Tenho um fascínio inexplicável por alfarroba. Um dia destes fui ao sítio do costume comprar pão e deparei-me com uns croissants escuros. Pensei eu que eram de chocolate e perguntei à empregada de balcão que me respondeu que eram de alfarroba. Uau! Claro está, prevariquei logo! Croissant folhado, de alfarroba, não podia deixar de experimentar! E gostei. É diferente, muito diferente, com o sabor tão característico da alfarroba. Adorei! Ainda para mais, porque naquele momento, enquanto saboreava o croissant sem culpas, começou a nascer na minha mente a imagem destes brigadeiros.
Se bem os imaginei, melhor os fiz mal cheguei a casa. Porque sou de ideias fixas e quando entra alguma coisa na minha cabeça... ui, dificilmente sai...
Havia num frasco um resto de mistura de sementes, de abóbora, nozes, amêndoas, passas e ainda um ou outro grão de pimenta rosa. Piquei esta mistura o mais fino que consegui com a faca [com cuidado para repetir acidentes] e torrei-a durante 10 minutos no forno. Ao lado desta mistura, coloquei um punhado de avelãs, para ganharem ainda mais sabor ao torrar um pouco.
Entretanto, levei uma lata de leite condensado [magro] ao lume com uma colher de sopa de manteiga sem sal. Mexi, com o lume brando, até que o leite condensado começasse a ficar mais espesso e a fazer um ponto de estrada no fundo do tacho.
Em seguida, juntei 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba. Mexi bem, e como ficou com alguns grumos, passei-lhe a varinha mágica.
Deixei arrefecer até conseguir pegar na massa com a mão.
Depois de morna, untei as mãos com manteiga e formei pequenas bolinhas. No interior de cada bolinha, coloquei uma avelã torrada.
Fiz dois tipos de brigadeiros, uns passados pela mistura de sementes e outros passados simplesmente por côco ralado.
Ficaram maravilhosos!
14 comentários:
Adorei a sugestão! Obrigada pela partilha!
Gostei... E vou experimentar, são óptimos para oferecer no Natal :)
Que coisa boa, adorei a diversidade!
Bjs, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html
Interessante, esta receita! Eu adoro brigadeiros e, apesar de não partilhar esse teu fascínio por alfarroba, ia gostar destas bolinhas deliciosas de certeza!
Beijinhos
Gostei imenso da sugestão, estão lindos!
Gostei tanto desta receita!! Fiquei cheia de vontade de experimentar :)
Beijinhos*
Excelente ideia, mesmo.
Vera, se a alfarroba te fascina, sugiro que experimentes a tarte do Chef Nobre ;P
http://comopaoparalaranjas.blogspot.pt/2013/06/tarte-de-alfarroba-com-as-instrucoes-do.html
Gostei tanto Vera! Eu sou da terra onde a alfarroba é abundante! Adoro! É o chocolate sem culpas!
Bjinhos :)
Que ideia maravilhosa!
Estou a babar :D
bj
Sara
Nunca imaginei que existissem Vera.
Mas também não tenho a pretensão de acreditar que crio receitas novas( que nunca ninguém pensou antes) ou que não há vida noutros planetas ;)
Esse doce é muito apreciado nesta terra como deves saber. Não aprecio mas faço para o André com cacau, o de alfarroba é uma boa ideia.
Beijo
Aqui está uma boa sugestão para eu gastar a farinha de alfarroba que cá tenho. E vou aproveitar a ideia de alguém que sugeriu estes docinhos para presentes de Natal. Adorei a receita! Bjs. Bombom
Uau...que lindos! E que ideia genial!
Mais uma vez...fotos deliciosamente fantásticas!
Beijinho
Sílvia
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt
Também sou fã de alfarroba e estes teus brigadeiros abriram-me mesmo o apetite.
Bjnhos e um fds fabuloso.
http://saborescomtempo.blogspot.pt/
No Natal fiz 2 receitas de brigadeiros, e uma delas foi esta. Devo dizer que ficou D-E-L-I-C-I-O-S-A! Foi a que teve melhor saída! A alfarroba combina perfeitamente com os frutos secos e só o aspecto com as sementes fica super apetecível. Mesmo muito bom, recomendo!
Enviar um comentário