudar de quarto são apenas uma parte das coisas que temos que pensar quase todos os dias. Dava jeito que as varinhas mágicas que andam cá por casa funcionassem de vez em quando! Com isto tudo, e estranhamente, temos feito reuniões à mesa com amigos e família muito mais frequentemente. E é nestes momentos que dá jeito ter um blogue, seguir um montão de contas interessantes e ter um sem número de posts guardados "para fazer naquela ocasião especial"! Quando vi este bolo num post da Rosa guardei-o porque tinha imensa fruta da quinta a ficar "passada". Havia umas peras maravilhosas cujo nome não faço ideia mas que eram tão macias e doces que pareciam derreter na boca. Claro que, como não tinham pesticidas, alguns dias na fruteira ou até mesmo frigorífico e começavam a aparecer "tocadas". Foi a desculpa necessária para fazer este bolo divinal, para um lanche com amigos.

Ingredientes:
2 ovos grandes
180 g de açúcar 
180 g de farinha sem fermento tipo 55
70 ml de óleo vegetal
150 g de requeijão
raspa de 1 limão
1 c. chá de extrato de baunilha caseiro (veja a receita aqui)
10 g de fermento em pó
1 pera cortada aos cubinhos
1 a 2 peras para o topo

Ligue o forno a 180ºC e forre uma forma de bolo inglês com desmoldante e papel vegetal.
Na batedeira, com a vara de arames, bata o açúcar com com os ovos, o limão e a baunilha até obter uma mistura esbranquiçada. Verta o óleo em fio e deixe bater mais um pouco.
Envolva a farinha com o fermento e a pera aos cubinhos. 
Adicione o requeijão esmagado com um garfo e depois a farinha com a pera, envolvendo com cuidado.
Deite a massa na forma e alise. 
Descasque as restantes peras e corte-as rapidamente no sentido longitudinal. Disponha-as no topo do bolo e polvilhe-as com uma colher de sopa de açúcar.
Leve ao forno durante 50 minutos.
Deixe arrefecer sobre uma rede e tenha atenção às mãos pequeninas!



 


3 comentários:

Anjo-de-Mel disse...

Ficou bem bonito :) Bjinhos, bom regresso e mt sucesso p os novos projectos do 'novo' ano :)

Vera Ferraz disse...

Obrigada!

Um beijinho

smithendy@gmail.com disse...

It's not so interesting to follow a bunch of interesting accounts and have several saved posts, custom-paper-writing.com/blog/political-science-thesis than to do it yourself and become very popular.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU