14/06/2019

Mini Quiches Lorraine



Sempre ouvi dizer que o que é pequenino é mais bonito. E é tão verdade! É por isso que gosto tanto de fazer fingerfood, com aquela delicadeza que o tamanho exige e o encanto próprio de tudo o que é pequenino!
Ao desfolhar o meu caderno de aniversários (o tal caderno de que já falei, onde anoto tudo sobre as festas: convidados, ementas, despesas, etc) apercebo-me que há algumas receitas que ficam esquecidas e por outro lado, receitas que se repetem ano após ano.

Há sempre quiches. Ou de bacalhau ou de bacon e espinafres. Sempre! E esta festa não foi exceção. Escolhi a tão tradicional Quiche Lorraine, sem acrescentar nada mais à receita original, respeitando a sua simplicidade, que é certamente a justificação para a sua fama.


Ingredientes:
(Receita de Rachel Khoo)
Massa
90 g de manteiga sem sal, amolecida
180 g de farinha 55
2 gemas
2 c. sopa de água fria
1 c. chá de açúcar
1 pitada de sal

Misture tudo, forme uma bola, envolva com película aderente e deixe repousar no frigorífico no mínimo 2 horas. Pode fazer a massa de véspera e retirar do frigorífico 30 minutos antes de a trabalhar.
Estique com a ajuda de um rolo e forre a tarteira.
Pincele o fundo com clara de ovo (para criar uma barreira entre a massa e o recheio). Leve ao frigorífico enquanto prepara o recheio.


Recheio
150 g de bacon, às tiras
4 ovos
2 gemas
300 ml de natas ou creme fraiche
sal e piment q.b.

Coloque uma frigideira ao lume. Deite o bacon e deixe saltear até dourar. Transfira o bacon para um prato com papel absorvente. Deite no fundo da tarteira.
Numa taça, misture os restantes ingredientes e deite por cima do bacon.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 40 minutos.


Nota: para fazer as miniquiches usei uma forma de silicone da tupperware e cortei a massa com um cortador de bolachas antes de forrar as mini formas. 
Diminui 10 minutos no tempo de cozedura. 
Preparei esta receita nas semanas anteriores e guardei na arca congeladora. Retirei meia hora antes de assar, para descongelar um pouco.

Bom apetite!
Não se esqueçam de ver o Episódio 1 do #quintaàquinta no canal de Youtube. 
Vejam, subscrevam, comentem e partilhem! 

Bom fim de semana!

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU